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Advisor(s)
Abstract(s)
As escolas com a sua elevada concentração de pessoas num espaço confinado e com relativo pequeno rácio de adultos por criança tornam-se locais bastante vulneráveis aos sismos, merecendo por isso uma maior atenção e estudos relacionados com estes eventos. A avaliação da segurança sísmica de escolas é de grande importância para a sociedade, atendendo às graves consequências de um eventual colapso deste tipo de edifícios, ou mesmo meramente em resultado de danos não estruturais. Neste contexto, o projeto PERSISTAH tem como principais objetivos a avaliação da segurança sísmica das escolas do 1º ciclo do ensino básico existentes nas regiões do Algarve (Portugal) e de Huelva (Espanha), e o estudo de medidas de reabilitação sísmica das tipologias existentes nestas regiões, bem como criar ferramentas de educação e comunicação de risco para crianças e professores.
Foi desenvolvido um programa informático que possibilita a avaliação do estado de dano provável em consequência de uma determinada ação sísmica, recorrendo aos métodos de análise não linear que estão preconizados no Eurocódigo 8. Também estão a ser estudadas possíveis soluções de reforço sísmico para as tipologias que apresentam pior desempenho sísmico, em virtude das características de vulnerabilidade e níveis de ação sísmica para o local de implantação (contemplando a possível amplificação das vibrações associadas a efeitos de sítio).
Description
Keywords
Risco sísmico
Citation
Estêvão, João M.C.; Ferreira, Mónica Amaral; Morales-Esteban, Antonio; Fazendeiro-Sá, Luis; Oliveira, Carlos Sousa (2019). Risco sísmico nas escolas do 1º ciclo do Algarve e Huelva: avaliação, reabilitação, educação e comunicação do risco. Construção Magazine, 91, Construção e Proteção Sísmica, 22-25.