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- Fatores afetivos na resolução de problemas matemáticos desafiantes no contexto de uma competição inclusiva baseada na WebPublication . Carreira, Susana; Ferreira, Rosa; Amado, NéliaNesta comunicação, procuramos descrever os padrões de comportamento dos participantes numa competição de resolução de problemas, de natureza inclusiva e baseada na Web, no que toca à procura de ajuda para resolver os problemas propostos e aos graus de apreciação e dificuldade sentidas ao resolver os mesmos. Os resultados sustentam o carácter desafiador dos problemas do SUB12, em particular o seu grau de desafio moderado. Sugerem que os participantes procuram ajuda sobretudo junto da família e dos professores, e que gostam bastante dos desafios colocados ao longo da competição, desafios esses que consideram, em geral, ser fáceis ou de dificuldade média. Indicam ainda a existência de uma forte correlação entre o gosto e o baixo grau de dificuldade sentida, bem como entre o gosto e a ausência de necessidade de procura de ajuda. Algumas questões para investigação futura são levantadas.
- O feedback no contexto do trabalho entre alunos com o geogebraPublication . Paiva, Júlio; Amado, Nélia; Carreira, SusanaApresentamos neste artigo dois episódios relativos a uma experiência de ensino com alunos do 7.º ano onde é dado relevo ao trabalho com o computador na aprendizagem da geometria. Tentamos tirar partido das potencialidades da utilização de um ambiente de geometria dinâmica no processo de ensino/aprendizagem. Focamo-nos no trabalho desenvolvido por um grupo de dois alunos em sala de aula. Este estudo desenvolve-se num contexto de ensino/aprendizagem onde se dá primazia às relações não hierárquicas (interação aluno-aluno). Adotando um modelo co-construtivista damos relevo aos diálogos entre alunos e adotamos uma metodologia qualitativa do tipo interpretativo com o objetivo de perceber o papel e a relevância do feedback entre alunos para a sua aprendizagem, na classificação e na semelhança de triângulos utilizando o Geogebra. A aplicação empírica e a interpretação de um modelo de fases do feedback (Performance; Surgimento de Feedback; Receção de Feedback e Revisão) permite-nos elaborar um conjunto de comentários finais que revelam a importância do feedback para a compreensão e aprendizagem dos alunos.
- Clear-water scour at comparatively large cylindrical piersPublication . Lança, Rui; Fael, Cristina; Maia, Rodrigo; Pêgo, João; Cardoso, AntónioNew long-duration clear-water scour data were collected at single cylindrical piers with the objective of investigating the effect of sediment coarseness, Dp=D50 (Dp = pier diameter; D50 = median grain size) on the equilibrium scour depth and improving the scour depth time evolution modeling by making use of the exponential function suggested in the literature. Experiments were carried out for the flow intensity close to the threshold condition of initiation of sediment motion, imposing wide changes of sediment coarseness and flow shallowness, d=Dp (d = approach flow depth). The effect of sediment coarseness on the equilibrium scour depth was identified; existing predictors were modified to incorporate this effect for U=Uc ≈ 1.0; Dp=D50 > ≈60 and d=Dp ≥ 0.5; the complete characterization of a known scour depth time evolution model was achieved for U=Uc ≈ 1.0, 60 < Dp=D50 < 500 and 0.5 ≤ d=Dp ≤ 5.0.
- A aprendizagem de métodos formais num ambiente combinado de lápis e papel e folha de cálculoPublication . Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro daO nosso objetivo é estudar a aprendizagem de métodos formais na resolução de sistemas de equações, no quadro de uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano, para o que analisamos as representações usadas por duas alunas. Os dados foram recolhidos durante as aulas da experiência de ensino. Os resultados mostram que a experiência informal realizada com a folha de cálculo, nomeadamente, através da identificação de variáveis, tradução de condições e identificação de soluções se mostrou uma abordagem adequada, em especial, para o estudo do método de substituição. No final do estudo, uma das alunas passou a recorrer sistematicamente aos métodos formais enquanto a outra usa com eficácia a folha de cálculo, que prefere em relação aos métodos formais.
- Negociação de significados no 1.º ano de escolaridade: conceitos e processos matemáticosPublication . Guerreiro, AntónioEste artigo discute o papel da negociação de significados na definição de conceitos e processos matemáticos em aulas do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Os dados foram recolhidos por mim, por vídeo gravação, em aulas do 1.º ano de escolaridade de dois professores com habilitação profissional para a docência no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, na variante matemática/ciências da natureza. A análise de dados assume uma orientação interpretativa da ação e significação da prática profissional dos professores. Os resultados apontam para a importância da partilha e negociação de significados matemáticos no desenvolvimento de conceitos e processos matemáticos na aprendizagem da desenvolvimento de conceitos e processos matemáticos na aprendizagem da matemática e para o aprofundamento da formação matemática dos professores do ensino básico.
- Detection, classification and localisation of football players and ball from handycam videosPublication . Vilas, Tiago; Rodrigues, J. M. F.; Cardoso, Pedro J. S.The current performance requirements in football make imperative the use of new technologies for game observation and analysis, providing detailed information about the team's actions. This paper presents in resume an algorithm to collect information from Handycam videos, namely, the football pitch, player and ball detection, player classification within the team, the tracking and localisation of players and ball, being the main contribution the determination of the exact localisation of players and ball in the pitch.
- Keypoint clustering using cortical colour opponencyPublication . Farrajota, Miguel; Rodrigues, J. M. F.; du Buf, J. M. H.Coloured regions can be segregated by using colour-opponency mechanisms, colour contrast, saturation or luminance. This paper focuses on clustering coloured regions by using colour tuned end-stopped cells. Colouinformation is coded in separate colour channels to convey differently coloured regions. Then, by using multi-scale cortical end-stopped cells tuned to colour, this information is coded in all channels by mapping it to the multi-scale peaks. Finally, unsupervised clustering is achieved by analysing the branches of these peaks and by linking them together on the basis of their colour, saturation and luminance information.
- Materiais didáticos e recursos no ensino e aprendizagem da matemáticaPublication . Pires, Manuel Vara; Amado, NéliaO ensino e aprendizagem da matemática não podem dissociar-se da sociedade em que vivemos. Os alunos do século XXI estão permanentemente ligados ao mundo e em contacto com o conhecimento, através das mais variadas tecnologias, não aprendendo da mesma forma que os seus pais aprenderam. O acesso à informação está disponível em todo o lado e a escola deve tirar partido desta situação e enquadrá-la. Contudo, fazêlo não é uma tarefa fácil. A existência de inúmeros recursos e materiais não é, por si só, garantia de melhores aprendizagens. A questão reside na forma como eles são potencializados e aproveitados. Os professores estão perante um novo desafio e um novo dilema, o de gerir a infinidade de materiais e recursos que o século XXI lhes proporciona a cada momento. Apesar da atenção que a formação, inicial e contínua, de professores tem dado à integração dos recursos e materiais no ensino e na aprendizagem da matemática, este é um campo vasto e em permanente desenvolvimento.
- Reticulated origin of domesticated emmer wheat supports a dynamic model for the emergence of agriculture in the fertile crescentPublication . Civáň, Peter; Ivanicova, Zuzana; Brown, Terence A.We used supernetworks with datasets of nuclear gene sequences and novel markers detecting retrotransposon insertions in ribosomal DNA loci to reassess the evolutionary relationships among tetraploid wheats. We show that domesticated emmer has a reticulated genetic ancestry, sharing phylogenetic signals with wild populations from all parts of the wild range. The extent of the genetic reticulation cannot be explained by post-domestication gene flow between cultivated emmer and wild plants, and the phylogenetic relationships among tetraploid wheats are incompatible with simple linear descent of the domesticates from a single wild population. A more parsimonious explanation of the data is that domesticated emmer originates from a hybridized population of different wild lineages. The observed diversity and reticulation patterns indicate that wild emmer evolved in the southern Levant, and that the wild emmer populations in south-eastern Turkey and the Zagros Mountains are relatively recent reticulate descendants of a subset of the Levantine wild populations. Based on our results we propose a new model for the emergence of domesticated emmer. During a pre-domestication period, diverse wild populations were collected from a large area west of the Euphrates and cultivated in mixed stands. Within these cultivated stands, hybridization gave rise to lineages displaying reticulated genealogical relationships with their ancestral populations. Gradual movement of early farmers out of the Levant introduced the pre-domesticated reticulated lineages to the northern and eastern parts of the Fertile Crescent, giving rise to the local wild populations but also facilitating fixation of domestication traits. Our model is consistent with the protracted and dispersed transition to agriculture indicated by the archaeobotanical evidence, and also with previous genetic data affiliating domesticated emmer with the wild populations in southeast Turkey. Unlike other protracted models, we assume that humans played an intuitive role throughout the process.
- O contributo da participação numa competição matemática para a aprendizagem de um aluno com necessidades especiais: O caso de RuiPublication . Amado, Nélia; Carreira, SusanaAs competições, a par de outras atividades matemáticas desafiadoras que se realizam para além da sala de aula, têm vindo a merecer atenção recente por parte da investigação em educação matemática. As competições de caráter inclusivo, como é o caso dos Campeonatos de Matemática Sub 12 e Sub 14, são atualmente encaradas como oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento. Neste estudo elegemos como foco de investigação a relação entre a participação de um aluno com necessidades especiais nestas competições e o seu percurso de aprendizagem e de transformação. Analisando o caso de Rui, com base em dados qualitativos recolhidos ao longo de quatro anos, descrevemos a sua evolução na resolução de problemas, no uso do computador e na sua autoconfiança, face às dificuldades e ao sucesso que experimentou enquanto concorrente.
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