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- Perceção de valor da marca: O caso da Banana da MadeiraPublication . Gouveia, Ana Carolina Ferreira; Ferreira, Eugénia Maria Dores Maia; Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesEsta dissertação tem como objetivo principal analisar a perceção de valor da marca Banana da Madeira. A investigação visa a avaliação da gestão de marca pela notoriedade da Banana da Madeira, a compreensão das dinâmicas de marketing mix (comunicação, produto e preço) e a análise da imagem da marca através da perceção dos consumidores, com o propósito de se efetuar uma proposta de recomendação para aumentar a imagem e notoriedade percebida. Em primeiro lugar, foram desenvolvidos conceitos relacionados com a envolvente da criação de valor de uma marca, enfatizando o papel das marcas num mercado altamente competitivo tal como o comportamento do consumidor, terminando assim com particularidades destes conceitos aplicados ao ramo frutícola. Posteriormente, desenvolveu-se um estudo de caso em que foi analisada a indústria frutícola na UE e em Portugal, dados analíticos sobre a banana no comércio mundial e por fim, abordou-se a marca Banana da Madeira, a empresa que gere a mesma (GESBA), dados analíticos de comercialização e produção, tal como dinâmicas de marketing mix associadas à marca. Na recolha de dados, foi desenvolvido um questionário online através da plataforma Google Forms. Os dados recolhidos foram registados entre no período de março a abril, completando 509 observações na amostra. A nível estatístico aplicou-se uma CATPCA e o método de clustering k-means. Os resultados permitiram a caraterização de 4 tipologias de consumidores e 2 topologias relativas à perceção de imagem da marca. Os factos identificados no estudo permitem concluir que a segmentação de mercado deverá seguir uma abordagem qualitativa, pelo que não se verificam diferenças sociodemográficas, com exceção do rendimento. Ficou também evidenciado que apesar do elevado nível de notoriedade, a perceção de imagem varia entre os consumidores devido a fatores como a exposição à comunicação, associações à marca e preferências dos consumidores.
- Environmental and geographical drivers of reef fish beta diversity across the depth gradientPublication . Koivunen, Anna; Lopes da Cunha, Regina; Quimbayo, Juan P.; Otero-Ferrer, Francisco; Freitas, Rui; Mallmann, Antonia I. M.; Fauvelot, Cécile; Bramanti, Lorenzo; Rocha, Luiz A.; Pinheiro, Hudson T.The swift decline of coral reefs stands out as a significant biodiversity challenge confronting our generation, and mesophotic coral ecosystems (MCEs; reefs between 30 and 150 m) have been proposed as refuge habitats that may be less affected by climate change and human impacts compared to their shallow counterparts. However, MCEs are often distinct from shallow reefs, and studies assessing how marine biodiversity changes along the depth gradient and what factors can influence marine communities in MCEs are still scarce. Here, we conducted underwater visual censuses to evaluate how fish assemblages change among islands and environmental characteristics across the shallow to mesophotic depth gradient within the Cabo Verde Archipelago. Our results show that the beta diversity of reef fish assemblages was mainly driven by depth and environmental factors such as temperature and benthic variables. A consistent trend of increasing beta diversity from the shallow to the lower mesophotic zone was observed among the islands, with the lowest variation in species composition observed between the shallow (5-30 m) and upper (31-60 m) mesophotic depths. Lower species richness and higher turnover was observed within lower MCEs (61-85 m), suggesting saturation in fish richness at small scales, possibly a result of changes in microhabitat heterogeneity. Furthermore, the effect of geography was negligible, and local-scale environment characteristics were the main drivers of differences in species assemblages. Evidence suggests that increased fishing pressure on the most populated island may reduce the biogeographic influence on fish assemblages across the archipelago.
- Criação da certificação profissional brasileira de operadores de eventosPublication . Moreira, Marcelo Augusto Torres; Neves, PauloEste trabalho de mestrado apresenta a criação da Certificação Brasileira de Operadores de Eventos, um marco para a profissionalização e regulamentação do setor de eventos no Brasil. No capítulo 1, faz-se um enquadramento teórico, analisando o mercado de eventos, o sistema de ensino brasileiro e os modelos de certificações. O capítulo 2 detalha a estrutura da certificação, que inclui um Curso de Aperfeiçoamento de Competências e um Exame de Competências, ambos fundamentados nas normas ABNT e ISOs. No capítulo 3, abordam-se as possibilidades futuras relacionadas à implementação da certificação, incluindo sua internacionalização e parcerias estratégicas com entidades do setor de eventos. Esse projeto visa elevar os padrões de qualidade, segurança e sustentabilidade dos eventos, tornando-os referenciais no mercado.
