Browsing by Issue Date, starting with "2025-05-30"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Apoio na implementação do Tec Launcher Acceleration: uma análise exploratória das motivações e expectativas das Startups em programas de aceleraçãoPublication . Puga, Isabella; Pinto, Hugo Emanuel dos Reis Sales da Cruz; Barros, Hugo de BritoEste relatório sintetiza os resultados do estágio realizado na Algarve STP, no âmbito do programa Tec Launcher Acceleration. A experiência proporcionou uma imersão prática no funcionamento do programa, permitindo também compreender os factores que influenciam a adesão das empresas e analisar o eficácia das atividades desenvolvidas. O estágio inspirou-se na abordagem metodológica investigação-ação, combinando o desenvolvimento de várias tarefas essenciais à implementação do programa com a realização de um questionário às empresas participantes sobre suas motivações e expectativas. Os resultados da análise estatística sugerem que as principais motivações das empresas para participar no programa incluíram o acesso a mentoria especializada e feedback estratégico sobre o modelo de negócios. Além disso, as startups destacaram a importância do suporte na preparação para investimentos, enquanto o networking também foi identificado como um factor essencial. Durante a implementação do programa de aceleração, a gestão do Tec Launcher Acceleration enfrentou desafios significativos, como a variação no nível de participação das empresas, as diferenças na maturidade das startups e a necessidade de um suporte para garantir a continuidade do crescimento após a aceleração. Dito isto, a segmentação das empresas conforme o seu nível de maturidade, a exploração de mecanismos para incentivar maior participação e a estruturação de um suporte pós-aceleração são aspetos essenciais para otimizar os programas de aceleração. O conhecimento adquirido neste estágio contribuiu para a melhoria do Tec Launcher Acceleration e pode ser aplicado em iniciativas futuras de apoio ao empreendedorismo e inovação.
- Gestão de marketing turístico no Grupo Visabeira: Experiência nos hotéis Montebelo & ResortsPublication . Filipe, Gil Miguel dos Santos; Machado, CarlaEste relatório analisa a oferta dos estabelecimentos e a experiência dos consumidores nos restaurantes e hotéis do grupo Visabeira, com maior ênfase no hotel Montebelo Vista Alegre Chiado, em Lisboa. O estudo é parte integrante do relatório de estágio realizado no Grupo Visabeira, no âmbito do mestrado em turismo da Universidade do Algarve. A investigação foi conduzida através de uma combinação de métodos, incluindo observação não participante no hotel, análise de comentários na plataforma Booking.com, e uma entrevista aprofundada com a diretora da unidade hoteleira. Os resultados indicam que a experiência dos consumidores é influenciada por vários fatores, como o ambiente das instalações, a qualidade do serviço, e a adequação da oferta gastronómica às expectativas dos clientes. A análise sugere que a personalização e a consistência na experiência do cliente são determinantes para a satisfação e lealdade, enquanto a comunicação eficaz desempenha um papel central na promoção dos produtos turísticos e no fortalecimento da imagem da marca. Conclui-se que o Grupo Visabeira, tem adotado estratégias de comunicação que, embora sejam eficazes na sua maioria, podem ser aprimoradas para aumentar ainda mais o impacto positivo na perceção da experiência dos consumidores. As informações obtidas fornecem insights valiosos para a melhoria contínua dos serviços oferecidos, especialmente no estudo de caso concreto da experiência dos consumidores no hotel Montebelo Vista Alegre Chiado Lisboa.
