Browsing by Issue Date, starting with "2025-03-20"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- New upper palaeolithic rock art complex in the Tejo Valley, Central PortugalPublication . Pereira, Telmo; Garcês, Sara; Danelatos, Dionysios; Giraldo, Hipólito Collado; Nash, George H.; Adewumi, Opeyemi L.; Gomes, Hugo; Monteiro, Patrícia; Oosterbeek, LuizThis short report presents newly discovered Palaeolithic rock art panels within the Ocreza Valley (Lower Tejo River), central Portugal, comprising several engraved zoomorphic figures, including auroch and horse. Together, they substantially increase upon the previous headless horse found in 2000, and the style of the engravings is identical to Upper Palaeolithic open-air engravings from other areas of western Iberia, including the C & ocirc;a, Sabor, Tua, Siega Verde, La Salud, Z & ecirc;zere valleys, and Vale Boi. Currently, no clear deposits with Upper Palaeolithic artefacts have been identified over and next to the newly discovered rock. However, these discoveries indicate the occupation of Ocreza Valley during the Upper Palaeolithic and a possible concentration of Upper Palaeolithic rock art in this area of the Tejo Valley, yet to be established. If confirmed by future fieldwork, such Palaeolithic rock art may be overlapping the territory of an already-known Holocene-dated Tejo Rock Art Complex.
- A criação do ColecTA – Colectivo Teatral do Algarve: uma investigação sobre o processo de criação da peça teatral quando a sul o azul luarPublication . Silva, Tânia Sofia Guerreiro da; Santos, Ana Clara; Miranda, Wagner deA dissertação consiste no acompanhamento do processo de criação do ColecTA – Colectivo Teatral do Algarve, enquanto investigadora e enquanto observadora participante insider no processo de criação da peça teatral Quando a sul o azul luar. Com base no dossier genético constituído pelos diferentes agentes durante o processo de criação (registo fotográfico, registo vídeo, anotações, figurinos, escritos dramatúrgicos, etc) e no fabrico do meu material de observação e de acompanhamento do processo (anotações, entrevistas, registos fotográficos e de vídeo dos ensaios, etc), procura-se fazer uma descrição densa do processo de criação em questão, de forma a estudar, graças à identificação dos traços saturados ou lacunares e à operacionalização das escolhas efetuadas, as funções do jogo do coro na criação dramatúrgica e cénica. Espera-se que este estudo contribua não só para um conhecimento mais aprofundado da prática artística teatral em torno de projetos coletivos como o projeto ColecTA – Colectivo Teatral do Algarve, recentemente lançado na região algarvia, mas também para a compreensão de novas práticas colaborativas e de novas formas de criação artística no campo teatral, ancoradas na herança cultural regional.
