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Recent Submissions

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  • 1948-1965: o declínio do paradigma clássico e a emergência do maneirismo de Hollywood
    Publication . Carrega, Jorge Manuel Neves; Tavares, Mirian
    O presente trabalho, investiga as origens históricas e as características formais do maneirismo de Hollywood, através de uma análise da produção cinematográfica dos estúdios de Hollywood, entre o final da década de 1920 e o fim do chamado studio system (em meados da década de 1960). Tal como o maneirismo histórico, o maneirismo hollywoodiano constitui um fenómeno artístico complexo e contraditório, cujas origens remontam ao estilo germânico introduzido no cinema dos estúdios em final dos anos vinte, por cineastas europeus como F.W. Murnau, Paul Leni, Rouben Mamoulian e James Whale. Tendo eclodido no final da II Guerra Mundial, período que assinala o início crise do sistema social, cultural e industrial que havia originado o cinema clássico, o maneirismo de Hollywood nasceu de uma consciência do cinema em relação ao seu passado. Obrigado a concorrer com a chamada “modernidade” cinematográfica europeia e com a ficção televisiva (que se apropriara do modelo clássico), o cinema de Hollywood explorou novos temas e géneros cinematográficos e investiu na exibição da técnica e do aparato tecnológico, forçando os limites do paradigma clássico, através de uma retórica de efeitos maneiristas que, não implicando um corte radical com o classicismo, representou uma clara tentativa de renovação formal, levada a cabo por cineastas como Alfred Hitchcock, Vincente Minnelli, Douglas Sirk, Stanley Donen e Jerry Lewis. A coexistência de varias correntes estéticas no cinema do pós-guerra (1945-1968), período em que, a par das últimas grandes obras clássicas, o maneirismo enquanto manifestação estética emergiu como modelo dominante, permite-nos concluir que o chamado cinema “clássico” (do estúdios de Hollywood) incluiu também, desde cedo, um cinema maneirista.
  • O "Conde Claros en hábito de fraile" na tradição oral moderna Portuguesa. Entre a recriação e a memória
    Publication . Boto, Sandra; Ferré, Pedro
    Este estudo procura centrar-se nalgumas das inúmeras questões que se encontram por responder relativamente ao romance "Conde Claros en hábito de fraile", em particular no âmbito da tradição oral moderna Portuguesa, aventando propostas de resolução. O objectivo é esclarecer, tanto quanto possível, aspectos que têm levado a crítica a olhar para este romance enquanto sinónimo de "texto-enigma".
  • Literatura digital, uma leitura reinventada: estudo de caso do livro interativo "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore"
    Publication . Mestre, Ana Isa; Nogueira, Adriana; Borges, Gabriela
    A dissertação que aqui se apresenta tem como objetivo propor uma reflexão acerca do livro infantil interativo The Fantastic Flying Books of Mr.Morris Lessmore, analisando-o e identificando-o como produto cultural contemporâneo e percebendo de que modo, acompanhando a tendência de surgimento de novos meios e novos suportes no campo literário, este se afirma como um “objecto-novo”, aberto e fruto de um processo de transcriação. O trabalho pretende ainda cruzar os conceitos de obra aberta e tradução intersemiótica de modo a verificar como estes se concretizam na transcriação da obra em questão.
  • Eterno presente, o tempo na contemporaniedade
    Publication . Silva, Bruno; Tavares, Mirian; Lemos, André
    Este trabalho tem como objecto central a análise e a reflexão sobre o tempo no Cinema e na Banda Desenhada, nomeadamente no filme Taxandria, de Raoul Servais, e no álbum de Banda Desenhada Memórias do Eterno Presente, de Schuiten & Peeters, sendo o último uma variação sobre o primeiro. Pretendemos, acima de tudo, através do estudo destas obras, onde o tempo surge como tema central, perceber se a noção de tempo nestes dois suportes pode ser entendida como explicitação do tempo na contemporaneidade, tal como foi definido por teóricos das questões ligadas ao pós-modernismo, sobretudo através da preeminência da teletecnologia e da hiper-realidade.