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- Instrumentos de turismo sustentável - Práticas ambientais no setor hoteleiro do AlgarvePublication . Arraes Viegas, MargaridaO Turismo foi considerado, durante muito tempo, uma ac- tividade económica limpa e não poluente, a então designada “indústria sem chaminés”. No entanto, à medida que cresceram as preocupações ambientais e que se desenvolveu o conceito de sustentabilidade, foram-se evidenciando as consequên- cias ambientais negativas do desenvolvimento turístico. O sector hoteleiro, enquanto principal componente do produto turístico, interage directamente com o ambiente e da sua actividade decorrem impactos negativos relevantes pelo que, a partir dos anos noventa, o sector começa a adoptar várias iniciativas voluntárias no sentido de melhorar o seu com- portamento ambiental. De entre os instrumentos de turismo sustentável aplicados voluntariamente pelos hotéis, os mais comuns são os códigos de conduta, as boas práticas ambien- tais, as eco-etiquetas, os sistemas de gestão ambiental (SGAs) e os indicadores ambientais. Com este trabalho pretende- se analisar a experiência com as boas práticas ambientais nos hotéis do Algarve e assim avaliar da sua contribuição para o desenvolvimento turístico sustentável da região.
- A influência dos stakeholders na gestão ambiental dos hotéis do Algarve: análise das relações estruturais subjacentesPublication . Arraes Viegas, MargaridaNo presente trabalho efetua-se uma análise dos stakeholders das unidades hoteleiras algarvias e da influência por eles exercida nas ações de gestão ambiental destes estabelecimentos. Utilizam-se as técnicas estatísticas de Análise de Componentes Principais e de Análise de Equações Estruturais, com recurso aos Mínimos Quadrados Parciais (Partial Least Squares-PLS), método cuja aplicação se pretende exemplificar. Os resultados obtidos permitem diferenciar os stakeholders em função da pressão ambiental que lhes é percecionada e detetar diferentes influências por eles exercidas nas duas dimensões da gestão ambiental empiricamente determinadas
- Desenvolvimento Turístico Sustentável: avaliação do comportamento ambiental dos hotéis algarvios e análise estrutural da influência dos stakeholdersPublication . Arraes Viegas, Margarida; Perez, JuanA procura por um modelo mais sustentável de sociedade tem-se transformado, ao longo das últimas décadas, numa verdadeira vaga de fundo à escala internacional. A emergência de graves problemas socio-ambientais, na segunda metade do século passado, à escala global, fez eclodir uma intensa mobilização no sentido de encontrar um novo modelo de desenvolvimento que permitisse compatibilizar os aspetos económicos, sociais e ambientais. Esse novo paradigma, conhecido como desenvolvimento sustentável, surge no início da década de setenta do século XX e traz consigo uma humanização do conceito de desenvolvimento, passando a incluir a preocupação com a preservação dos recursos para as gerações futuras. As empresas, unidades básicas de organização económica, desempenham um papel crucial para solucionar os desafios colocados pelo paradigma da sustentabilidade, segundo o qual se orienta um conjunto de influências e práticas, nas quais se insere a responsabilidade social empresarial (RSE) e, mais concretamente, a responsabilidade ambiental (RAE), visando um comportamento social e ambientalmente mais responsável. Neste contexto, a responsabilidade ambiental da empresa concretiza-se no seu comportamento ambiental que, por sua vez, reflete as suas opções de gestão ambiental e respetivas estratégias. Através da análise das estratégias de gestão ambiental é assim possível aferir o comportamento ambiental das organizações, o que consiste, de acordo com Boiral (2006), numa forma de avaliar a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. Sendo o Algarve a principal região turística de Portugal e o turismo o principal motor de crescimento da economia algarvia, a presente investigação incide sobre as estratégias de gestão ambiental das suas empresas hoteleiras, com o objetivo de caracterizar o seu comportamento ambiental e assim avaliar a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável desta região. Neste sentido, a análise empírica centrar-se-á nas medidas ambientais implementadas pelas unidades hoteleiras algarvias, de forma a identificar a existência de diferentes posicionamentos estratégicos e definir assim uma taxonomia de estratégias ambientais. Estas serão depois caraterizadas em função de uma bateria de variáveis referidas na literatura como relacionadas com a estratégia ambiental empresarial. De entre essas variáveis dedica-se particular atenção à pressão exercida pelos agentes sociais que consiste, de acordo com Sharma e Starik (2004), numa das principais forças impulsionadoras do desenvolvimento de estratégias de gestão ambiental proativas. A análise empírica será desenvolvida em 2 etapas. A primeira tem como objetivo a identificação e caraterização das estratégias ambientais implementadas pelos hotéis algarvios. São utilizadas técnicas de Análise de Componentes Principais e Análise de clusters bem como diversos testes estatísticos (t, X2, Kruskall-Wallis, LSD, Anova, Scheffé). A segunda etapa tem como objetivo analisar a influência dos stakeholders nas referidas estratégias pelo que é efetuada uma modelização por equações estruturais (SEM - Structural Equation Modelling), com recurso ao Método dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS - Partial Least Squares).