Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-02"
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- Evaluating the impact of instagram engagement metrics on corporate revenue growth: introducing the loyalty ratePublication . Sanches, Eva; Ramos, CeliaThis research explores the impact of social media metrics on revenue growth, specifically focusing on Instagram, a leading platform for businesses to engage consumers and promote offerings. It examines key metrics such as reach, impressions, interaction rate, and virality rate, which gauge user engagement with brand content. A novel metric, the loyalty rate, is introduced, combining interaction and virality rates to measure follower loyalty-those who not only engage but also share content, enhancing organic reach. The methodology involved comprehensive statistical analyses, including descriptive statistics, Pearson's correlations, and regression models, to investigate the relationship between social media metrics and monthly turnover. The findings reveal a moderate positive correlation between the loyalty rate and turnover, although the statistical significance was insufficient to establish a direct relationship. In contrast, metrics like follower count exhibited a stronger influence on financial performance, indicating that follower growth may be more critical for revenue generation. This study concludes that while engagement and loyalty matter, their effect on turnover is part of a broader digital strategy encompassing various factors beyond direct interactions. Practical recommendations are made for enhancing the loyalty rate and expanding research to include other platforms, like Facebook and LinkedIn, for a more comprehensive understanding of social media's impact on financial outcomes.
- Subversão da gravidade na dança com mediação digitalPublication . Trigo, Clara Faria; Veiga, Pedro Jorge Agostinho Alves da; Santana, Ivani LúciaEsta investigação buscou responder às seguintes questões: como artistas da dança têm tornado a fantasia de subversão da gravidade verossímil, através de recursos digitais? De que forma os meios digitais viabilizam o trabalho destes artistas? Dentre as respostas encontradas estão duas contribuições originais ao campo da média-arte digital: os eixos de relação, categoria que explica que elementos envolvidos na criação da ilusão de subversão da gravidade em artefatos de dança com mediação digital e como estes se relacionam; e os graus de interação do artefato, categoria que classifica o artefato de acordo com sua qualidade de interação com o público, através de recursos digitais. Na primeira categoria – eixos de relação – a análise levou ao reconhecimento dos elementos envolvidos na construção da subversão da gravidade. São eles: cenário, câmera, público e gravidade. As várias combinações de posicionamento entre estes elementos formam o que passamos a chamar de eixos de relação. A segunda categoria elaborada – graus de interação do artefato – responde principalmente à forma como os meios digitais viabilizam o trabalho artístico. A classificação dos artefatos é feita a partir do seu grau de interação com o público, através de recursos digitais. Foram encontrados quatro graus de interação, sendo: grau 1, chamado também de grau do artefato de mão única; grau 2, também chamado de grau do artefato de engajamento público; grau 3, também chamado de grau do artefato de manipulação digital; e grau 4, também chamado de grau do artefato de diferencial interativo. A investigação foi pautada em duas estratégias principais: investigação baseada em prática artística (APBR), e investigação baseada em arte (ABR), através da análise de processos criativos. O processo artístico previsto no percurso doutoral, cujo caminho metodológico foi guiado pela a/r/cografia, resultou em duas obras que integram a amostra dos dez processos criativos analisados, realizados por cinco diferentes artistas.