Browsing by Issue Date, starting with "2025-05-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A new diatom species from a transitional environment (Arade river estuary, Portugal): Tetramphora witkowskii sp. nov.Publication . Gomes, Ana; Hamilton, Paul Brian; Solak, Cüneyt Nadir; Boski, Tomasz; Moura, Delminda; Ertorun, Nesil; Yedidağ, FerhanDue to the environmental complexity created by physical and chemical gradients, transitional biomes host a large biological diversity. There has been some effort to better understand the diversity of diatoms living in these transitional environments, although many diatom species remain undescribed from these habitats. Gathering this knowledge will significantly improve our ability to halt biodiversity loss due to anthropogenic activities and assess individual water bodies' ecological status. More detailed studies on diatoms from transitional environments will also further enhance the research that uses them as proxies to reconstruct past environmental changes. The current research documents a new diatom species from the genus Tetramphora, found on the saltmarshes of the Arade River Estuary (Southern Portugal), and its autecology. As with the other twelve recognised species of the genus, Tetramphora witkowskii sp. nov. presents an asymmetrical valve outline, a biarcuate raphe system, slit like areolae, axial costae, a central hyaline area, and a dorsal central thickening. Tetramphora witkowskii sp. nov. is characterised by having finely silicified valves with a nearly flat face, 28.0-33.0 mu m in length and 6.0-6.5 mu m in width. The new species has a stria density of 24-27 in 10 mu m with narrow, longitudinally oriented areola openings. It presents proximal raphe endings covered by a projected dorsal-side flap and a developed sternum with thickened costae, weakly formed on the dorsal side of the central area. Tetramphora witkowskii sp. nov. was found as a benthic epipelic diatom with a preference for brackish to salt water with circumneutral pH. Further research is required to better understand this species' colony and frustule shape, the number, morphology, and position of the chloroplasts, genetic signature, geographical distribution, and environmental tolerance.
- Estratégias inovadoras no ensino e aprendizagem de ciências naturais: aplicação do projeto RE.MA.C. Numa turma de 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Coelho, Débora Sofia Gonçalves; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos MalóO estudo investigativo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, na Universidade do Algarve, durante o ano letivo de 2023/2024. A investigação centra-se na análise do impacto da implementação do Modelo de Rotação por Estações na aprendizagem de conteúdos de Ciências Naturais, com especial enfoque na Biodiversidade Animal, numa turma do 5.º ano de escolaridade. Neste contexto, foram criadas e implementadas atividades do projeto internacional Erasmus+ Reinventing Mainstream Classrooms (Re.Ma.C.), ajustadas a diferentes níveis de proficiência linguística dos alunos, concebidas com distintos graus de complexidade. Relativamente às questões de investigação e objetivos definidos, a investigação adota uma abordagem qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo, de natureza exploratória. A recolha de dados foi realizada através de observação naturalista e participante, com registo em notas de campo, complementada por entrevistas semiestruturadas ao professor cooperante, conduzidas antes e após a intervenção pedagógica, bem como pela análise das produções dos alunos e pela aplicação de um inquérito por questionário aos mesmos. Os resultados evidenciam que a criação de ambientes educativos inovadores, em particular a adoção do Modelo de Rotação por Estações, aliado à utilização da plataforma MILAGE Aprender+, potencia significativamente o envolvimento dos alunos e facilita a aprendizagem dos conteúdos de Ciências Naturais. Além disso, verifica-se que a implementação de metodologias ativas favorece a motivação e a autonomia dos estudantes de Português Língua Não Materna (PLNM), promovendo a sua inclusão em contextos educativos multilingues, ao articular a aprendizagem da língua com o estudo da biodiversidade animal.
- Relatório de Estágio em E.R.P.I. A integração do adulto maior nos cuidados de longa duração: O papel do plano individual do utentePublication . Cortez, Marlene Patrícia Miranda Russel; Abrantes, António; Almeida, Rui deEste relatório, tem como propósito, apresentar as linhas metodológicas aplicadas na concretização de um estágio curricular na área da Gerontologia Social, realizado na Associação Cegonha Branca, mais concretamente na valência de Lar, sediada na freguesia de Altura no concelho de Castro Marim. Com o aumento da esperança média de vida, e, por conseguinte, o aumento do número de pessoas idosas, a procura de respostas sociais tende a aumentar, nomeadamente as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI). A admissão de uma pessoa idosa numa instituição é um processo complexo e faseado. Neste sentido é de grande importância a realização de um Plano Individual (PI), “instrumento formal que visa organizar, operacionalizar e integrar todas as respostas às necessidades, expectativas e potenciais de desenvolvimento identificadas em conjunto com o cliente” (Segurança Social, 2011). O estágio curricular, foi crucial no processo de construção e enquadramento deste relatório, com a finalidade de procurar analisar o caráter potencialmente estratégico que os critérios de construção do Plano Individual (PI) do cliente, assumem na otimização dos serviços prestados pelas organizações, concretamente a sua estrutura bem como definir o caminho a seguir. Neste sentido o trabalho de investigação desenvolvido, foi repartido por etapas: realização de um diagnóstico a todos os processos individuais, com o intuito de constatar a existência e composição da estrutura do PI utilizado, realização de entrevistas semiestruturadas a elementos da equipa multidisciplinar a exercer funções na ERPI, com o intuito de perceber o nível de conhecimento, parecer, utilidade diária e intervenção dos PI’s nas tarefas do quotidiano diário da instituição. Face aos resultados obtidos, constatou-se a inexistência de PI nos processos individuais dos clientes, no entanto, todos os colaboradores entrevistados foram unânimes no parecer da sua importância na otimização dos serviços. Neste sentido, foi realizada uma proposta de PI, enquadrada e direcionada às especificidades e recursos da ERPI e dos seus clientes.