Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Fatores afetivos na resolução de problemas matemáticos desafiantes no contexto de uma competição inclusiva baseada na WebPublication . Carreira, Susana; Ferreira, Rosa; Amado, NéliaNesta comunicação, procuramos descrever os padrões de comportamento dos participantes numa competição de resolução de problemas, de natureza inclusiva e baseada na Web, no que toca à procura de ajuda para resolver os problemas propostos e aos graus de apreciação e dificuldade sentidas ao resolver os mesmos. Os resultados sustentam o carácter desafiador dos problemas do SUB12, em particular o seu grau de desafio moderado. Sugerem que os participantes procuram ajuda sobretudo junto da família e dos professores, e que gostam bastante dos desafios colocados ao longo da competição, desafios esses que consideram, em geral, ser fáceis ou de dificuldade média. Indicam ainda a existência de uma forte correlação entre o gosto e o baixo grau de dificuldade sentida, bem como entre o gosto e a ausência de necessidade de procura de ajuda. Algumas questões para investigação futura são levantadas.
- Um olhar sobre uma competição matemática na Web: os SUBsPublication . Carreira, Susana; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Silva, Jaime Carvalho e; Rodriguez, Juan; Jacinto, Hélia; Amaral, Nuno; Nobre, Sandra; Martins, Isa; Reis, Sílvia; Mestre, Rita BritoProblem@Web é um projeto de investigação na área da Educação Matemática, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, instituto público tutelado pelo Ministério da Educação e Ciência que promove e financia projetos em todos os domínios da ciência e da tecnologia. Este projeto tem como objetivo geral estudar a resolução de problemas de matemática num contexto exterior à sala de aula – as competições matemáticas baseadas na Internet, nas quais se incluem os campeonatos de matemática SUB12 e SUB14, promovidos pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. O SUB12 e o SUB14 são campeonatos de resolução de problemas dirigidos a todos os alunos dos 5º, 6º, 7º e 8º anos de escolaridade das regiões do Algarve e Alentejo e decorrem online, culminando com uma final presencial.
- O projecto Problem@Web: perspectivas de investigação em resolução de problemasPublication . Carreira, Susana; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Jacinto, Hélia; Nobre, Sandra; Amaral, NunoApresentam-se as principais linhas de investigação do Projeto Problem@Web cujo propósito geral é estudar a resolução de problemas matemáticos num contexto que se estende para além da sala de aula, centrado em competições matemáticas inclusivas que decorrem através da Internet. Para cada um dos três focos de investigação – Tecnologias, Afetos e Criatividade – na resolução de problemas, é apresentada uma síntese do quadro teórico adotado, designadamente os conceitos chave, fazendo-se referência a aspetos específicos do campo empírico sempre que possível. Sacrificando o detalhe das abordagens metodológicas utilizadas, são sintetizados os resultados de investigação para cada uma das três vertentes a que o projeto se dedicou.