Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Modelação do impacte produzido pelo aumento de nutrientes na produção primária do estuário do SadoPublication . Martins, Flávio Augusto Bastos da Cruz; Neves, R.; Pina, PedroOs modelos matemáticos são ferramentas poderosas para avaliar o impacto humano em sistemas costeiros e estuarinos de estrutura complexa. Neste artigo utiliza-se um sistema de modelos para caracterizar o estado trófico do estuário do Sado e para prever a sua evolução baseada em diferentes cenários de intervenção humana. Analisa-se em pormenor o efeito do aumento de nutrientes introduzidos no estuário através do rio. Este estudo permite tirar conclusões sobre o impacte que esse aumento terá sobre o estuário. O sistema de modelação é composto por um modelo hidrodinâmico tridimensional às equações primitivas e modelos de transporte acoplados a modelos de transporte de sedimentos, modelos de qualidade da água e modelos ecológicos. O modelo hidrodinâmico encontra-se calibrado e validado para o sistema. Utilizam-se dados de campo de nutrientes e de fitoplâncton para comparação com os resultados do modelo. Analisam-se as características do sistema e efectua-se uma análise de sensibilidade do comportamento biológico do estuário face ao aumento da carga de nutrientes. As conclusões principais são: Confirmação da adequabilidade da metodologia utilizada para a simulação da situação actual do estuário; Pequena sensibilidade do estuário a aumentos moderados da carga de nutrientes; Sensibilidade moderada do estuário para elevadas cargas de nutrientes.
- Modelação do transporte vertical no estuário do Sado em condições barotrópicasPublication . Martins, Flávio Augusto Bastos da CruzEm estuários barotrópicos podem-se desenvolver importantes escoamentos tridimensionais devido à interacção da maré com a batimetria. O estuário do Sado encontra-se nessas condições porque se pode considerar barotrópico durante praticamente todo o ano e possui uma batimetria com forte curvatura e gradientes elevados. Um modelo tridimensional de equações primitivas é utilizado para caracterizar os escoamentos tridi- mensionaís no estuário e a sua correlação com as características da batimetria. A importância destes escoamentos para o transporte vertical de substâncias biogeoquímicas é investigada utilizando um modelo de qualidade da água tridimensional do tipo Euleriano.
- Hydrological modelling of Maranhão and Pracana Basins, a first approachPublication . Venâncio, A.; Martins, Flávio Augusto Bastos da Cruz; Neves, R.Modelling the hydrology of hydrographic basins has shown itself as a useful tool in environment management. The hydrological models can be used for multiple purposes: estimate runoff from sequences of rainfall, access stream water quality, quantify the diffuse pollution that reaches water masses such as estuaries, rivers and lakes, etc. This study has as final objective to simulate and analyse the flow, sediment transport and water quality as a function of landuse and soil type in the basins of Maranhão and Pracana. The modelling system used is SWAT, Soil Water Assessment Tool. In this first phase of the study the hydrodynamic calibration of the model was performed using measurements of average daily flows in five stations. The model compares well with the measurements; the annual average flows are similar and the majority of the measured flow peaks coincide with the model peaks.
- Modelação hidrodinâmica de escoamentos costeirosPublication . Martins, Flávio Augusto Bastos da Cruz; Neves, R.; Chambel, PauloAs zonas costeiras, os estuários e os sistemas lagunares são regiões de elevada importância do ponto de vista económico devido à intensa actividade nelas desenvolvida. Encontram-se por esse motivo sujeitas a fortes pressões do tipo ambiental. A correcta gestão dos seus recursos deve ser apoiada em ferramentas que possibilitem uma análise precisa dos fenómenos que nelas ocorrem e permitam a previsão da evolução desses sistemas. A recente evolução na capacidade de cálculo dos computadores de pequeno porte tornou viável a utilização de modelos hidrodinâmicos como ferramentas de apoio à decisão.
- Calibração de um sistema de modelação para o estuário do GuadianaPublication . Lopes, J.; Neves, R.; Dias, João Alveirinho; Martins, Flávio Augusto Bastos da CruzCom a entrada em funcionamento da barragem do Alqueva o regime de caudais no rio Guadiana irá ser alterado. Actualmente a albufeira do Alqueva encontra-se em fase de enchimento sendo garantido um caudal mínimo de 5 a 10m3/s que passa para o estuário. Neste cenário torna-se importante conhecer o comportamento das principais variáveis físicas que caracterizam o estuário do Guadiana, nomeadamente níveis, correntes salinidade e transito de sedimentos. Neste artigo utiliza-se o sistema de modelação MOHID, efectuando-se a calibração do modelo para as medidas de campo disponíveis. Esta tarefa insere-se num trabalho de modelação mais amplo de caracterização do Guadiana do ponto de vista hidrodinâmico e de transporte de propriedades.