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- O papel da literatura na formação integral do indivíduo – a fada Oriana e o raciocínio éticoPublication . Lopes, Maria Clara Mota; Fonseca, Olga daO presente relatório surge no âmbito do plano de estudos realizado na unidade curricular de prática de ensino supervisionada, inserida no mestrado de ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico e contém um estudo de investigação educacional. O referido estudo educacional recai sobre o potencial desenvolvimento de raciocínio ético e moral através da leitura/análise de uma obra literária incluída no Plano Nacional de Leitura e de atividades complementares. O desenvolvimento da criança depende de vários fatores, entre eles, a leitura. A criança na idade pré escolar absorve tudo o que a rodeia. Interrogámo-nos se os valores e ensinamentos embutidos nas obras literárias para a infância são absorvidos pelas mesmas. Será que, de alguma forma, as crianças são influenciadas pelo seu estudo? Por forma a dar resposta às minhas questões, proponho a realização de algumas atividades práticas, nomeadamente, o preenchimento de um questionário e a leitura e consequente interpretação de uma obra literária, através de fichas de trabalho concebidas para o efeito. A obra escolhida como objeto de estudo foi A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ainda que o número da amostra se demonstrasse relativamente pequeno, condicionando os resultados, foi possível verificar que ocorreram mudanças a nível das respostas dos alunos, podendo-se, desta forma, afirmar que houve uma mudança no raciocínio ético e moral dos alunos.
- Horta Amiga – amizade e solidariedade: um projeto de caráter social, ambiental e educativo na Escola Básica e Secundária de Albufeira (EBSA)Publication . Santos, Cleide Alves dos; Almeida, António Fragoso deO Projeto da Horta Amiga teve como função, incentivar a produção e o consumo de uma alimentação saudável entre os participantes menores, através das atividades desenvolvidas no âmbito da mesma e visou a interação e o convívio entre os grupos, na promoção do respeito pelas diferenças. No campo educativo, o grande desafio da sociedade atual é manter as crianças na escola em segurança e felizes. Muitos alunos se mostram insatisfeitos na escola. É preciso criar meios para que estes estejam motivados se sintam motivados neste espaço, facilitando assim o processo ensino-aprendizagem. Neste relatório foi apresentada uma proposta de intervenção socioeducativa. Esse foi um trabalho desenvolvido entre grupos, no qual contamos com o precioso apoio de três professores dessa instituição educativa de alguns alunos da turma de EE e dos 6ºs anos especificamente. Todos eles tinham idades compreendidas entre 09 e 18 anos no início desse Estágio e frequentaram essa instituição educativa no ano letivo 2014/ 2015. Nas páginas a seguir, serão apresentadas as atividades desenvolvidas.
- Competências motivacionais, emocionais e comunicacionais em estudantes estagiários da área da saúdePublication . Alves, Helena Maria da Silva; Jesus, Saul; Vieira, Luís SérgioOs estágios são em regra, experiências de grande relevância na formação de estudantes universitários pelo significativo contributo que pode conferir na sua aprendizagem técnica e no desenvolvimento das competências motivacionais, emocionais e comunicacionais. Neste âmbito o apoio fornecido durante este período assume um papel central. Com a finalidade de analisar o efeito do apoio no estágio nas competências motivacionais, emocionais e comunicacionais desenvolveu-se uma linha de investigação observacional (2009 – 2014), quantitativa de carácter transversal e longitudinal (pré e pós-estágio). O estudo teve como participantes estudantes de cursos da área da saúde de várias Instituições de Ensino Superior a nível nacional que realizaram o último estágio curricular do curso a que pertenciam. A colheita de dados realizou-se através de um questionário de autorrelato, sendo o estudo transversal constituído por 364 estudantes e o longitudinal por 191. Os resultados desta investigação revelam que na sua globalidade os estudantes estão motivados intrinsecamente e possuem uma orientação profissional bem definida. São estudantes emocionalmente inteligentes com bons níveis de assertividade com os pacientes e com a equipa. Os resultados revelaram ainda que o apoio no estágio tem uma influência positiva nos níveis motivacionais, emocionais e comunicacionais dos estudantes, e que houve diferenças significativas positivas no final do estágio nos níveis de motivação intrínseca, em algumas dimensões da inteligência emocional e na assertividade. No apoio fornecido no estágio, apesar de terem sido obtidos níveis satisfatórios por parte dos estudantes, ficaram abaixo do esperado pelos mesmos no momento anterior ao estágio. Esta investigação vai de encontro à ideia de que os estágios são momentos importantes com vista ao desenvolvimento de competências a vários níveis e que o apoio fornecido durante este período merece continuar a ter uma atenção especial por parte das instituições de ensino, principalmente no que diz respeito à preparação dos orientadores.