Browsing by Issue Date, starting with "2024-04-30"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Review of the quantification of aeolian sediment transport in coastal areasPublication . Husemann, Paul; Romão, Frederico; Lima, Márcia; Costas, Susana; Coelho, CarlosCoastal dunes, formed and shaped by aeolian sediment transport, play a crucial role in ecosystem services and act as natural flood and coastal erosion defenses. This paper delves into theoretical equations and numerical models predicting sediment transport. Numerical models like cellular automata, XBeach-DUNA, the coastal dune model, and others are analyzed for their ability to simulate dune morphology, erosion processes, and vegetation impacts accurately. Evaluated are field observation and measurement techniques, such as sand traps, impact sensors, and optical sensors, for their precision in quantifying aeolian dynamics. Further examined is the effectiveness of vegetation and fencing in dune stabilization, noting species-specific responses and the influence of fence design on sediment accumulation. These tools offer insights into optimizing aeolian sediment management for coastal protection. By conducting a systematic review and connecting theoretical, empirical, and modeling findings, this study highlights the complex challenge of measuring and managing aeolian sediment transport and proposes integrated strategies for enhancing coastal dune resilience against the backdrop of climate change and erosion. This study’s objectives to bridge gaps in current understanding are met, highlighting the need for a multidisciplinary approach to coastal dune management and conservation, especially combining wind- and wave-driven processes.
- Processo de criação da identidade visual de uma marca sportswear para offroadPublication . Belchior, Tamára Dias; Machado, Carla Sofia Guerreiro; Calado, Pedro Manuel Maia de Oliveira MartinsA importância da identidade visual de marca para um produto, empresa e/ou serviço tem vindo a ser reconhecida como um elemento crucial para o sucesso da comunicação e eficácia dos negócios, podendo até ser considerada uma decisão essencial. Num contexto globalizado, caracterizado por uma ampla diversidade de oferta de produtos e serviços, a identidade visual da marca desempenha uma missão exigente ao garantir o contraste, a diferenciação, o reconhecimento e o posicionamento em relação aos concorrentes, em diferentes contextos de utilização e diversas culturas. A imagem de marca corresponde à perceção pública de uma empresa, produto ou serviço, resultante de um conjunto de experiências sensoriais, vivências e opiniões provenientes do contacto direto ou mediado com a marca. O presente projeto de investigação tem como objetivo final a construção da identidade visual de uma marca de sportswear para atividades offroad. Na fase inicial, foi realizada uma investigação sobre vários conceitos relacionados com a marca, incluindo definições de marca, branding e marketing. Seguidamente, numa segunda fase igualmente relevante, foram analisados conceitos relativos à criação e desenvolvimento de uma marca, tais como posicionamento, visão, missão, valores e a importância da escolha do nome e do slogan. A parte final desta revisão da literatura aborda os conceitos relacionados com identidade visual. Para complementar esta investigação, foram analisados três estudos de caso, selecionados por apresentarem semelhanças com a marca em estudo. Por fim, apresenta-se o projeto desenvolvido, explicando todos os seus passos com base na investigação anteriormente realizada, culminando na proposta de identidade visual para esta marca. Este projeto incorporou metodologias intervencionistas e não intervencionistas. Como métodos não intervencionistas, incluem-se toda a revisão da literatura realizada, os questionários aplicados e os estudos de caso analisados. Por outro lado, como métodos intervencionistas, destaca-se o desenvolvimento da componente de design de identidade visual da marca "Cabra Offroad", que constitui parte dos resultados deste projeto investigativo, juntamente com alguns princípios de design de identidade visual.