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Àcerca do Centro de Investigação Marinha e Ambiental -> CIMA
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Browsing CIMA by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
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- O professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formaçãoPublication . Gonçalves, Vítor Manuel Domingues; Mariano, Alexandra de Brito; Figueiredo, MauroAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), enquanto ferramenta integradora do trabalho realizado nas Bibliotecas Escolares (BE), têm sido pouco exploradas na formação contínua de professores, a qual não tem conseguido dar uma resposta adequada às necessidades por eles sentidas. Assim, o presente trabalho teve como objetivos principais: (1) Proporcionar aos docentes bibliotecários e aos docentes de Informática uma formação específica, de base alargada, no âmbito das Ciências Documentais; (2) Estimular e incentivar a utilização das TIC ao serviço das BE; (3) Contribuir para aperfeiçoar a ação das BE no desenvolvimento da literacia digital dos alunos. Para a concretização destes objetivos, optámos por seguir uma linha metodológica inscrita no paradigma da investigação-ação, tendo definido um procedimento sequencial, e em espiral, de diagnóstico, planificação, intervenção e avaliação/reflexão. Como pretendíamos promover uma mudança social a partir da identificação de um problema e de uma intervenção adequada, elegemos a metodologia do trabalho de projeto, colaborativa, participativa e potenciadora da coesão de grupo. A partir de um levantamento de necessidades de formação, com recurso a um questionário preenchido online, construímos dois dispositivos formativos, uma oficina e um curso de formação, que, depois de creditados e acreditados, implementámos em simultâneo. A avaliação das ações de formação, efetuada pelos formandos, indicou que as TIC devem constituir recursos válidos na dinamização de atividades nas BE e que os professores estão motivados/preparados para os aplicar, apoiando o processo de desenvolvimento da literacia informacional/digital. As limitações encontradas prenderam-se com alguma apreensão por parte dos formandos na utilização das novas tecnologias, mas logo se converteram em pontos de partida para a melhoria das suas competências digitais. Por fim, apontamos a necessidade de refletir sobre os modelos de formação inicial e contínua de professores, sobretudo na esfera da aplicação das TIC ao trabalho realizado nas BE.