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- Professional skills in family support: A systematic reviewPublication . Dos Santos, Rita Alexandra Mendes; Isakov, Anita Burgund; Martins, Cátia; Antunes, Ana Pereira; Zegarac, Nevenka; Nunes, C.Family support encompasses a wide variety of professionals, sectors, and intervention paradigms that make it difficult to systematize and standardize the skills needed by the family support workforce. The present study aimed to describe the relevant skills of professionals, organize the main skills into different categories, and contribute to the development of intervention standardization guidelines in the field of family support. So, a systematic literature review was conducted following the PRISMA guidelines. The search was carried out in five databases and included the analysis of quantitative, qualitative, and mixed-methods studies, and all studies were qualitatively assessed. Of the initial 3334 articles identified, 59 studies were included, and four categories were identified: professionals’ qualities, essential skills common to all professions and contexts, specific knowledge, and theoretical approaches necessary for family support. Most of the studies were from the United Kingdom, qualitative, published in the last 10 years, used small samples, and included a specific group of professionals. The included studies did not specify whether some skills or characteristics were considered more effective in practice, and they had bias issues related to social desirability. The implications for family support practice are discussed, as well as the gaps to be covered in future studies.
- A disponibilidade emocional parental e o stress e o burnout académicos: o papel mediador da regulação emocional e da autoeficácia em estudantes universitáriosPublication . Sousa, Bárbara Helena Rodrigues; Almeida, Ana SusanaTendo em consideração o crescente número de alunos que sofrem de stress e burnout académico e atendendo à necessidade de combater os efeitos que estes problemas causam, considerou-se relevante explorar possíveis ligações entre estes problemas e variáveis que possam ser manipuladas, por forma a evitar ou diminuir as consequências negativas. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo a exploração da relação entre a disponibilidade emocional parental percecionada e o stress e o burnout académico, sendo esta relação mediada pelas crenças de autoeficácia e pela regulação emocional. Participaram neste estudo 357 alunos do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 59 anos. A recolha de dados foi feita a partir de um formulário online composto por: (a) um questionário para recolha de dados sociodemográficos; (b) a Lum Emotional Availability of Parents, para a avaliação da disponibilidade emocional parental percecionada; (c) a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, para avaliar a regulação emocional; (d) a Perceived Stress Scale para avaliar os níveis de stress; (e) o Inventário de Burnout de Maslach para estudantes, para avaliar os níveis de burnout; (f) a Escala de Avaliação da Autoeficácia Geral, para avaliar as crenças de autoeficácia; e a (g) Escala de Desejabilidade Social de 20 itens, para avaliar a desejabilidade social, que serviu como variável de controlo. Os resultados sugerem que: (1) a disponibilidade emocional parental encontra-se negativamente associada às dificuldades de regulação emocional; (2) as dificuldades de regulação emocional encontram-se positivamente associadas ao stress e ao burnout académicos; (3) o stress encontra-se positivamente associado ao burnout académico; (4) a autoeficácia encontra-se negativamente associada ao burnout académico; (5) a disponibilidade emocional parental relaciona-se com o stress académico, através da mediação das dificuldades de regulação emocional; (6) a disponibilidade emocional parental associa-se ao burnout através do efeito mediador da autoeficácia e das dificuldades de regulação emocional. São apresentadas as limitações e as mais-valias, teóricas e práticas, deste estudo para a comunidade científica.
- A estrada e a paisagem: a relação entre a estrada e a paisagem como contributo para a valorização do património paisagístico, histórico e culturalPublication . Melo, Pilar Pinheiro de; Baptista, Desidério; Fernandes, Maria JacintaO conceito de estrada paisagística, chegou da América do Norte há mais de um século e a sua aplicação e desenvolvimento está atualmente a ser levado a cabo na Europa. Ao contrário dos Estados Unidos, a ideia de estrada paisagística alcançou a Europa evidenciando a história e cultura do lugar, pois sendo este um território mais pequeno e intensamente ocupado durante mais tempo, é, na maioria, um espaço carregado de elementos e manifestações da presença humana. A estrada paisagística pode alcançar cidades, povos, elementos de património construído e espaços naturais situados no mesmo trajeto. A relação entre estrada e paisagem tem contribuído para a união e valorização do território, não só porque a estrada ajuda na perceção de um determinado espaço geográfico, mas também pela forma como os trajetos viários condicionam essa visão/perceção. Neste sentido, à estrada paisagística corresponde uma missão: sensibilização paisagística, que através de meios desenvolvidos em paralelo com esta iniciativa pode resultar numa cultura de educação e respeito pela paisagem e consequentemente pelo local frequentado. Surge, neste contexto, a ideia de organização de uma oferta recreativa de mobilidade de baixa velocidade, isto é, definir e estabelecer uma rede de estradas paisagísticas com o objetivo próprio de entendimento e consequente desfrute do espaço pela sociedade atual, que corresponda a uma metodologia precisa e atualizada. Seguindo de perto a abordagem metodológica usada na vizinha Andaluzia para obtenção de um catálogo de estradas paisagísticas, o objetivo da proposta de catálogo de estradas paisagísticas do Algarve apresentada neste estudo, não é formar uma rede nova de estradas, mas sim valorizar a rede de circulação já existente na região, enriquecendo a com o reconhecimento paisagístico presente, dando uma nova função a traçados viários existentes que preencham os parâmetros predefinidos, de forma a incentivar uma atualização das condições de segurança ao acesso de valores paisagísticos e culturais importantes no reconhecimento do território. O primeiro catálogo de cinco estradas paisagísticas do Algarve aqui apresentado (nos limites Este e Oeste do Algarve, as estradas EM507- Rio Guadiana e EN268 – Costa Vicentina, respetivamente; a Norte, na Serra algarvia, a estrada EN267 – Serra de Monchique, e a Sul, na área do Barrocal, a EN124; englobando as três unidades geomorfológicas do Algarve e atravessando o território algarvio transversalmente, a estrada património EN2), tem como propósito incentivar o reconhecimento da paisagem algarvia por quem utiliza estas estradas. Em conjunto com outras iniciativas, a presente proposta pode ser considerada como um instrumento na intervenção destas infraestruturas, fazendo da estrada uma ferramenta para o conhecimento do próprio território. Os troços viários selecionados estão distribuídos pelas diferentes zonas do território algarvio, expondo a diversidade paisagística presente ao longo da região através de fichas de reconhecimento, onde se enumeram os aspetos técnicos e de desenho, a caracterização paisagística geral e um parâmetro de diagnóstico descritivo dos valores, conflitos, ameaças e sugestões que visam a valorizar o espaço.