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- Corporate social responsibility and sustainability through Institutional legitimacy in police forcesPublication . Briones-Peñalver, Antonio-Juan; Olmo Fernandez, Ignacio del; Fernández Cañavate, Francisco-José; Santos, José António C.This paper analyses the effect of institutional legitimacy on Corporate Social Responsibility (CSR) and sustainability in police forces through their methods and procedures (procedural justice) that determine citizens’ trust in the police, which theoretically influences organised coexistence in human communities (social effectiveness). CSR can increase collective well-being through legitimacy, sustained by police action. An anonymous citizen survey was carried out to verify the theoretical proposal to inquire about their opinions on the legitimacy, methods, and community relations between Spanish police forces and the community. The hypotheses were analysed with a structural equation system. The practical implications aspire to know the citizens’ opinions about the methods and procedures used by the Spanish police and their relations with Spanish civilians. Finally, citizens consider that police actions and procedures are institutionally and legally regulated competencies, and, therefore, citizens cannot influence them.
- Geometria no pré-escolar: uma pseudodefinição de circunferênciaPublication . Correia, Márcia Sofia Galindo; Guerreiro, António Manuel da ConceiçãoO presente documento, diz respeito a um relatório de prática de ensino supervisionada, que ilustra um percurso educativo, sobre a definição de circunferência realizado em contexto de jardim de infância, de forma a perceber de que maneira é que as crianças com estas idades se relacionam com a matemática, mais especificamente com a geometria. (...)
- Dinamizar o uso dos cinco sentidos elementares na resolução de problemas na Educação Pré-EscolarPublication . Pires, Ana Rita Brásia; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos CoelhoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de jardim de infância, numa Instituição Particular de solidariedade Social (I. P. S. S.), em Faro. O estudo teve como principal objetivo trabalhar a utilização dos cinco sentidos integrada numa abordagem de resolução de problemas. Participaram no estudo 25 crianças, das quais, nove do sexo feminino e dezasseis do sexo masculino, na faixa etária dos 3-4 anos. A investigadora organizou as crianças em grupos de 2, 3 ou 4 crianças, dependendo da atividade a realizar. A estratégia investigativa e de intervenção didática desenvolveu-se em 5 etapas que incluíram: uma análise documental; uma entrevista semiestruturada; uma etapa diagnóstico; fase de sensibilização para o tema através da leitura mediada da história intitulada Vamos ajudar os cinco sentidos, escrita pela investigadora e a fase de avaliação da aprendizagem. As questões que motivaram a investigação, foram: As crianças têm perceção de que utilizam os cinco sentidos elementares na resolução de problemas? e Podemos aperfeiçoar o uso dos cinco sentidos elementares na resolução de problemas?. Para tentar dar resposta a estas questões idealizaram-se problemas cuja resolução exija apenas o uso de um dos cinco sentidos elementares e tentou-se perceber se a resolução de problemas promove a aprendizagem relacionada com os sistemas sensoriais. O estudo em questão baseou-se numa metodologia de cariz qualitativo, recorrendo a um paradigma interpretativo e a recolha de dados foi efetuada com recurso a análise documental, pesquisa bibliográfica, observação, notas de campo, registos audiovisuais e entrevistas semiestruturadas. Recorreu-se a uma abordagem prática com a participação das crianças em diferentes atividades sensoriais que eram acompanhadas de evidências que permitiam compreender qual a resposta ao enigma. Os resultados revelaram que a prestação das crianças na resolução da atividade enigma, cuja resolução requeria o uso do tato, foi a mais elevada, tendo 24 participantes resolvido o enigma. Constatou-se também que a capacidade de resolução dos enigmas melhorou com a prática das atividades, não se tendo observado, contudo, uma evolução linear. É, por isso, aconselhável que se incentive ao uso de todos os sentidos e ao reconhecimento das partes do corpo que estão associadas.