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- Impact of a mediterranean-inspired diet on cardiovascular disease risk factors: a randomized clinical trialPublication . Barbosa, Ana Rita; Pais, Sandra; Marreiros, Ana; Correia, MartaCardiovascular diseases (CVDs) are the leading cause of death worldwide. This study focused on evaluating the impact of a Mediterranean-type diet combined with physical exercise on CVD risk factors of high-risk individuals. A randomized clinical trial (RCT) recruited individuals (≥50 years old) with no history of acute myocardial infarction, but with high CVD risk criteria according to the SCORE2/SCORE2 OP. Anthropometric and biochemical parameters were assessed at baseline and after 12 weeks of diet and exercise intervention. Participants were randomly assigned into 3 groups: no intervention group (Group 1a), physical exercise group (Group 1b), and physical exercise (±2 h/week) plus diet group (Group 2). Briefly, the dietary intervention was based on the principles of an isocaloric Mediterranean diet (MD), with seven main meals/week centered on plant-based foods (legumes and pulses). The combined effect of exercise and the diet showed significant decrease in WC (p = 0.002), BST (p < 0.001), visceral fat (p < 0.001), and TG (p = 0.029), compared with control groups. The intervention significantly increased legume intake (p < 0.001), as well as adherence to the MD, which associates with WC decrease (p = 0.024) and visceral fat (p = 0.017). A combined intervention of exercise and diet should be endorsed as an efficient modifier of cardiometabolic parameters.
- Real-world healthcare resource use associated with recurrent or metastatic head and neck cancer patients care in Portugal—TRACE StudyPublication . Teixeira, Maria Margarida; Dias, João; André, Teresa; Joaquim, Ana; Fernandes, Ricardo; Magalhães, Joana; Marreiros, Laura; Pinto, Leonor; Ribeiro, Leonor; Nogueira, Mafalda; Morais, CatarinaRecurrent or metastatic head and neck squamous cell carcinoma (R/M HNSCC) is a challenging disease, requiring personalized management by a multidisciplinary team. The aim of this retrospective multicentric study was to characterize real-world healthcare resource use and patient care for R/M HNSCC in Portugal during the first year after diagnosis. A total of 377 patients ineligible for curative treatment were included, mostly male (92.8%), aged 50-69 years (74.5%), with heavy alcohol (72.7%) or smoking habits (89.3%). Oropharynx (33.2%) and oral cavity (28.7%) were primary tumor locations, with lung metastases being the most common (61.4%). Eligible patients for systemic treatment with palliative intent (80.6%) received up to four treatment lines, with varied regimens. Platinum-based combination chemotherapy dominated first-line treatment (>70%), while single-agent chemotherapy and anti-PD1 immunotherapy were prevalent in later lines. Treatment approaches were uniform across disease stages and primary tumor locations but varied geographically. Treated patients received more multidisciplinary support than those who were ineligible. This study provides the first Portuguese real-world description of R/M HNSCC patient characteristics, treatment patterns, and supportive care during the year after diagnosis, highlighting population heterogeneity and aiming to improve patient management.
- A importância das emoções em idade pré-escolar: crescer a aprenderPublication . Carrasco, Tânia Isabel Branquinho; Luísa, Cláudia Cristina GuerreiroO presente relatório intitulado: “A Importância das Emoções em idade Pré-Escolar: Crescer a Aprender” foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo contou com um total de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, sendo que a instituição se encontra localizada na cidade de Albufeira. Como principais objetivos a investigação visou promover o desenvolvimento emocional nas crianças e proporcionar a sua regulação em idade pré-escolar. Foi definida uma questão de partida para estudo, a qual incidiu sobre: “Qual a importância do desenvolvimento emocional em idade pré-escolar? A investigação em questão, é de carácter qualitativo com o intuito de analisar os comportamentos e atitudes, compreender e combater os problemas. Neste estudo foi necessário utilizar diversas técnicas de recolha de dados: análise documental, pesquisa bibliográfica, notas de campo, registos audiovisuais e entrevistas semiestruturadas. A importância das emoções na educação pré-escolar é um tema importante a ser trabalhado nesta idade, pois, é aqui que a criança aprende diferentes formas de se relacionar com os outros e de se expressar, sendo importante prepará-las desde cedo para viver em sociedade. No final do estudo foi possível verificar um progresso nas crianças, pois, já falavam abertamente, conseguiam exprimir e explicar o que sentiam, reconhecendo em si e nos pares/colegas as emoções.
- Trabalhar a Educação Inclusiva em contexto de Educação Pré-EscolarPublication . Massano, Vera Lúcia Carriço; Borges, Maria LeonorA Declaração dos Direitos Humanos consigna o reconhecimento do acesso à educação como um dos direito de todos os seres humanos. Este reconhecimento tem vindo a marcar as agendas internacionais em matéria de educação e as políticas educativas de cada país no sentido de garantir o cumprimento daquele direito para Todas as crianças e jovens independentemente das diferenças que os caraterizem (por exemplo, de cultura, de situação socioeconómica, de género, de religião, de deficiência). Cumprindo estas orientações as políticas educativas em Portugal nas últimas décadas têm vindo a promover a educação inclusiva e a construção de contextos educativos inclusivos, que garanta o acesso e o sucesso de Todos os estudantes. O trabalho desenvolvido pelos docentes desempenham um papel crucial na construção da educação inclusiva, como tal é importante que estes estejam familiarizados com o conceito de educação inclusiva e com a concretização de práticas inclusivas. Através deste estudo com o tema “Trabalhar a Educação Inclusiva em contexto de Educação Pré-escolar”, procurou-se identificar e compreender quais as principais dificuldades na inclusão educativa de crianças com necessidades e barreiras à aprendizagem em contexto de educação pré-escolar. Desenvolveu-se um estudo de investigação-ação, de cariz qualitativo e interpretativo, num jardim de infância do distrito de Faro, com a participação de dez crianças que apresentavam barreiras à aprendizagem e de três educadoras. Na recolha de informação o estudo recorreu à análise documental, à observação direta e participante, a entrevistas semiestruturadas, a notas de campo e a registos fotográficos. Os resultados do estudo revelam que a instituição pratica uma educação inclusiva, que as atividades são concebidas nesta perspetiva e que todas as crianças são sempre incentivas a participarem nas mesmas. A instituição tem como filosofia que a participação é sempre uma decisão da criança, como tal, esta nunca é obrigada quando manifesta, de forma assertiva, não querer participar. As dificuldades sentidas pelas educadoras na inclusão de crianças são ultrapassadas em equipa educativa , onde, analisando os casos, se identificam os obstáculos e definem estratégias que ajudem à inclusão das crianças que apresentam maiores desafios à inclusão dentro e fora da sala de atividades.