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Browsing CAC1-Teses by Subject "Chat"
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- El “CHATÊS”: posibilidades de utilización de nuevos medios y sus códigos en el aprendizaje de los idiomas maternosPublication . Côrtes Moreira, Sandra Cristina; Aguaded Goméz, José IgnacioNeste trabalho analisou-se a forma como algumas novas tecnologias/canais/meios de Comunicação – os telemóveis e os Chats/Instant Messenges Softwares – podem influenciar o uso da língua materna (no caso, o Português) e a correcta aprendizagem da sua norma, por parte dos jovens utilizadores. Avaliou-se o perfil do utilizador típico e as regras implícitas nesse processo de construção de mensagens, bem como os problemas comunicacionais que podem resultar desse mesmo uso. Para além da pesquisa bibliográfica e da recolha de textos e sua análise (close reading), utilizaram-se, neste estudo, estratégias de observação participante e não participante, tendo-se realizado quinze entrevistas (via e-mail) e sessões com seis Focus Groups, compostos por professores e alunos da Escola Secundária de Silves – ESS (10º, 11º, 12º anos, entre os 16 e os 18 anos). Aplicaram-se conceitos como língua, linguagem, código, signo, ícone, entre outros, para perceber este “novo tipo de comunicação” –, a que, de forma lúdica, se deu o nome de “chatês” –, tendo-se concluído que o mesmo poderá classificar-se como um código híbrido, já que mistura particularidades das línguas maternas dos utilizadores (sintaxe, léxico), bem como novas características, algumas delas muito específicas (os emoticons, os smileys, as abreviaturas e acrónimos, a pontuação excessiva, entre outras), podendo, mesmo, como referem alguns autores, vir a considerar-se como um novo género textual. Este uso, que o senso comum aponta como sendo destruidor do conhecimento/domínio correcto da norma da língua materna nas faixas etárias mais jovens, não está a pôr em risco essa mesma língua, mas é mais um dos factores que contribuem para a permanente adaptabilidade e transformação da mesma, revelando os seus utilizadores uma competência criativa alta, grande capacidade de síntese e facilidade de introdução, no próprio “chatês”, de vários níveis da língua. Todavia, os alunos, sobretudo os de faixa etária mais baixa e com maiores dificuldades na aprendizagem da língua materna (comprovadas pelas notas mais baixas na mesma e pelas claras dificuldades de expressão manifestadas nos exercícios propostos), revelam, na sua prática escolar, marcas de utilização do “chatês”, como se demonstra pelos diversos exemplos recolhidos. Por isso, foram desenvolvidos/aplicados em diversas turmas da ESS, na disciplina de Português, exercícios recorrendo a este código, que se revelaram motivadores, quer para docentes, quer para alunos e eficientes na transmissão de conhecimentos relativos à norma do Português e que se compilaram num Pequeno Guia Rápido para o Uso do “Chatês” na Aprendizagem do Português. Conclui-se, do mesmo modo, que o “chatês” desempenha um papel social, sendo um elemento integrador dos jovens no seu grupo de pares.