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- Was fire use a cultural trait of the Gravettian? New micro-archaeological data from Fuente del Salín cave (Val de San Vicente, Cantabria)Publication . Alzate-Casallas, Guillermo Alfonso; Miguel Angel Sánchez-Carro; Barbieri, Alvise; Manuel R. González-MoralesMicro-archaeological data from sites located in central and eastern Europe show that, in comparison with other Upper Paleolithic hunter-gatherers, Gravettian foragers used fire more intensively and for a wider range of purposes. At these sites, this shift in pyrotechnology overlaps with the onset of periglacial conditions. Gravettian occupations of non-periglacial regions have been poorly investigated with micro-archaeological methods, and it remains to be further demonstrated whether these foragers also made a similar intensive and multipurpose use of fire. To further investigate this topic, we studied the sequence preserved at the cave of Fuente del Salín, in Cantabria, where previous excavations unearthed potential fire residues of Gravettian age. Using micromorphology, µ-X-ray fluorescence, and Scanning Electron Microscopy we reconstructed multiple phases of human visits to the site. Our results show that, during the main Gravettian occupation, foragers made intensive use of fire, as indicated by abundant heated bones and seashells, charcoals, amorphous char, fat-derived char, and in situ remains of potential stacked open hearths as well as burnt grass beddings. The intensive burning, systematic reuse of combustion features, and multiple purposes of the fires at Fuente del Salín are comparable with Gravettian sites from central and eastern Europe, indicating that these fire-use behaviors probably do not reflect a regional adaptation to periglacial environments but a cultural trait of the Gravettian tradition across Europe.
- Avaliação qualidade do ar e conforto térmico em espaços ventilados comsistemas de jatos descendentesPublication . Mestre, Ricardo José Mendes; Conceição, EusébioNeste trabalho é feita a avaliação integral do conforto térmico e qualidade do ar de uma sala de informática virtual. Esta sala de informática foi criada tendo como base a câmara experimental existente no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve. O estudo consiste numa simulação para o período do verão considerando uma temperatura ambiente exterior de 35ºC. Para as condições interiores foi considerada uma temperatura média de 25ºC e uma humidade relativa média de 50%. A sala de informática terá uma ocupação de 6 pessoas, com uma taxa metabólica de 1 met e um vestuário de 0,5 clo. A climatização e renovação de ar será assegurada por um sistema de condutas de jatos descendentes composto por 6 difusores de insuflação e 6 difusores de extração. Para efetuar a avaliação do conforto térmico e qualidade do ar recorre-se a quatro ferramentas distintas de cálculo numérico: Modelo de dimensionamento do sistema de condutas, Modelo do comportamento térmico de edifícios, Modelo de simulação de escoamento no interior de espaços e o Modelo de simulação da resposta térmica do corpo humano. Estas ferramentas de cálculo numérico serão encadeadas de maneira obter os dados necessários para executar o cálculo do ADI (Air Distribution Index). De uma forma generalizada a geometria criada para a sala de informática obtém bons resultados ao conciliar a componente de conforto térmico e qualidade do ar, tendo como desvantagem o desconforto térmico local na zona da cabeça devido ao posicionamento dos difusores.
- Modelling drought classes time series for groundwater drought assessment and prediction in Algarve regionPublication . Moreira, Elsa; Neves, Maria C.Log-linear quasi-association models have been successfully applied to analyze and predict drought class transitions derived from standardized precipitation index (SPI) time series in Portugal. This kind of model proved to be suitable for fitting the SPI drought transitions and is considered a reliable tool for capturing the dynamics of drought severity changes since it models the probabilities associated with transitions in drought severity over specific time periods. In the context of groundwater drought monitoring, the standardized groundwater index (SGI) is used and is computed from groundwater levels available from the SNIRH piezometric network. The aim is to employ similar models to model the transitions between SGI drought classes and use them to analyze and predict transitions in groundwater drought classes one or two months in advance. The purpose is also to evaluate the effectiveness of these tools in predicting short-term transitions in groundwater drought. The findings contribute to improving water management practices and enhancing early warning systems to mitigate the impacts of drought in the Algarve, with potential applications in other parts of the world.
- Biomarcadores farmacogenómicos como fonte de evidência para a efetividade e segurança dos anticoagulantes orais diretosPublication . Barradas, Filipa Isabel Coelho da Luz; Advinha, Ana Margarida Molhinho; Marques, Vera Linda RibeiroA trombose é uma condição frequentemente evitável, subjacente a várias doenças cardiovasculares graves, como o enfarte agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral tromboembólico e o tromboembolismo venoso (TEV). Assim, a prevenção efetiva e o tratamento adequado da trombose são essenciais para reduzir a mortalidade e a morbilidade cardiovascular. Nos últimos anos, os anticoagulantes orais diretos (DOAC) surgiram como uma alternativa promissora aos anticoagulantes convencionais, como os antagonistas da vitamina K e as heparinas, apresentando uma eficácia comparável e um perfil de segurança mais favorável. No entanto, o uso desses medicamentos não está isento de riscos. De facto, estudos recentes têm documentado uma variabilidade interindividual significativa nos níveis plasmáticos dos DOAC, o que pode levar a efeitos adversos graves, como hemorragias, ou à redução da efetividade terapêutica. A farmacogenómica desempenha um papel crucial na compreensão dessa variabilidade, constituindo uma ferramenta essencial na personalização da terapêutica com DOAC. Método: O estudo desenvolveu-se em duas fases: i) pesquisa dos biomarcadores farmacogenómicos presentes nos resumos das características dos medicamentos (RCM) dos DOAC com autorização de introdução no mercado (AIM) em Portugal; e ii) revisão sistemática da literatura (RSL), com o objetivo de descrever e caracterizar os biomarcadores farmacogenómicos encontrados tanto nos RCM, como na literatura internacional. No final, os estudos incluídos na RSL foram classificados de acordo com o seu nível de evidência e grau de recomendação. Resultados: Dos 5 DOAC com RCM em Portugal, 4 continham informação farmacogenómica. O biomarcador farmacogenómico mais frequentemente identificado foi o ABCB1/P-gp (glicoproteína-P), seguido do CYP3A4. A RSL confirmou parcialmente esses resultados, destacando também o ABCB1/P-gp como o biomarcador mais comum, seguido do CYP3A5. Além disso, a RSL identificou outros biomarcadores relevantes, especialmente para o dabigatrano e o apixabano. Relativamente, à base de dados criada com a informação farmacogenómica extraída dos RCM, os resultados foram meramente informativos e não geraram recomendações específicas. A maioria dos estudos incluídos foi classificada com um elevado nível de evidência, assegurando a confiabilidade dos resultados e um bom grau de recomendação. Conclusão: As variantes farmacogenómicas estudadas ainda não foram validadas nem incorporadas nos testes genéticos de rotina. Assim, são necessários estudos adicionais, incluindo estudos de coortes independentes, para confirmar a validade e a utilidade clínica dessas variantes. Além disso, é fundamental considerar as diferenças interpopulacionais na distribuição das variantes genéticas de modo a garantir a aplicabilidade e a efetividade dos testes genéticos e das recomendações farmacogenómicas em diferentes populações. A integração da farmacogenómica na prática clínica é essencial para otimizar a terapêutica com DOAC e reduzir os riscos de hemorragia e de eventos tromboembólicos.
- Greenwashing na indústria da moda: a perspetiva da geração zPublication . Canário, Raquel Rodrigues; Santos, Maria Margarida Teixeira Custódio dosA crescente consciencialização ambiental transformou a sustentabilidade numa prioridade para a sociedade e por consequência para muitas indústrias, incluindo a indústria da moda. No entanto, essa evolução e consciência ambiental trouxe consigo o surgimento do fenómeno greenwashing, em que as marcas utilizam estratégias de marketing para camuflar as suas práticas e pegadas ambientais, e para melhorarem a sua imagem no mercado, sem adotarem verdadeiras ações sustentáveis. Esta dissertação investiga a perspetiva da geração Z em relação às práticas de greenwashing na indústria da moda, sendo esta uma geração que tem demonstrado um grande envolvimento nas questões ambientais ao longo dos últimos anos. Através de uma conjugação de metodologias quantitativas e qualitativas, o objetivo deste estudo é explorar a perspetiva da geração Z em relação às práticas de greenwashing, entender o seu nível de conhecimento sobre o tema, e quais as suas preferências e hábitos de consumo na indústria da moda. Os resultados deste estudo mostram que, embora a geração Z esteja atenta e seja interventiva sobre os problemas ambientais na atualidade, o conceito de greenwashing não está totalmente compreendido pela amostra. Esta investigação destaca também que a geração Z tem as suas preferências e hábitos de consumo com as grandes marcas na indústria. A amostra expressa um compromisso com as suas marcas de preferência, apesar de apresentar uma consciência do impacto ambiental das mesmas. Conclui-se com este estudo, que a amostra analisada pertencente à geração Z, é capaz de identificar as marcas de roupa que estão associadas a práticas de greenwashing.
- Trabalho digno e satisfação com a vida em migrantes portugueses na Suíça: marginalização, volição e adaptabilidade de carreiraPublication . Cardoso, José Jorge Soares; Vieira, Luís SérgioEste estudo tem como objetivo compreender a relação entre o trabalho digno e a satisfação com a vida, tendo como variáveis de estudo a marginalização, a volição e a adaptabilidade de carreira, no contexto dos migrantes portugueses na Suíça. Para avaliar estas questões, foi realizada uma investigação quantitativa a uma amostra de 118 indivíduos de nacionalidade portuguesa que residem e trabalham na Suíça. Para a recolha de dados, foram aplicados um questionário sociodemográfico e cinco escalas de avaliação. Os dados foram analisados e as hipóteses foram testadas com o recurso ao SPSS, utilizando testes de estatística descritiva, analise correlacional, e testes de regressão. Os resultados obtidos indicam que a marginalização exerce uma influência negativa nas capacidades de volição dos migrantes portugueses na Suíça, enquanto o setor de atividade e a remuneração exercem uma influência positiva sobre a mesma variável. Verificou-se que a dimensão volição apresenta poder preditivo nas quatro dimensões da adaptabilidade de carreira e em três dimensões do trabalho digno. Por fim, verificou-se que apenas a volição e a dimensão controlo da adaptabilidade de carreira tem um poder preditivo na satisfação com a vida. As limitações deste estudo e as futuras direções de investigação serão abordados posteriormente.
- Marketing sensorial em spas: a influência dos estímulos sensoriais na fidelização do consumidorPublication . Ribeirinha, Margarida Rocha; Agapito, Lúcia MiguelNo contexto atual, o marketing sensorial tem vindo a assumir um papel relevante, especialmente em segmentos focados no bem-estar e no turismo. Os spas sobressaem como ambientes que aplicam estratégias sensoriais para melhorar a experiência do cliente. De acordo com a literatura existente, o marketing sensorial utiliza os sentidos para estabelecer uma ligação emocional com marcas ou produtos. Os spas, por sua vez, surgem como ambientes ideais para implementar estratégias, proporcionando experiências sensoriais que promovem o relaxamento e bem-estar. O objetivo geral deste estudo é explorar o marketing sensorial no Luxus Azorean Spa Concept, e avaliar como os estímulos sensoriais presentes nesses ambientes influenciam a fidelização dos consumidores. Com este propósito, foram delineados objetivos específicos, como: identificar os sentidos que são mais valorizados pelos consumidores em spas; identificar os fatores sensoriais mais influentes na escolha de um spa; e compreender a correlação do ambiente sensorial na fidelização do consumidor. O estudo empírico foi realizado no Luxus Azorean Spa Concept, recorrendo-se a uma abordagem quantitativa descritiva. Foram distribuídos questionários aos clientes que utilizaram os serviços do spa. A análise dos dados foi aprimorada com o auxílio do software Power BI. Os resultados revelam que, independentemente do segmento e do público-alvo do Luxus Azorean Spa Concept, os inquiridos valorizam bastante a experiência sensorial completa proporcionada pelo spa. Entre as principais contribuições deste estudo, destaca-se a compreensão de como os diferentes estímulos sensoriais contribuem para a experiência do consumidor e, consequentemente a sua fidelização; além de contribuir para uma atmosfera sensorial única, contribuindo assim para uma relação a longo prazo com os clientes.
- Análise das redes sociais dos hotéis de 5 estrelas no AlgarvePublication . Santos, Anita Alexandra Maria dos; Santos, Margarida CustódioCom a evolução do mundo tecnológico e digital, e o fácil acesso à internet, as redes sociais tornaram-se numa parte importante da vida quotidiana da população, com estudos a comprovar que o tempo passado nestas plataformas tem vindo a aumentar. Por sua vez, a hotelaria é um setor económico importante para Portugal, devido às suas receitas, à elevada empregabilidade e à possibilidade de dinamizar os mercados onde estes estabelecimentos estão inseridos. Assim, sendo o Algarve uma localização privilegiada e um destino famoso de sol e mar, foi a área geográfica eleita para a análise presente nesta dissertação. Como tal, este estudo focou-se nas redes sociais dos hotéis de 5 estrelas localizados no Algarve e em que plataformas estão presentes e como as gerem, analisando também os resultados das interações obtidas das métricas sugeridas pela literatura. O principal objetivo deste estudo é analisar a presença digital dos hotéis de 5 estrelas no Algarve nas redes sociais, avaliando em que medida aderem às boas práticas recomendadas pelos estudos empíricos considerados na literatura. As técnicas de recolha de dados utlizadas nesta dissertação são qualitativas através da observação direta estruturada ou sistemática das redes sociais, seguido de uma análise de conteúdo. Os resultados sugerem que apesar das diretrizes da literatura afirmarem que determinados comportamentos ajudam a aumentar o envolvimento dos consumidores com o conteúdo publicado nas redes sociais, a maioria dos hotéis não segue estas sugestões, principalmente os que não pertencem a grupos hoteleiros. Adicionalmente, os resultados sugerem que hotéis pertencentes a grupos hoteleiros são mais ativos nas redes sociais e realizam mais esforços para se envolverem e comunicarem com os seguidores, quer seja através de mais publicações ou da utilização de mais idiomas, contrariamente aos hotéis singulares que por motivos a apurar não são muito participativos e ficam aquém dos seus competidores.
- A importância do controlo interno na hotelaria – o caso de um hotel de cinco estrelasPublication . Nunes, Maria de Fátima Figueira; Marques , Fernando Manuel Correia; Nunes, Carlos Manuel PeraNum ambiente de excelência hoteleira em que se vive na atualidade, este trabalho propõe uma análise abrangente do Sistema de Controlo Interno (SCI) em vigor num hotel de cinco estrelas, destacando a sua importância na garantia da eficácia operacional, transparência e conformidade legal, visando melhorar a qualidade e confiança nas operações que resultam em demonstrações financeiras fidedignas. A eficácia de uma organização encontra-se, em grande medida, intrinsecamente ligada ao SCI por ela adotado. Quando implementado de maneira consistente, eficiente e continuamente atualizado para atender às exigências dinâmicas da instituição, esse sistema pode revelar-se um instrumento de apoio excecional à gestão e à realização dos objetivos estabelecidos pela administração da empresa. A relevância do controlo interno torna-se particularmente evidente à medida que as dimensões organizacionais se ampliam. Nos últimos anos, tem-se observado um aumento no interesse por este tema, tanto na teoria quanto na prática, com diversos estudos e a criação de manuais de controlo interno, como os trabalhos de Sousa (2013) & Alver, da Silva Silveira & Montagner (2019), que exploram a avaliação de SCI em diferentes setores. A principal motivação subjacente a este estudo reside na perspetiva de implementar melhorias significativas na gestão do SCI vigente na organização. O objetivo primordial consiste em conduzir uma análise aprofundada a esse sistema, destacando o seu papel preventivo em relação a fraudes e irregularidades, enquanto se procura validar a sua contribuição para a eficácia das operações e ainda a proteção dos ativos da organização. A abordagem metodológica adotada baseia-se no método de investigação de Estudo de Caso, pois essa metodologia permite uma análise mais aprofundada dos procedimentos existentes, ao mesmo tempo que possibilita a identificação de melhorias dentro da entidade em estudo. Nesse contexto, procede-se ao levantamento detalhado dos processos por meio de observação, participação e entrevistas não estruturadas. Mediante análise dos resultados, verifica-se a existência de deficiências no SCI em todas as áreas em estudo e são implementadas propostas de melhorias, revelando oportunidades de melhoria nas diversas áreas analisadas. O presente estudo conduz à elaboração de um manual de controlo interno com propostas para implementação, visando fortalecer e aperfeiçoar a eficiência e eficácia do controlo interno. Conclui-se que o controlo interno é essencial para garantir transparência, conformidade e sustentabilidade nas operações empresariais, fortalecendo a posição da empresa no mercado e aumentando a confiança dos investidores e stakeholders. Espera-se que este trabalho contribua para o aperfeiçoamento futuro dos procedimentos de controlo interno na organização estudada.
- A importância de uma comunicação interna eficaz nas empresas: LCPA Creative AgenciesPublication . Assunção, Teresa Sofia Serra; Martins, Ana FilipaO presente relatório tem o principal objetivo de descrever todas as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular realizado na entidade acolhedora LCPA - Creatives Agencies, que teve início a 16 de outubro de 2023 e terminou a 31 de maio de 2024. Durante este período foram realizados todos os objetivos propostos pela supervisora designada pela instituição, tendo sido eles a gestão de redes sociais, o copywriting para artigos de blogue e newsletters, o copywritting para websites, a análise mensal das métricas e traduções de websites. Além de relatar as atividades realizadas, este relatório pretende demonstrar o que é a comunicação organizacional e a sua importância no contexto empresarial. Serão abordados os conceitos de comunicação interna e externa, com destaque para as suas diferenças e a relevância de cada uma. Também será discutida a importância de um plano de comunicação interna bem estruturado, essencial para o fortalecimento da identidade da empresa e para o seu sucesso organizacional. Atualmente, a imagem de uma empresa e o seu relacionamento com os seus colaboradores e público é definida pela sua comunicação. Uma boa comunicação é essencial para existir uma relação harmoniosa entre colaboradores e diferentes departamentos, mas também crucial para a consolidação da cultura organizacional da instituição e o compromisso dos funcionários com a missão, visão e valores da mesma (Melo e Oliveira, 2022, p.4). Uma boa comunicação promove transparência e confiança, e reforça a relação entre trabalhadores, valores que são determinantes para o sucesso e crescimento da empresa. Desta forma, é essencial que as empresas tenham um plano de comunicação interno e externo, e que estes sejam bem estruturados e, consequentemente, contribuam para o desenvolvimento da comunicação da instituição. Segundo Martins (2014) “a comunicação interna informa, cria relações, reforça a imagem da empresa, perante os seus colaboradores positiva ou negativamente consoante for bem ou mal direcionada” (p. 34). Um plano de comunicação permite alinhar as estratégias comunicativas com os objetivos organizacionais.