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- Water demand of urban portuguese households by population trajectory and regionPublication . Barreira, Ana Paula; Andraz, JorgePortugal is one of the European countries most vulnerable to water shortages driven by climate change. This study explores the factors influencing household water demand across Portuguese municipalities with urban centres, emphasizing two oftenoverlooked elements: population trends (growth or decline) and regional location. Another innovation of the study is the inclusion of tourists in the estimation of household water demand. Using panel data for 2011 and 2021, models were developed for four population trajectories and three geographic regions. Results reveal that water consumption drivers vary depending on demographic and regional context. The lowest tariff block (5 m³) has little effect on consumption, while the highest block (15 m³) tends to reduce usage in most models. Municipalities with growing populations in the North tend to consume less water, while growing municipalities in the South – in a touristic region – exhibit higher levels of water consumption. These findings underscore the importance of tailoring water management policies to local demographic and regional characteristics, offering valuable insights for other areas facing similar pressures from climate and population change. Effective policies should combine pricing strategies with initiatives promoting efficient appliances and public education.
- Relatório de estudo de marketing: movimento pró-animal de FaroPublication . Rodrigues, Gonçalo; Vong, Jessica; Valadas, Leonel; Araújo, Silvia; Kuksova, Verónica; Bender, Ana Carolina; Agapito, Dora Lúcia MiguelO bem-estar animal é uma das condições que, concretizadas, colocam a humanidade mais perto de um estilo de vida mais sustentável e do usufruto de um planeta mais saudável. A sua importância é inclusive reconhecida por organizações como a ONU, estando patente em 2 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (objetivos 14 e 15). No entanto até que ponto a importância da causa animal é reconhecida pela sociedade em geral, ou seja, que perceções o cidadão comum tem acerca deste assunto? Este estudo, desenvolvido por estudantes na licenciatura em Gestão de Empresas da Faculdade de Economia da UALG com equipa docente e com o apoio do Movimento Pró Animal de Faro, visou estudar e analisar o comportamento e a perceção do cidadão comum em relação à causa animal. Através de uma amostragem não probabilística, assente no método de recolha “bola de neve”, procedeu-se a uma recolha de dados. Posteriormente, os dados foram sujeitos a análise estatística e interpretação. Os principais dados secundários utilizados neste estudo derivam da informação partilhada pela representante do MAF durante uma sessão em que apresentou o caso aos estudantes. Ainda, recorreu-se também a dados disponíveis em plataformas de notícias e outros documentos oficiais online. Foram recolhidos 279 questionários respondidos, tendo sido validados 269. Da amostra recolhida, 73% dos inquiridos residem nos concelhos de Faro, Loulé e Olhão (concelhos próximos do MAF). A maioria dos inquiridos é do sexo feminino (69%) e tem entre 18 a 29 anos (58%). Cerca de 66% dos inquiridos revelaram total desconhecimento acerca do MAF e a maioria dos inquiridos considera que as redes sociais têm um papel relevante na obtenção de informação e na sensibilização acerca da causa animal. Face ao exposto, é recomendado que o MAF aposte na divulgação das suas atividades, nomeadamente nas redes sociais e no seu site, procure criar parcerias com empresas e outras organizações, continue a sensibilizar a população para práticas responsáveis e aposte na criação de campanhas temáticas.
