UAlg
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer UAlg por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "12:Produção e Consumo Sustentáveis"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- Documentos das provas de agregação de Francisco teixeira Pinto Dias.Titulo da lição: Monitorização do valor das marcas de destino: Uma nova abordagem concetualPublication . Dias, Francisco Teixeira PintoO presente Sumário da Lição pretende dar resposta ao exigido pela alínea c) do artigo 5º do Decreto-Lei nº 239/2007, de 19 de junho de 2007, para efeitos de admissão a Provas de Agregação, estando em conformidade com o Despacho nº 2251/2020, da Universidade do Algarve, publicado em Diário da República, 2.ª Série, a 17 de fevereiro de 2020, que refere, no seu artigo 4.º, a necessidade de apresentação de um sumário pormenorizado, de seminário ou lição, sobre um tema dentro do âmbito do ramo do conhecimento ou especialidade em que são prestadas as provas. Na sequência do Relatório de Unidade Curricular apresentando, optou-se por apresentar uma lição que aborda os o conceito de valor da marca de destino na perspetiva dos consumidores (turistas) e o seu papel no processo de seleção e escolha de destinos turísticos.
- Documentos das provas de agregação de Luísa Paula Viola Afonso Barreira. Titulo da Lição: Tratamento e valorização de efluentes usando microalgasPublication . Barreira, LuísaSumário pormenorizado da Lição apresentada no âmbito das Provas Públicas de Agregação, conforme estipulado na alínea c) iii) do artigo 4º do Regulamento nº 502/2024 da Universidade do Algarve que regula a atribuição do Título de Agregado da Universidade do Algarve. A unidade curricular “Métodos Instrumentais de Análise em Biologia e Biotecnologia” é aqui proposta como disciplina opcional para os mestrados em Biotecnologia, Biologia Marinha, Biologia Molecular e Microbiana, e Aquacultura e Pescas, da Universidade do Algarve. Esta proposta surge no seguimento de vários anos de experiência na orientação de teses de dissertação dos mestrados referidos, nos quais se observou falhas na capacidade dos alunos para aplicar técnicas analíticas avançadas nos seus trabalhos. Isto deve-se ao facto de a maioria dos alunos a frequentar estes mestrados ter formação base em licenciaturas da área das Ciências Biológicas que geralmente não inclui formação em Métodos Instrumentais de Análise. Considerando que, num contexto científico e tecnológico em rápida evolução, o domínio de métodos instrumentais modernos é essencial para o desenvolvimento de competências analíticas avançadas, a UC proposta poderá ajudar a complementar a formação dos alunos nesta área permitindo o desenvolvimento de uma investigação mais rigorosa e com maior inovação tecnológica. Os principais objetivos da unidade curricular (UC) são, assim, proporcionar aos alunos um conhecimento profundo dos métodos instrumentais de análise mais relevantes em biologia e biotecnologia, bem como capacitá-los a aplicar essas técnicas de forma eficiente e crítica em contextos de investigação e indústria. Os alunos serão introduzidos a uma variedade de técnicas instrumentais, como espetrofotometria de absorção e emissão, espectrometria de massa, e cromatografia líquida e gasosa. Além disso, serão incentivados a compreender os princípios teóricos subjacentes a essas técnicas, bem como a interpretar e analisar dados de maneira rigorosa.
- Documentos das provas de agregação de Maria Dulce Carlos Antunes. Titulo da Lição: Sustentabilidade no manuseamento pós-colheita de frutosPublication . Antunes, Maria DulceRelatório de Unidade Curricular sobre o programa, conteúdos e métodos de ensino. Para apreciação em provas de agregação em Ciências Agrárias de acordo com a alínea ii) do ponto 3 do art. 4º do Regulamento de Atribuição do Título Académico de Agregado da Universidade do Algarve publicado em anexo ao Despacho n.º 2251/2020 ao abrigo do nº 2 do artº 4º do Decreto-Lei nº 239/2007, de 19 de junho. O presente relatório destina-se à obtenção do título académico de Agregado, segundo o Artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 239/2007 de 19 de junho, incluindo o programa, os objetivos, os conteúdos e os métodos de ensino da unidade curricular (UC) “Tecnologia Pós-colheita”. A UC “Tecnologia Pós-colheita” é obrigatória no 3º ano, 2º semestre, da Licenciatura em Agronomia (1º ciclo) da Universidade do Algarve. Esta UC tem 6 ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) correspondentes a 28 horas de aulas teóricas, 28 horas de aulas práticas laboratoriais e 100 horas de trabalho autónomo, pertencendo à Área Científica de Ciências Agrárias da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. O código CNAEF (Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação) aplicado é o 621 (Produção Agrícola e Animal) e o seu contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) correspondem aos números 2-Erradicar a fome, 12-Produção e consumos sustentáveis e 13-Ação climática.
- Documentos das provas de agregação de Sónia Maria da Silva Monteiro. Titulo da Lição: A investigação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): uma análise multissetorial das práticas de relato e seus fatores determinantesPublication . Monteiro, SóniaO presente relatório visa dar cumprimento à alínea b), do artigo 5º do Decreto-Lei nº 239/2007, de 19 de junho, no que respeita à apresentação do relatório de uma unidade curricular (UC) para efeitos de submissão a Provas Públicas de Agregação no ramo de conhecimento em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade do Algarve. O relatório apresenta o programa, os conteúdos e os métodos do ensino da UC “Relato da Sustentabilidade”, que se propõe incluir como UC opcional no curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças (MCF) da Associação dos Institutos Superiores Politécnicos da Região Norte (APNOR).
