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- Da Serra de Tavira ao Rif marroquino: analogias e mitosPublication . Campaniço, Carlos; Macias, SantiagoO presente trabalho teve como objectivo estudar a Organização do Espaço Rural na Serra de Tavira e no Rif Ocidental e confrontar as análises efectuadas, para aquilatar das suas semelhanças. O estudo da Organização do Espaço Rural, de ambos os espaços, foi conduzido por um estudo comparativo de caso entre dois pequenos povoados de montanhas, Alcaria do Cume e Onssare, incidindo sobre os seus espaços sociais: a casa, o povoado e os campos anexos. Verificámos, então, que há pouco em comum entre a Organização do Espaço Rural de Alcaria do Cume e de Onssare, embora tenhamos comprovado, em ambos os casos, as suas intrínsecas características arcaicas de povo de montanha, que pouco parecem ter sido alteradas pelos vários povos que ocuparam as suas respectivas regiões ao longo da História. Duas fortes semelhanças detectadas entre os dois povoados são atribuíveis a uma matriz mediterrânea amplamente difundida neste espaço civilizacional: a casa de pedra e a policultura de subsistência. São também muito semelhantes as distâncias e relações que Alcaria do Cume mantém com os montes vizinhos e que Onssare mantém com as dawawire vizinhas. No resto, as semelhanças são mínimas ou inexistentes. No Espaço Casa, verificámos que a tipologia das habitações são extremamente díspares, uma vez que temos em Alcaria do Cume casas baixas e exíguas, com um modelo definido, onde há duas ou três divisões na frontaria para os humanos e as mesmas divisões nas traseiras para animais, sob o mesmo tecto de duas águas, havendo uma separação definida dos espaços entre humanos e animais. Onssare apresenta duas tipologias distintas: uma com casa térrea e outra com elevação de primeiro andar. Em ambas as tipologias verificámos que os espaços de armazenamento, de abrigo para os animais e de habitação humana são um só, havendo, inclusive, uma só entrada e saída na casa para todos. Estas habitações caracterizam-se por serem habitações com três asas, viradas para um pátio de grandes dimensões, dentro de quatro paredes, com telhados de uma, duas ou quatro águas, tendo sempre um pátio de boas dimensões, dentro destas paredes. A funcionalidade dos espaços na casa também diverge grandemente entre Alcaria do Cume e Onssare. As divisões para dormir em Alcaria do Cume servem apenas para isso, havendo uma outra célula onde se preparam as refeições, se come, se convive, se recebem os convidados e se faz lume. Nas habitações de Onssare há sempre um quarto/sala principal que prevalece sobre o resto da casa, onde se dorme à noite, servindo para comer, conviver, receber os convidados ou fazer artesanato, durante o dia. As cozinhas são pequenas e apenas têm essa função, havendo um espaço dissociado para o lume, quando existente. No Espaço Povoado, as diferenças são imensas. Desde logo, a implementação de ambos os povoados, embora em espaço de montanha, obedeceu a critérios diferentes. Em Alcaria do Cume estabeleceu-se o Monte num dos cabeços mais altos da Serra, para se aproveitarem os vales, que têm maior capacidade agrícola. Onssare privilegiou a proximidade com a água, estando implementada junto às duas margens de um pequeno ribeiro, numa zona mais côncava da montanha. A forma de ambos os povoados também difere, porquanto Alcaria do Cume tem uma forma longitudinal, mercê de duas ruas, por as casas serem contíguas umas às outras, Onssare tem uma forma circular, estando as casas separadas umas das outras e em redor de um duplo centro, a mesquita e o riacho. Em Alcaria do Cume, o espaço pertencente à casa da família pode estar disseminado pelo Monte, havendo muitas divisões dissociadas da habitação principal, onde se destacam os palheiros circulares. Em Onssare o espaço de cada família é concentrado dentro daquelas quatro paredes. No Espaço Campo também encontramos inúmeras diferenças, principalmente no tamanho da propriedade e na posse da terra, uma vez que há entre os habitantes de Alcaria do Cume uma equitativa posse da terra, com cerca de cento e cinquenta pequenas parcelas por cada habitante, enquanto em Onssare há agricultores que têm dez hectares, repartidos por um máximo de dez parcelas, podendo outros ter somente meio hectare, dividido por uma ou duas parcelas. As parcelas de pequenas dimensões de Alcaria do Cume sustentam uma economia agro-pecuária de policultura e pecuária de subsistência, que se complementam. Em Onssare o maior tamanho das parcelas permite uma agricultura mercantil, não dissociada de uma policultura de subsistência, e uma fraca produção animal, por hegemonia da agricultura. Mas a maneira como se aproveita o espaço rural também difere. Em Onssare potencia-se a agricultura não deixando terrenos em pousio, no sistema de rotatividade das terras cultivadas, enquanto em Alcaria do Cume compensa-se a prática do pousio, extremamente necessária, com a inclusão da agricultura promíscua, semeando várias espécies num mesmo terreno, algo que os rifenhos não fazem. Embora com imensas diferenças entre si, os dois povoados estudados mantêm as suas essências anacrónicas, conservadas pelo poder arcaizante das montanhas, permitindo, ainda, que se estudem as suas características seculares, quiçá milenares, pelo que as generalizadas dissemelhanças entre a Organização dos seus Espaços deverão ser entendidas como endémicas às suas ancestrais civilizações.
- Impacto da ETAR de Faro-Noroeste nas comunidades bentónicas da Ria FormosaPublication . Piló, David; Chícharo, Luís; Chícharo, AlexandraCom o presente trabalho pretendeu-se avaliar o impacto da ETAR de Faro Noreste nas estrutura das comunidades macro e meiobentónicas da Ria Formosa. A amostragem decorreu ao longo do ano de 2006, caracterizando-se o local nas várias estações do ano. As estações de amostragem foram estabelecidas a diferentes distâncias do ponto de descarga de onde se recolheram dados dos parâmetros da água e amostras de sedimento para o estudo da macro e meiofauna bentónica. Os resultados evidenciaram que os efluentes da ETAR impõem um forte impacto na estrutura das comunidades bentónicas mais próximas, essencialmente devido à alteração brusca dos valores de salinidade e ao enriquecimento orgânico que podem provocar períodos de insuficiência na disponibilidade de oxigénio dissolvido. Estes, foram os factores estruturantes das comunidades, tendo sido responsáveis pela baixa diversidade observada perto do ponto de descarga, onde apenas alguns taxa como os nemátodes, as poliquetas da família Nereidae e os bivalves Scrobicularia plana na prevalecem. Estes organismos oportunistas beneficiam de uma grande capacidade de adaptação a estes ambientes , ocorrendo em grandes abundâncias, desempenhando um papel ecológico fundamental nestas zonas afectadas. O efeito dos efluentes foi-se atenuando com o aumento da distância à ETAR, onde a maior circulação e renovação da água terá eliminado o efeito das suas descargas, verificando-se uma maior diversidade de taxa sugerindo um ambiente não impactado. Temporalmente não ocorreram diferenças significativas na estrutura das comunidades bentónicas, com excepção de algumas situações consideradas pontuais. A continuidade do estudo é necessária de modo a poder avaliar mais correctamente a componente temporal e minimizar os erros registados em alguns dos métodos de avaliação utilizados.
- Validação do método de análise de espectrofotómetria de absorção atómica/emissão de chama para determinação de minerais na fermentação de medronho (Arbustus unedo L.)Publication . Gomes, Carla Maria Longuinho; Carvalho, Isabel Saraiva deO trabalho apresentado nesta dissertação teve como objectivo a validação de um método de análise por espectrofotómetria de absorção atómica/emissão de chama para determinação de minerais na fermentação de medronho (Arbutus unedo L.). O método estudado, foi desenvolvido e implementado no laboratório da FERN da Universidade do Algarve, sendo utilizado em rotina para quantificação da composição mineral de alguns produtos vegetais. No contexto da validação do método, apresentam-se os resultados da avaliação de alguns dos seus parâmetros característicos e da sua adequação à finalidade pretendida. A validação do método foi efectuada para 10 elementos minerais, tendo os elementos Ca, Cd, Cu, Fe, Mg, Mn, Pb e Zn sido validados por espectrofotómetria de absorção atómica e os elementos Na e K validados por emissão chama. Posteriormente procedeu-se a quantificação destes elementos em amostras de medronho fermentado, proveniente de uma fermentação anaeróbia de frutos de medronho. O processo de fermentação foi acompanhado pela recolha de 10 amostras aos tempos t= 0; 10; 12; 17; 18; 19; 24; 32; 48 e 65 dias. Verificou-se ser possível quantificar os elementos Ca, Mg, K e o Na. Os restantes elementos apresentaram concentrações abaixo do limite de quantificação do método. Os teores médios da composição mineral do medronho são: 166,5mg Ca, 124,1mg K, 103,2mg Na e 32,7mg Mg por 100g de matéria seca. Este estudo teve como carácter inovador, a quantificação de minerais ao longo do processo de fermentação. Estes resultados poderão contribuir para a valorização qualitativa do medronho, em termos de produto tradicional da região Algarvia.
- Um estudo exploratório sobre a relação existente entre as representações sócio-profissionais e as escolhas educativas dos filhosPublication . Pereira, Patrícia Isabel Gonçalves; Bahía, SaraEste estudo enquadra-se no âmbito da Observação e Análise da Relação Educativa, tomadas como instrumentos fundamentais de estudo dos principais factores de decisão no que diz respeito às escolhas educativas dos jovens. Ao longo dos séculos a família foi encarada como um núcleo determinante na formação dos indivíduos. Podemos, então, afirmar que a família transmite de forma espontânea os primeiros conhecimentos sobre a vida e o mundo que rodeia a criança. O objecto do estudo assenta na vontade de perceber até que ponto os filhos se deixam influenciar pelas representações sócio-profissionais dos pais, no sentido de fazerem opções educativas. Por conseguinte, tais representações poder-nos-ão conduzir a um entendimento dos principais factores que estão na base das suas opções ao nível da escolha da profissão. Todo o gizar da investigação empírica desenvolve-se, assim, em torno da seguinte questão central: que aspectos valorizam particularmente os alunos na escolha da sua profissão? Não nos interessa estudar todo o tipo de alunos, independentemente do nível social, mas sim os alunos pertencentes a classes social e/ou culturalmente favorecidas. A personalidade humana, o indivíduo livre de qualquer forma de absolutismo e de plenos direitos e a sua socialização, assim como o papel educador e socializador da família, perpassam como o leit-motif das preocupações mais profundas do nosso estudo. Ao nível da metodologia recorreremos à Estatística Descritiva, como técnica exploratória e utilizámos um Modelo de Equações Estruturais, técnica confirmatória dos dados, o que nos levou a concluir que existe uma relação entre as representações sócio-profissionais dos pais e as escolhas educativas dos filhos.
- Application of LOICZ DPSIR framework to South asia Basins and developing typology for coastal vulnerability in South AsiaPublication . Ganapuram, Sreedhar; Newton, AliceInterações entre a Terra e o Oceano na Zona Costeira (ITOZC) é um projecto núcleo do Projecto Internacional Geosfera-biosfera (PIGB). As bases do projecto núcleo da LOICZ desenvolveram uma avaliação global da importância das costas oceânicas como receptoras de material proveniente da parte terrestre. A bacia Regional do Sul da Ásia é o projecto das bacias da ITOZC focado no sub-continente Indiano. O projecto das bacias do ITOZC adoptou como metodologia Causa-Pressão-Estado-Impacto-Resposta (CPEIP) para integrar os resultados das ciências naturais e sociais com repercussão na e a partir da politica e gestão. O projecto consequentemente envolve os impactos da sociedade humana no transporte de materiais até à costa incluindo água, sedimentos, nutrientes, metais pesados e químicos produzidos pelo homem, classifica os seus impactes nos sistemas costeiros e as tentativas em desenvolver opções de gestão racional. A aplicação do conceito CPEIP no sub-continente Indiano indica que a sedimentação/erosão é sem dúvida o impacte mais significativo na região, seguido da poluição, eutrofização e na perda de Biodiversidade. Muitas são as causas que contribuem para estes problemas, incluindo em ordem de importância desflorestação, turismo, urbanização, industria, agricultura, construção de barragens ao longo dos rios e desvio dos próprios rios. As principais pressões aumentam a carga de sedimentos, o input de nutrientes, as deficientes praticas de gestão da terrestre, a construção de barragens e o desvio da água dos rios, todas ampliadas pelas mudanças no ciclo hidrológico, pelas tempestades tropicais e pelos furacões. O conceito CPEIP é aplicado em forma de tabela para cada sistema. A classificação da tipologia da ITOZC foi aplicada para gerar uma tipologia para a vulnerabilidade da costa à Subida do Nível do Mar como consequência do Aquecimento Global. A ferramenta DISCO cluster utilizou-se para estatisticamente agrupar um conjunto de variáveis proxy da vulnerabilidade costeira relativamente à subida do nível do mar em medida de delinear-se a variabilidade da vulnerabilidade da costa. A tipologia pode ser utilizada para identificar as áreas prioritárias à vulnerabilidade costeira e pode ser útil na tomada de decisões para os políticos e gestores de costa.
- Educação intercultural. Escolarização das crianças ciganasPublication . Antunes, Filomena Maria Dias Rosa dos Santos; Carreira, Teresa PiresA “Educação Intercultural. Escolarização das Crianças Ciganas” é um estudo de caso que privilegia a abordagem qualitativa. A intenção de perceber como se pratica a educação intercultural, num contexto de feição multicultural, influenciado por um projecto que preconiza objectivos de natureza intercultural, traduz o enquadramento dos propósitos da presente investigação. A interculturalidade percepcionada por alguns teóricos como uma estratégia, em matéria de escolarização das crianças ciganas, motivou o início do nosso percurso: “Em que medida a implementação de práticas em educação intercultural promove a escolarização das crianças ciganas?” Os instrumentos de observação utilizados, a ficha da escola, a entrevista e a análise de conteúdo, permitiram observar e analisar as práticas em educação intercultural. A reflexão que contempla os intuitos de uma educação intercultural e o desencadeamento de uma acção que consente o reconhecimento e a valorização, a compreensão e a aceitação dos vários grupos étnicos e culturais, bem como a interacção e o diálogo, e o relacionamento entre os diferentes indivíduos, evidenciou-se através dos esforços empreendidos pelos órgãos responsáveis que integram o Agrupamento Vertical de Escolas, por todos os intervenientes no projecto Nómada e pela população da Escola Básica do 1º ciclo.
- As atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21Publication . Ramos, Filomena Maria Durão; Santo, José António dos Reis do EspíritoEste estudo, de carácter exploratório, visa criar um instrumento no âmbito da análise e observação da relação educativa, que permita averiguar, através da percepção dos professores inquiridos, se as atitudes das crianças ditas «normais» promovem a integração das crianças portadoras de Trissomia 21 no 2º Ciclo do Ensino Básico Regular. A amostra deste estudo é constituída por professores do Ensino Especial e do Ensino Básico Regular que lidaram com a experiência de integração de crianças com Trissomia 21 na sala de aula, num total de 108 docentes, dos distritos de Leiria, Santarém, Castelo Branco, Lisboa, Portalegre e Évora. O estudo, teoricamente, desenvolve-se através de dois conceitos, atitude e integração, a partir dos quais foi possível construir o modelo explicativo teórico como um esquema de influências entre as atitudes dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico Regular e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21 na sala de aula. Após a análise e interpretação dos resultados, foi possível concluir que a integração dos alunos portadores de Trissomia 21 nas aulas do Ensino Regular é feita com sucesso. Face aos dados e aos resultados dos testes estatísticos realizados, consideramos possível validar o modelo explicativo teórico, passando este a constituir-se como modelo explicativo emergente. Não se verificam diferenças de opinião estatisticamente relevantes entre quaisquer dos grupos definidos na caracterização da amostra. De modo geral, esta investigação permitiu compreender e aprofundar o conhecimento sobre as atitudes dos alunos ditos «normais» face aos colegas portadores de Trissomia 21 num contexto escolar inclusivo, com especial relevância para a aplicação destes conhecimentos em práticas pedagógicas futuras, contribuindo, assim, para uma melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem, numa escola inclusiva.
- Valuing water in irrigated agriculture and fisheries in a reservoir of Sri LankaPublication . Jayasinghe, Rankiki Pathirannahelage Prabath Krishantha; Newton, AliceÁgua é uma das necessidades básicas do ser humano. Os recursos de água doce estão quase esgotados e a competição tem-se tornado entre os vários utilizadores de água um recurso limitado. Vários utilizadores tem vindo a utilizar os recursos de água doce e para tal, uma gestão e estratégias próprias na sua utilização tem de ser implementadas para poderem gerir e conservar este recurso. Os planos de gestão devem incluir todos os utilizadores deste recurso. O preço da água é um dos processos úteis na gestão dos recursos de água. Estudos recentes têm vindo a ser desenvolvidos no reservatório de Kandalama no Sri Lanka (70 52’28.34” N; 800 42’13.49” E) considerando dois utilizadores de água, os agricultores e os pescadores. A avaliação da água foi realizada separadamente nestes dois sectores para a estação “yala” (uma das principais estações de cultivo entre Abril e Setembro) em 2006. Os dados foram adquiridos através de questionários detalhados acompanhados por visitas regulares ao campo. A avaliação da água foi feita através do uso de um método residual com uma a avaliação económica de custo e produção detalhada. Arroz, batata doce e feijão de soja foram as principais colheitas cultivadas durante esta estação. Como os custos e a produção foram diferentes entre estas colheitas a avaliação da água foi realizada separadamente. Os resultados mostraram que o maior e menor retorno económico e financeiro da água foi registado na batata doce e no arroz. Foram também estimados os retornos económicos e financeiros da água mas neste caso no uso na pesca. Todos os utilizadores de água contribuem para a economia local consequentemente, os gestores políticos devem tentar distribuir a água considerando todos os seus usuários. Estudos futuros são necessários para poderem incorporar todos os usuários e para aumentar a produtividade da água.
- A interacção e segurança na relação internet/aluno: um olhar dos pais e dos professores(um estudo exploratório)Publication . Castro, Sónia Isabel Nunes de; Carioca, Vito José de JesusEste trabalho de investigação situa-se no âmbito da problemática da perspectiva que pais e professores fazem das relações estabelecidas entre jovens/ adolescentes e a Internet. Partindo desta problemática procede-se ao estudo de uma comunidade escolar, especificamente a EB2,3 de Aljustrel. O estudo desta comunidade visa compreender o processo de relações estabelecidas de um grupo (Pais, Educadores – adolescentes - espaço virtual), isto é, através do levantamento de opiniões pretendemos determinar se os pais e professores detêm conhecimento acerca da utilização que os adolescentes fazem da Internet, dos riscos que correm, se possuem mecanismos de identificação de comportamentos de risco, se acompanham os adolescentes na utilização da Internet… A pesquisa que desenvolvemos assumiu as características de um estudo exploratório, onde se pretendia levantar o máximo de hipóteses e variáveis - através do uso das entrevistas exploratórias – nas quais se procederam à analises de conteúdo das respostas. Esta fase exploratória permitiu, juntamente com o suporte bibliográfico, gerar uma compreensão de base do fenómeno e um conjunto de indicadores que servem de apoio à elaboração dos inquéritos por questionário que foram distribuídos às turmas do 8º e 9º anos e, seus Pais/Encarregados de Educação. Em relação aos inquéritos referentes aos professores/docentes pretendem-se inquirir todos os se encontravam a leccionar nesta escola no ano lectivo 2005/2006. Os resultados do inquérito por questionário permitem, por um lado, traçar o tipo de uso que os jovens/adolescentes fazem da Internet e, por outro lado, aceder à representação que os Pais/Encarregados de Educação e Professores/Docentes envolvidos neste estudo têm dessa utilização. Deste modo, dá-se um contributo para o conhecimento das implicações que o uso da Internet possui não apenas para os jovens/adolescentes mas, também, para a comunidade educativa e sociedade moderna.
- Os padrões da cultura organizacional da família: uma abordagem da funcionalidade familiar, numa perspectiva organizacionalPublication . Nave, Filipe Gamboa; Jesus, Saul Neves deA presente investigação pretende estudar e analisar o fenómeno da funcionalidade familiar na perspectiva da cultura organizacional, envolvendo as relações que as características contextuais intervenientes estabelecem com o constructo a investigar, e que dele são produtoras e produto. Utilizando uma estratégia de triangulação metodológica, este estudo procura articular, em complementaridade, as metodologias qualitativas e quantitativas, no esclarecimento e análise dos aspectos mais relevantes desta problemática. Da escassez de instrumentos que podem responder de forma objectiva, válida e fiel aos objectivos propostos, optámos pela tradução, adaptação, construção e validação de instrumentos que permitem a mensuração dos principais conceitos. Em estudos preliminares, é feita a tradução da Escala de Satisfação Familiar por Adjectivos (ESFA), de origem Espanhola, é adaptada a Escala de Funcionamento Familiar (EFF) e é construído o Inventário de Cultura Organizacional da Família (ICOF), numa amostra de 397 famílias com filhos no quarto ano de escolaridade da região do Algarve. O estudo final foi realizado na mesma população, com uma amostra distinta de 1092 famílias. Os métodos e técnicas utilizadas abrangeram entrevistas exploratórias, confirmatórias, análise de conteúdo, agregação de itens por concordância de júris, estudos psicométricos através de análises factoriais e análises factoriais confirmatórias por modelagem de equações estruturais, recorrendo a testes de hipóteses paramétricos. A investigação possibilitou concluir que: o modelo conceptual é congruente com os objectivos de estudo; o instrumento construído (ICOF) é válido e fiável na mensuração do constructo em apreço, podendo ser aplicado em investigações futuras a todos os membros da família; o vértice principal da funcionalidade familiar é constituído pelo quadrante das relações interpessoais, onde a afectividade e os sentimentos de pertença e identidade representam os principais papéis; os tipos de cultura organizacional adoptados pelas famílias são preditores de satisfação familiar e de percepção positiva de funcionalidade familiar pelas crianças dessas famílias.