Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-03"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma proposta de plano de marketing para a Dieta Mediterrânica em TaviraPublication . Moutas, Carla Patrícia Marinho de Oliveira; Gonçalves, Maria Alexandra Patrocínio Rodrigues; Ramos, Célia Maria QuitérioA Dieta Mediterrânica representa não apenas um padrão alimentar, nem uma geografia. A Dieta Mediterrânica é uma cultura, uma herança que remonta à antiguidade que se expande a partir de um determinado espaço físico. Desses tempos ancestrais permanecem mitologias, religiões, cidades, mercados, festividades, “um estilo de vida”, a “díaita” como determinaram os gregos. É considerada pela UNESCO Património Cultural Imaterial da Humanidade, um “tesouro vivo”. Este projeto tem como principal objetivo, definir uma estratégia de marketing eficaz que aumente a notoriedade da marca “Dieta Mediterrânica” (DM) na região do Algarve, seguindo as premissas da sustentabilidade e indo ao encontro de um dos principais objetivos do plano de salvaguarda da dieta mediterrânica, a sua promoção e divulgação. A metodologia adotada assenta na revisão da literatura, que incluiu a pesquisa e análise documental de referências bibliográficas conceituadas e de fontes de dados secundárias, referentes à DM como Património Cultural Imaterial da Humanidade (PCI). Posteriormente, foram elaborados e disponibilizados dois inquéritos, e efetuadas entrevistas, com o apoio de um guião pré-estabelecido, à Câmara Municipal de Tavira e à Associação de Restauração, Hotelaria e Turismo de Tavira, para estudar o perfil de consumidor que adere à dieta mediterrânica, quais os principais obstáculos e desafios para a promoção da mesma. A seguir, foi realizado o tratamento dos dados recolhidos e a análise dos resultados, onde foram considerados métodos de estatística descritiva, tendo em consideração uma abordagem quantitativa para a investigação. Por fim, foi elaborada uma proposta de estratégia de marketing, tendo como foco o meio digital, para divulgação e promoção da gastronomia associada à DM, através do desenvolvimento de um plano de marketing para a DM aplicado ao concelho de Tavira, e da apresentação dos procedimentos necessários com vista à sua implementação.