Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Avaliação, educação e comunicação do risco sísmico no contexto das escolas do Algarve
    Publication . Estêvão, João M. C.; Ferreira, Mónica; Sá, Luis Fazendeiro; Oliveira, Carlos Sousa
    Tem sido observado, um pouco por todo o mundo, que as populações não têm consciência do risco sísmico dos edifícios onde habitam, e que possuem espectativas irrealistas sobre o comportamento dessas construções. A perceção generalizada é que as habitações irão ficar intactas após um sismo moderado ou destruidor, desde que estas tenham sido corretamente projetadas e construídas, de acordo com as normas vigentes. Contudo, os edifícios somente são projetados para garantir a salvaguarda da vida humana, e não para a salvaguarda do património em si, podendo até não ser economicamente viável a sua reparação. Além disso, um sismo moderado poderá causar danos moderados ou severos, principalmente a nível não-estrutural, afetando assim o funcionamento das instalações por tempo indeterminado. Por outro lado, é importante promover a educação e informação das populações para contribuir para o aumento da resiliência das sociedades a estes fenómenos. Neste contexto, foi desenvolvida uma plataforma informática no âmbito do projeto de investigação PERSISTAH (Projetos de Escolas Resilientes aos SISmos no Território do Algarve e de Huelva), que possibilita a realização de avaliações de segurança sísmica dos edifícios das escolas do primeiro ciclo do ensino básico existentes no Algarve, recorrendo a modernas técnicas de análise estrutural. Usando esta ferramenta, é possível verificar qual o grau de dano provável de um edifício de uma escola, quer seja para um qualquer cenário de ocorrência de um sismo, ou simplesmente no contexto da verificação dos níveis de segurança estabelecidos nas normas NP EN 1998-1:2010 e NP EN 1998-3:2017. Estão a ser criados documentos direcionados para técnicos da área da construção, para aprendizagem das referidas metodologias, assim como relativas ao uso de técnicas de reabilitação sísmica. Em paralelo, também foram desenvolvidos instrumentos para aumentar a resiliência sísmica da população estudantil, designadamente o Projeto Educativo “Porquê que o chão se move?”, com atividades e material pedagógico para a educação e comunicação do risco sísmico, e o “Guia Prático da Escola Resiliente aos Sismos”, que também visam a implementação de medidas de redução do risco sísmico não-estrutural.
  • Risco sísmico nas escolas do 1º ciclo do Algarve e Huelva: avaliação, reabilitação, educação e comunicação do risco
    Publication . Estêvão, João M. C.; Amaral Ferreira, Mónica; Morales-Esteban, Antonio; Fazendeiro-Sá, Luis; Oliveira, C. S.
    As escolas com a sua elevada concentração de pessoas num espaço confinado e com relativo pequeno rácio de adultos por criança tornam-se locais bastante vulneráveis aos sismos, merecendo por isso uma maior atenção e estudos relacionados com estes eventos. A avaliação da segurança sísmica de escolas é de grande importância para a sociedade, atendendo às graves consequências de um eventual colapso deste tipo de edifícios, ou mesmo meramente em resultado de danos não estruturais. Neste contexto, o projeto PERSISTAH tem como principais objetivos a avaliação da segurança sísmica das escolas do 1º ciclo do ensino básico existentes nas regiões do Algarve (Portugal) e de Huelva (Espanha), e o estudo de medidas de reabilitação sísmica das tipologias existentes nestas regiões, bem como criar ferramentas de educação e comunicação de risco para crianças e professores. Foi desenvolvido um programa informático que possibilita a avaliação do estado de dano provável em consequência de uma determinada ação sísmica, recorrendo aos métodos de análise não linear que estão preconizados no Eurocódigo 8. Também estão a ser estudadas possíveis soluções de reforço sísmico para as tipologias que apresentam pior desempenho sísmico, em virtude das características de vulnerabilidade e níveis de ação sísmica para o local de implantação (contemplando a possível amplificação das vibrações associadas a efeitos de sítio).