Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Patrimonio conventual y periferia. La salvaguardia de los antiguos espacios conventuales del AlgarvePublication . Marado, Catarina Almeida; Pérez Cano, María Teresa
- O contexto do património arquitectónico: um projecto de investigaçãoPublication . Marado, Catarina Almeida; Correia, MiguelA par da substancial transformação do conceito de património arquitectónico, os modelos, estratégias e instrumentos que promovem a sua protecção sofreram também significativas alterações ao longo do tempo. Em simultâneo, e de forma inevitável, o contexto vem assumindo um progressivo e preponderante papel na sua salvaguarda e nos critérios que medeiam as intervenções nestes imóveis de valor patrimonial. As mais recentes cartas ou recomendações referem a importância do contexto – alargado ao conceito de “lugar” – para o significado dos bens imóveis de interesse cultural e, consequentemente, a necessidade de desenvolver instrumentos que promovam a sua conservação e gestão. Este artigo apresenta uma proposta de investigação que pretende reflectir sobre esta temática: o contexto do património arquitectónico. O objectivo final deste projecto é constituir uma plataforma crítica, que contribua activamente para a presente necessidade de reflexão sobre as Zonas Especiais de Protecção (ZEP) dos imóveis classificados, em particular sobre a sua delimitação. Este propósito assentará no desenvolvimento de três linhas de investigação: a interpretação das relações territoriais do património edificado, a inventariação e caracterização das zonas especiais de protecção existentes em Portugal e a elaboração de um estudo comparativo das diferentes experiências europeias no âmbito da protecção do contexto dos bens imóveis.
- Do sagrado ao profano: o processo de atribuição de novos usos o processo de atribuição de novos usosPublication . Marado, Catarina AlmeidaA análise das extintas casas regulares da região do Algarve, realizada no âmbito da dissertação de doutoramento em Arquitectura intitulada “Património conventual e periferia: a salvaguarda dos antigos espaços conventuais do Algarve”, foi efectuada partindo da identificação de três diferentes fases no seu percurso histórico: conventual, pós-conventual e actual. A fase pós-conventual, que corresponde ao período que seguiu à extinção das ordens religiosas, tem sido ignorada por alguns dos estudos que abordam esta tipologia arquitectónica. Nesse sentido, a escassez de informação disponível relativamente a este momento da vida das antigas casas monásticoconventuais obrigou-nos a desenvolver um maior esforço de investigação documental.