Browsing by Issue Date, starting with "2025-03-06"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da divagação mental em crianças pré-escolaresPublication . Campos, Clarice Oliveira; Inácio, Filomena CaféA Divagação Mental (DM) é um fenômeno cognitivo bem conhecido, no qual a atenção se desvia da tarefa em andamento para pensamentos autogerados. Embora amplamente estudada em adultos, a pesquisa sobre DM em crianças é escassa. Este estudo teve como objetivo investigar se crianças pré-escolares (de 4 a 6 anos) podem fornecer relatos válidos de seus episódios de DM. Participaram no estudo 41 crianças que ouviram uma história pré-gravada, com sondas intermitentes onde era perguntando às crianças se elas estavam focadas na história ou pensando em outra coisa (possível DM). Foram também registados os comportamentos não verbais através de uma grelha de observação. Os resultados indicaram que as crianças estiveram em DM em aproximadamente 39% do tempo da tarefa, uma média ligeiramente mais alta do que a encontrada em estudos com adultos e crianças mais velhas. A maior frequência de DM ocorreu durante o quinto segmento da história, sugerindo que a DM surge mais facilmente quando há fadiga cognitiva. Verificou-se ainda uma correlação significativa entre alguns comportamentos não verbais, como mudar de posição na cadeira, e a frequência de DM. Os resultados deste estudo sugerem que é possível avaliar a DM em crianças pré-escolares através de medidas objetivas (como a observação dos comportamentos) e subjetivas (através do autorrelato da criança). Contudo, são ainda necessárias pesquisas mais robustas que explorem a DM nesta faixa etária, incluindo através métodos objetivos que não impliquem o relato da criança, como o eletroencefalograma ou eyetracking.