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- Comportamentos sexuais de risco:um estudo com estudantes universitáriosPublication . Gomes, Alexandra; Nunes, CristinaO preservativo é a forma mais eficaz de protecção contra infecções sexualmente transmissíveis. No entanto, a sua utilização continua a ser inconsistente, resultando num aumento de casos de HIV/SIDA nas diversas camadas etárias. Os modelos cognitivos e socio-cognitvos dos comportamentos para a saúde têm sido adequados a esta realidade revelando pouca aplicabilidade. Este estudo pretende contribuir para a aplicabilidade dos modelos socio-cognitivos aos comportamentos sexuais de risco, especificamente à não utilização do preservativo. Elaborou-se um modelo, com base nas relações teóricas estudadas, que englobava variáveis socio-demográficas, intrapessoais, interpessoais e situacionais. Foi objectivo deste estudo, testar, através de análises exploratórias e confirmatórias, a aplicabilidade deste modelo à utilização do preservativo. Complementarmente realizou-se a uma análise comparativa entre sexos e níveis de risco. Aplicaram-se 165 questionários a estudantes universitários, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Os resultados sugerem que o modelo elaborado inicialmente não era o indicado para explicar os comportamentos sexuais de risco. Eliminaram-se as variáveis que, explorativamente, não tinham um peso na explicação da utilização do preservativo. Este novo modelo foi testado através de uma análise confirmatória, tendo-se verificado um ajustamento dos dados ao modelo criado. Concluiu-se que o comportamento anterior é o melhor preditor da intenção futura da utilização do preservativo. Variáveis intrapessoais, interpessoais e situacionais mostram ter um peso no comportamento anterior, mas perdem o seu impacto numa intenção futura de utilização. Sugerem-se estudos futuros que contextualizem o comportamento sexual de risco, alterando o enfoque do indivíduo como racional para um paradigma menos racionalizado.
- Modelo integrativo de teorias cognitivas da motivação. Uma investigação realizada com professoresPublication . Jesus, Saúl; Sérgio Vieira, Luís; Almeida, H.; Santos, J.; Gomes, Alexandra; Martins, C.Neste estudo começamos por fundamentar a pertinência de um modelo integrativo que integre diversas teorias cognitivistas da motivação, no sentido de explicar como é que diversas variáveis motivacionais se relacionam e influenciam mutuamente, para melhor compreender o empenhamento e também o bem-estar profissional. O modelo que apresentamos parte do Modelo do Desânimo Aprendido e dos Modelos Expectativa-Valor da Motivação Humana, em particular do Modelo da Discrepância Motivacional, mas procura superar algumas das limitações destes modelos, integrando também os contributos da Teoria da Motivação Intrínseca e da Teoria da Auto-Eficácia. Posteriormente procurou-se validar empiricamente o modelo proposto, formulando instrumentos para avaliação das variáveis em estudo e realizando uma investigação em que participaram algumas centenas de professores, a qual permitiu demonstrar o sentido empírico do modelo. Desta forma, o modelo proposto e validado pode servir de suporte teórico para fundamentar algumas estratégias de formação que podem ser usadas para promover a motivação e o bem-estar profissional, em particular dos professores. Terminamos apontando para futuras linhas de investigação em que, noutros domínios de realização, nomeadamente alunos em contexto escolar, a motivação pode ser prevista e incentivada.