UAlg
Permanent URI for this community
Browse
Browsing UAlg by Title
Now showing 1 - 10 of 6916
Results Per Page
Sort Options
- 1948-1965: o declínio do paradigma clássico e a emergência do maneirismo de HollywoodPublication . Carrega, Jorge Manuel Neves; Tavares, MirianO presente trabalho, investiga as origens históricas e as características formais do maneirismo de Hollywood, através de uma análise da produção cinematográfica dos estúdios de Hollywood, entre o final da década de 1920 e o fim do chamado studio system (em meados da década de 1960). Tal como o maneirismo histórico, o maneirismo hollywoodiano constitui um fenómeno artístico complexo e contraditório, cujas origens remontam ao estilo germânico introduzido no cinema dos estúdios em final dos anos vinte, por cineastas europeus como F.W. Murnau, Paul Leni, Rouben Mamoulian e James Whale. Tendo eclodido no final da II Guerra Mundial, período que assinala o início crise do sistema social, cultural e industrial que havia originado o cinema clássico, o maneirismo de Hollywood nasceu de uma consciência do cinema em relação ao seu passado. Obrigado a concorrer com a chamada “modernidade” cinematográfica europeia e com a ficção televisiva (que se apropriara do modelo clássico), o cinema de Hollywood explorou novos temas e géneros cinematográficos e investiu na exibição da técnica e do aparato tecnológico, forçando os limites do paradigma clássico, através de uma retórica de efeitos maneiristas que, não implicando um corte radical com o classicismo, representou uma clara tentativa de renovação formal, levada a cabo por cineastas como Alfred Hitchcock, Vincente Minnelli, Douglas Sirk, Stanley Donen e Jerry Lewis. A coexistência de varias correntes estéticas no cinema do pós-guerra (1945-1968), período em que, a par das últimas grandes obras clássicas, o maneirismo enquanto manifestação estética emergiu como modelo dominante, permite-nos concluir que o chamado cinema “clássico” (do estúdios de Hollywood) incluiu também, desde cedo, um cinema maneirista.
- 1ª Jornadas do Teatro do Oprimido, 13 e 14 de abril 2017Publication . Baião, Ana; Alves, Paulo; Correia, Raquel AlmeidaAs I Jornadas do Teatro do Oprimido nos dias 13 e 14 de abril, na Escola Superior de Educação e Comunicação, têm como objetivo a divulgação, a difusão, a partilha e a reflexão desta poética teatral, que produz: participação através de um diálogo horizontal entre pessoas, independentemente da sua raça, género, credo, classe, orientação sexual; consciencialização de um sentido crítico face ao modo como se aceita e se conhece o mundo; valorização das várias vozes e suas histórias de vida como conhecimento; intenção na tensão que promove entre minorias e maiorias e modos alternativos de se ser em sociedade; questionação de um status quo que transgride cânones sociais, culturais, educativos, teatrais e económicos. Com estas Jornadas pretendemos congregar pessoas diferentes, de diversas valências sociais, de diferentes zonas do país e fora de portas também, num debate enriquecedor sobre experiências em Teatro do Oprimido como (trans)formador de pessoas que procuram acima de tudo um mundo mais justo e equitativo. O Teatro do Oprimido foi criado por Augusto Boal em países da América Latina em 1971 aquando do seu exílio. Em 1978 fixou-se em Paris e fundou o Centro de Teatro do Oprimido (CTO)- Paris. O Teatro do Oprimido existe há 46 anos espalhado pelos cinco continentes e segundo o CTO – Rio é praticado em mais de setenta países.
- 2nd International Conference on Numerical and Symbolic ComputationPublication . Loja, Amélia; Barbosa, J. InfanteThe Organizing Committee of SYMCOMP2015 – 2nd International Conference on Numerical and Symbolic Computation: Developments and Applications welcomes all the participants and acknowledge the contribution of the authors to the success of this event. This Second International Conference on Numerical and Symbolic Computation, is promoted by APMTAC - Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional and it was organized in the context of IDMEC/IST - Instituto de Engenharia Mecânica. With this ECCOMAS Thematic Conference it is intended to bring together academic and scientific communities that are involved with Numerical and Symbolic Computation in the most various scientific areas
- 3D printed gluten-free cereal snack with incorporation of Spirulina (Arthrospira platensis) and/or Chlorella vulgarisPublication . Letras, Pedro Miguel Viriato; Varela, J.; Raymundo, Anabela3D food printing is a recent promising technology to break cultural barriers by introducing new food sources as microalgae, through innovative food shapes and textures, in a resource scarce world, unfeasible with the current intensive meat and agriculture industries. The present work intended to create an innovative gluten-free cereal snack nutritionally improved by incorporation of microalgae Chlorella vulgaris and Arthrospira platensis (Spirulina) using three-dimensional (3D) printing technology. Furthermore, design settings alterations were performed, registered, and presented in a poster, to explore the creative reach of this technology. From control and different percentage microalgae doughs (5-30%), the ones with most adequate rheology and texture properties for a correct printing process were selected and baked. Nutritional characterisation of the control and 5% microalgae-containing snacks was thus performed, including their total protein and fatty acid content, ashes, humidity, water activity, energy, and carbohydrates, as well as total phenolics, pigments and antioxidant activity. Physical traits of snacks including their colour and dimensions were also analysed. Control snacks presented a lighter and yellow colour compared to snacks containing Chlorella and Spirulina, which had higher green chromaticity, resulting from the natural colour of the biomass. Nutritional characterization revealed Chlorella- and Spirulina-containing snacks had both higher contents of protein and essential minerals than control snack. Overall, 5% Spirulina-containing snacks presented the most promising nutritional and sensory performance with higher antioxidant activity, mineral and protein content. 3D food printing is still limited to the built-in computer assisted design (CAD) software that printers provide. Incorporation of 5% Spirulina improved the nutritional characterization and consumer’s perception of gluten-free products incorporating microalgae. Even so, microalgae incorporation in gluten-free foods using 3D printing requires further studying to allow its commercialization in the food market, while helping to provide consumers a more sustainable diet and respond to the current scarcity of food resources.
- A abordagem terapêutica na Perturbação do Espetro do AutismoPublication . Carvoeiras, Inês Martins; Serralheiro, Ana Isabel AzevedoA Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação complexa do neurodesenvolvimento, que se caracteriza por défices na comunicação e na interação social e por comportamentos restritivos e repetitivos, que afetam de forma significativa a qualidade de vida dos indivíduos. De igual modo, é comum a presença de comorbilidades, sendo as mais frequentes, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Ansiedade, Perturbação Obsessiva-compulsiva, Depressão, Alterações Comportamentais, Labilidade Emocional e Alterações do Sono. Até à data, a sua etiologia exata permanece desconhecida, sendo, no entanto, sugerido que esta perturbação seja resultado de uma interação complexa entre diversos fatores, principalmente, fatores genéticos e ambientais. Durante as últimas décadas, a literatura tem vindo a apontar para uma mudança alarmante no padrão epidemiológico da PEA, sendo observado globalmente um aumento da sua prevalência desde o século XXI. Posto isto, e dado que atualmente não existe cura para a PEA, o tratamento centra-se no controlo das manifestações clínicas, através de terapia que envolvam componentes terapêuticas e educativas, que assentem no treino de autonomia e de socialização, e no tratamento das comorbilidades mediante o uso de estimulantes do sistema nervoso central, antipsicóticos atípicos, antiepiléticos, antidepressivos e agonistas do recetor da melatonina.
- À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológicaPublication . Ribeiro, Andreia Osório; Horta, Maria Helena Martins da CruzO Relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2016/2017. O estudo foi praticado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida. A capacidade acima referida revela-se de extrema importância para o desenvolvimento das linguagens oral e escrita da criança, e que deverá ser cuidada ainda antes das posteriores competências ao nível da consciência fonológica. Assim, colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?». A partir desta questão, definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo optámos por um design de investigação-ação, uma vez que procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito. O estudo permitiu-nos, ainda, refletir sobre a importância da nossa intervenção, já que proporcionamos a aquisição de uma capacidade essencial no desenvolvimento das crianças, que influenciará a posterior aquisição da leitura e da escrita.
- "À conversa com a Ansiedade Social": Resultados de um estudo piloto sobre uma Intervenção inovadora para o aumento da LiteraciaPublication . Antunes, André Bastos; Rós, AntóniaA Perturbação de Ansiedade Social (PAS) é um dos quadros psicopatológicos mais prevalentes (4% - 12%) contudo, menos de 5% desta população procura ajuda profissional e aqueles que procuram, demoram cerca de 16 anos. Na base da reduzida procura de ajuda parecem encontrar-se baixos níveis de literacia. Torna-se assim necessário dispormos de intervenções viáveis e aceitáveis com demonstrada capacidade para aumentar os níveis de literacia das populações acerca desta perturbação. Uma vez testadas, estas intervenções poderão ser aplicadas com segurança evitando o desperdício de recursos, a desmotivação e saturação com eventual efeito contrário ao desejado nas comunidades alvo destes programas. Propusemo-nos, neste estudo, conceber e comparar a viabilidade e eficácia, num estudo piloto, de duas intervenções online inovadoras destinadas ao aumento da literacia na PAS. Participaram no estudo 104 indivíduos portugueses com idades compreendidas entre os 18 e 81 anos. Foi pedido aos participantes que escutassem um podcast de 5 episódios, em função da condição experimental: (a) Programa literacia PAS com episódio sobre barreiras à procura de ajuda na fase inicial; (b) Programa literacia PAS com episódio sobre barreiras à procura de ajuda na fase final; e (c) Controlo. Os resultados da comparação entre os programas revelaram que a apresentação progressiva e sequencial da informação, em que a reestruturação das barreiras se produz no fim foi mais eficaz para o aumento de conhecimento e intenção de procura de ajuda. A diminuição a curto e médio prazo do estigma pareceu beneficiar, no entanto, do programa em que a reestruturação das barreiras à procura de ajuda foi abordada na fase inicial da intervenção. Apesar da elevada mortalidade da amostra em especial dos participantes com menos intenções de procura de ajuda no pré-teste, a aceitabilidade e compreensão de ambos os programas foram excelentes. Concluímos que, num programa de aumento de literacia em PAS, a seleção e progressão de conteúdos, poderá ser realizada em função das variáveis, que integram o construto da literacia (conhecimento, estigma, atitudes, intenção e comportamento de procura de ajuda) e se propõe alterar. Os resultados do nosso estudo poderão ser replicados em ensaios clínicos controlados.
- À descoberta da Ria FormosaPublication . Aníbal, Jaime; Gomes, Ana; Mendes, Isabel; Moura, DelmindaRecentemente, o CIMA foi abordado por vários autarcas, membros de organizações locais e regionais, e stakeholders da região algarvia, os quais gostariam de ter uma publicação em português, que pudessem consultar aquando da tomada de posições/decisões sobre questões ambientais costeiras. O produto desse desafio é este livro, o qual se destaca pela sua facilidade de leitura e adequação à divulgação científica da investigação realizada no CIMA. Deste modo, não é um livro monotemático, pretendendo pelo contrário uma abordagem sistémica a um alvo territorial, que neste caso é o sistema lagunar da Ria Formosa. Este livro visa transmitir conhecimentos científicos, em uma linguagem simples, mas cientificamente correta. Esse compromisso às vezes é difícil de alcançar. Portanto, cada capítulo contém caixas de texto que explicam os conceitos menos comuns e também um glossário no final do livro.
- À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anosPublication . Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Rodrigues, Susana Filipa ViegasO presente estudo, que foi realizado no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2018/2019, decorreu numa instituição pública em contexto de jardim de infância em Almancil, no concelho de Loulé, subordinado ao tema “À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos”. No grupo observou-se que a maioria das crianças demonstrava não saber identificar uma frase e as palavras que a constituíam, o que despertou a atenção e justificou a pertinência de promover jogos lúdicos sobre a consciência da palavra, com a finalidade de ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças. A investigação decorreu com um grupo de onze crianças, que se iniciou com uma avaliação inicial e, posteriormente, realizaram-se situações de aprendizagem que envolviam todo o grupo de crianças e que promoviam a consciência da palavra e estimulavam a tarefa de segmentação de palavras. Por fim, efetuou-se a avaliação final com as onze crianças participantes. A metodologia do estudo é de cariz quantitativo bem como o seu tratamento de dados, contudo, recorreu-se a instrumentos de recolha de informação de cariz qualitativo, como foi o caso da observação participante e das notas de campo, para um melhor complemento da informação recolhida. A análise dos dados recolhidos revelou que houve uma evolução nas crianças da avaliação inicial para a final, revelando que os jogos realizados na intervenção pedagógica promoveram e estimularam o interesse e o gosto pela consciência da palavra.
- À descoberta do Ártico no jardim de infância: o contributo dos materiais naturais e do quotidiano na aprendizagem das criançasPublication . Santos, Joana Filipa Silva; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioO nosso planeta Terra, assim como a mãe Natureza estão vivos, em expansão e em constante evolução pelo Universo. Se olharmos com outra perspetiva para o nosso planeta e para tudo o que ele abarca, podemos vislumbrar a Terra como uma gigante máquina biológica que viaja pelo Infinito, ou seja, é como se de um “meio de transporte” se tratasse, permitindo-nos viajar pelo cosmos, mas também evoluir como seres humanos, pela simples razão de existirmos Nela. Importa, portanto, dar a conhecer e sensibilizar as crianças sobre as diversas formas de vida existentes na Terra, assim como, enfatizar a relevância de a preservar, estimando os seus recursos naturais. O estudo pretendeu compreender de que forma as aprendizagens das crianças de três a seis anos de idade poderão ser enriquecidas com a introdução de materiais naturais e do quotidiano na descoberta do Ártico. Ambicionou-se, também, averiguar de que modo as Artes Visuais, como técnicas e estratégias de exploração, poderão contribuir para ampliar os seus conhecimentos. Neste sentido, foi escolhido pelas crianças o gelado Ártico como zona a explorar, por ser uma região que lhes suscitou interesse em conhecer e descobrir. Foram investigadas as suas caraterísticas geográficas, alguns aspetos populacionais e culturais e abordados alguns animais polares. Para este efeito, utilizou-se uma metodologia de caráter qualitativo centrada no estudo de caso e, para tal, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como: a observação participante, as notas de campo, o inquérito por entrevista e os registos multimédia. No que respeita aos resultados, não foi possível chegar a uma conclusão concreta, mas a possíveis deduções com base no desenvolvimento do tema do projeto investigativo, devido ao encerramento das instituições, consequente da atual situação de pandemia. Estas deduções foram fruto da análise e reflexão de diversos elementos, tais como os comportamentos, as reações, as atitudes, os comentários, as brincadeiras, as produções, mas, sobretudo os diálogos e os debates entre as crianças.