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de Almeida Fontes, Ana Paula

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  • Manual de teste muscular
    Publication . CINTRA, RUI; Fontes, Ana Paula; Felício, João
    O Teste Muscular é um dos instrumentos do Fisioterapeuta que duplamente o auxilia no quotidiano da sua prática baseada na evidência, ou seja, é um instrumento valioso do diagnóstico funcional, e um instrumento dos resultados da prestação de cuidados, contribuindo para uma Fisioterapia qualificada e empreendedora. Este Manual aborda o teste muscular analítico dos principais músculos/grupos musculares dos membros e tronco.
  • Functional evolution in total knee arthroplasty: first and second-generation patient-specific instrumentation compared with conventional instrumentation
    Publication . Fontes, Ana Paula; CINTRA, RUI; Gomes, Luis; João Paulo Sousa
    Background: This study compares the functional evolution between the first- and second-generation patient-specific instrumentation and conventional instrumentation pre-surgery and the third month post-surgery after TKA. We analyzed the functional outcomes achieved and the absolute gains of each study variable. In addition, we aimed to elucidate the results of the three surgical techniques regarding the surgery length of time, length of hospital stay, percentage drop in hemoglobin (Hg) at 24 h, and hip-knee-ankle angle post-surgery. Methods: We reported our experience in TKA using PSI Visionaire System® and CI technique in 688 procedures. The patients were divided into first (N=272) and second-generation (N=151) PSI designs. The control group (N=265) underwent TKA with the CI. The instruments for assessing the functioning were: visual analog scale, goniometry, 6- minute walk test (6MWT), and domains of the WOMAC Index. Results: The functioning achieved three months after surgery was lower in the CI than the first-generation PSI. The respective differences at absolute gains were found in the 6MWT and pain and function WOMAC scores (p=0.023, p=0.049, and p=0.018, respectively). The mean surgical time was higher in the CI compared to PSI designs (both p<0.001), and the mean hospital length of stay was higher in the CI compared to second-generation PSI (p=0.002). The percentual drop in Hg was higher in the first-generation PSI than with the CI (p=0.006). Conclusions: Three months after TKA, the functioning achieved with the first-generation PSI was greater than the CI. However, the functional results between second-generation PSI and CI were similar.
  • Regulamento do fardamento para os estudantes do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSUAlg
    Publication . Felício, João; Fontes, Ana Paula; CINTRA, RUI
    O Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSUAlg tem como principal objetivo formar profissionais capazes de desenvolver competências humanas, científicas e técnicas num clima de interdisciplinaridade; desenvolver o raciocínio clínico e competências de avaliação/intervenção nas áreas músculoesquelética, neurológica e cardiorrespiratória, ao longo do ciclo de vida e dos diversos contextos de evolução da(s) condição(ões) de saúde; integrar o conhecimento e competências numa prática baseada na evidência através de atitudes, comportamentos e práticas profissionais de excelência. Para que exista uma imagem organizacional e corporativa íntegra e coesa dos estudantes do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSUAlg, elaborou-se este documento que define e regula a utilização do seu fardamento.
  • Regulamento do funcionamento do Ginásio de Fisioterapia da ESSUAlg
    Publication . CINTRA, RUI; Fontes, Ana Paula; Cavaco, Adriana; Felício, João
    O presente regulamento destina-se a estabelecer as regras de funcionamento e utilização do Ginásio do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg) por parte dos utilizadores. O Ginásio é um espaço vocacionado para a aprendizagem e prática de estratégias de intervenção de Fisioterapia na área das condições cardiorrespiratórias, musculo esqueléticas, neuro musculares, saúde da mulher, condições especiais, quer seja no âmbito do ensino, quer da investigação ou prestação de cuidados.
  • Manual de tranferências
    Publication . Felício, João; Fontes, Ana Paula; CINTRA, RUI
    O Manual de Transferências tem como principal objetivo fornecer de uma forma sistemática e organizada os princípios das técnicas e estratégias, assim como todos os conhecimentos teórico-práticos, fundamentais para transferir um doente de uma superfície para outra, de forma segura e económica do ponto de vista ergonómico.
  • Manual de posicionamentos e mobilidade no leito
    Publication . Felício, João; Fontes, Ana Paula; CINTRA, RUI
    O Manual de Posicionamentos e Mobilidade no Leito é um guião de orientação para os Estudantes de Fisioterapia da ESSUAlg, relativamente aos conteúdos programáticos associados aos posicionamentos e mobilidade no leito. O seu principal objetivo é fornecer de uma forma sistemática e organizada os princípios destas referidas estratégias, assim como todos os conhecimentos teórico-práticos fundamentais para posicionar e mobilizar um doente.
  • Regulamento interno das unidades curriculares de educação clínica da Licenciatura em Fisioterapia
    Publication . Felício, João; Fontes, Ana Paula; CINTRA, RUI
    A missão do curso de Licenciatura em Fisioterapia é assegurar conhecimentos, competências e aptidões requeridas para o exercício da prática profissional, nomeadamente na área da prevenção, manutenção e recuperação do movimento, promovendo a capacidade e o desempenho funcional, em circunstâncias em que as estruturas e/ou funções estão ameaçadas pelo processo de envelhecimento, por lesão ou doença. O presente Regulamento interno refere-se às Unidades Curriculares de Educação Clínica (dividida em seis módulos/períodos) do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSUAlg, orientadas para a aprendizagem em contexto de prática profissional, correspondendo a um total de 60 ECTS (ao longo dos quatro anos do Curso), sendo extensível a todos os Estudantes, independentemente do regime de frequência. Pretende esclarecer todos os intervenientes neste processo de aprendizagem, acerca dos conteúdos programáticos do curso, incluindo os diversos períodos de Educação Clínica e suas finalidades, as competências dos Estudantes enquanto futuros Fisioterapeutas e do Educador Clínico, metodologia da avaliação das Unidades Curriculares, entre outros. Ao longo do curso, os Estudantes frequentam as unidades curriculares de Educação Clínica, integrados em diferentes instituições, contextos e áreas de intervenção onde terão a oportunidade de desenvolver e demonstrar um desempenho profissional competente em situações reais.