II. Componente Politécnica
Permanent URI for this community
Browse
Browsing II. Componente Politécnica by Subject "(PNL)"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel da literatura na formação integral do indivíduo – a fada Oriana e o raciocínio éticoPublication . Lopes, Maria Clara Mota; Fonseca, Olga daO presente relatório surge no âmbito do plano de estudos realizado na unidade curricular de prática de ensino supervisionada, inserida no mestrado de ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico e contém um estudo de investigação educacional. O referido estudo educacional recai sobre o potencial desenvolvimento de raciocínio ético e moral através da leitura/análise de uma obra literária incluída no Plano Nacional de Leitura e de atividades complementares. O desenvolvimento da criança depende de vários fatores, entre eles, a leitura. A criança na idade pré escolar absorve tudo o que a rodeia. Interrogámo-nos se os valores e ensinamentos embutidos nas obras literárias para a infância são absorvidos pelas mesmas. Será que, de alguma forma, as crianças são influenciadas pelo seu estudo? Por forma a dar resposta às minhas questões, proponho a realização de algumas atividades práticas, nomeadamente, o preenchimento de um questionário e a leitura e consequente interpretação de uma obra literária, através de fichas de trabalho concebidas para o efeito. A obra escolhida como objeto de estudo foi A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ainda que o número da amostra se demonstrasse relativamente pequeno, condicionando os resultados, foi possível verificar que ocorreram mudanças a nível das respostas dos alunos, podendo-se, desta forma, afirmar que houve uma mudança no raciocínio ético e moral dos alunos.