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- Ser adulto com deficiência - Vídeo de informação e promoçãoPublication . Filipe, Pereira; Cavaco, AdrianaUma pessoa com uma deficiência congénita passa a sua vida inteira a superar desafios. Estes desafios representam uma desvantagem que se reflete em menos possibilidades de emprego, menos oportunidades e discriminação social. Não é suficiente rotular os indivíduos e promover a reabilitação, é preciso entender que todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres e que as nossas atitudes ajudam no desenvolvimento e oportunidades das pessoas com deficiência. Deficientes ou não, todos nós temos o poder e a responsabilidade de tornar a sociedade mais inclusiva para todos. Este minidocumentário em vídeo mostra através de entrevistas a três pessoas com deficiência congénita, as suas dificuldades sentidas ao longo da sua vida e no seu dia-a-dia, e como as conseguem superar. Inclui ainda o número de contacto da Linha do Cidadão com Deficiência no final do vídeo, para que quem necessita possa ligar e saber dos direitos a que tem direito. Este trabalho foi desenvolvidos pelo aluno Filipe Pereira, estudante do curso de Ortoprotesia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, com a orientação da Professora Doutora Adriana Cavaco, sendo uma iniciativa da unidade curricular de Integração Social e Reabilitação.
- Deficiência na pandemia - Vídeo de informação e promoçãoPublication . Galli, Cristina; Cavaco, AdrianaO presente vídeo busca sensibilizar e informar em relação aos efeitos da pandemia em pessoas com deficiência, nas quais, além de sua vulnerabilidade, tiveram que enfrentar novos desafios, juntamente com seus cuidadores, que se encontraram mais sobrecarregados e cansados. A partir disso, apresenta duração de dois minutos e vinte oito segundos, com informações objetivas e incisivas. Inicialmente, contextualiza a pandemia e, posteriormente, expõe os desafios que as pessoas portadoras de deficiência e os cuidadores passaram. No final, deixa-se uma mensagem de empatia e apoio.
- Inclusão social do adulto com deficiência adquirida - Vídeo de promoçãoPublication . Dias, Inês; Cavaco, AdrianaO vídeo conta-nos a história de uma influencer chamada Lenocas que vê a sua vida mudar completamente quando fica paraplégica, mostrando as principais dificuldades sentidas no processo de adaptação ao novo estilo de vida. O objetivo deste vídeo é sensibilizar todo o público-alvo (pessoas com deficiência adquirida, cuidadores e pessoas não portadoras de deficiência) às dificuldades inerentes à deficiência adquirida, servindo como uma extensão do flyer “Inclusão Social do Adulto com Deficiência Adquirida” nesse sentido.
- Inclusão social do adulto com deficiência Adquirida - Flyer de informação e promoçãoPublication . Dias, Inês; Cavaco, AdrianaFlyer de informação e promoção sobre a deficiência adquirida na vida adulta. Este flyer faz uma síntese das dificuldades de ser portador de deficiência na sociedade de hoje, nas dimensões de reconstrução física e emocional e regresso à vida profissional. O principal objetivo deste flyer é de sensibilizar as pessoas com deficiência adquirida e respetivos cuidadores para a existência de meios para combater a discriminação e promover a sua integração social. Também pretende dar a conhecer às pessoas que não possuam nenhum tipo de deficiência as dificuldades existentes na vida de uma pessoa com deficiência adquirida, promovendo desta forma também uma maior aceitação da deficiência por parte da sociedade.
- Deficiência na pandemia - Flyer informativoPublication . Galli, Cristina; Cavaco, AdrianaA pandemia da COVID-19, ocasionou em medidas restritivas e de prevenção para reduzir a disseminação e letalidade do vírus. Nesse contexto, as pessoas com deficiência, que já se encontravam num estado vulnerável, enfrentaram novos desafios juntamente com os seus cuidadores sobrecarregados. Assim, este flyer tem como objetivo, de maneira sucinta, expor os desafios enfrentados e a saúde mental das pessoas com deficiência e seus cuidadores durante a pandemia; as formas de adaptação, como, a utilização da telemedicina e redes sociais; e as instituições que apoiam e lutam pelos direitos das pessoas com deficiência. A partir de informações obtidas em artigos científicos e no relatório “Deficiência e COVID-19 em Portugal: Resultados de um estudo realizado com pessoas com deficiência e cuidadores”, acredita-se na importância de sensibilizar em relação as dificuldades e ao momento pandémico.
- A study on the influence of prosthetic interface material in transtibial amputees’ gaitPublication . Cavaco, Adriana; Durães, Luísa; Ramalho, Amílcar; Pais, SandraInterfaces of transtibial prosthesis have an important role in the transmission of ground reaction forces, damping gait loads and tissue protection.
- Ser adulto com deficiência - Flyer de informação e promoçãoPublication . Pereira, Filipe; Cavaco, AdrianaUma pessoa com uma deficiência congénita passa a sua vida inteira a superar desafios. Estes desafios representam uma desvantagem que se reflete em menos possibilidades de emprego, menos oportunidades e discriminação social. Não é suficiente rotular os indivíduos e promover a reabilitação, é preciso entender que todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres e que as nossas atitudes ajudam no desenvolvimento e oportunidades das pessoas com deficiência. Deficientes ou não, todos nós temos o poder e a responsabilidade de tornar a sociedade mais inclusiva para todos. Este folheto ilustrativo tri-fold mostra alguns dados estatísticos sobre as principais dificuldades das pessoas com deficiência na sociedade, os diferentes tipos de deficiência e os seis caminhos para tornar a sociedade mais inclusiva. Inclui ainda o número de contacto da Linha do Cidadão com Deficiência, para que possa ligar e saber dos direitos que uma pessoa que tenha uma deficiência tem direito. Este trabalho foi desenvolvidos pelo aluno Filipe Pereira, estudante do curso de Ortoprotesia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, com a orientação da Professora Doutora Adriana Cavaco, sendo uma iniciativa da unidade curricular de Integração Social e Reabilitação.
- Regulamento do funcionamento do Ginásio de Fisioterapia da ESSUAlgPublication . CINTRA, RUI; Fontes, Ana Paula; Cavaco, Adriana; Felício, JoãoO presente regulamento destina-se a estabelecer as regras de funcionamento e utilização do Ginásio do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg) por parte dos utilizadores. O Ginásio é um espaço vocacionado para a aprendizagem e prática de estratégias de intervenção de Fisioterapia na área das condições cardiorrespiratórias, musculo esqueléticas, neuro musculares, saúde da mulher, condições especiais, quer seja no âmbito do ensino, quer da investigação ou prestação de cuidados.