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- Motivação profissional em contexto de educação: o internato médico de medicina geral e familiarPublication . Gaspar, Dina; Jesus, Saul; Cruz, José Carlos Pestana dos SantosA motivação é essencial ao processo formativo, adquirindo particular relevância no âmbito da educação de indivíduos adultos, em contexto profissional. A percepção empírica da existência de baixos níveis de motivação para a especialidade de Medicina Geral e Familiar nos jovens médicos licenciados justifica a realização da presente investigação. Com a finalidade de analisar a motivação profissional no Internato Médico de Medicina Geral e Familiar, desenvolveu-se uma linha de investigação observacional (2005 – 2010), de natureza quantitativa (transversal e longitudinal), seguida de uma abordagem qualitativa, complementando os seus resultados (triangulação metodológica). O estudo teve como alvo a totalidade da população de médicos internos de Medicina Geral e Familiar que iniciaram a sua formação em 2005, em Portugal continental (N = 228). A colheita de dados realizou-se através de um inquérito (questionário postal), tendo respondido 109 médicos internos (análise quantitativa), seguido de entrevistas semiestruturadas a um grupo de 16 médicos, seleccionados a partir da população-alvo (análise qualitativa). Os resultados desta investigação revelam que, na sua globalidade, a população estudada se encontra motivada para o exercício da especialidade de Medicina Geral e Familiar, contrariamente ao esperado. Contudo, a evolução pouco expressiva das dimensões em estudo, ao longo daquele Internato, sugere uma ausência de influência do mesmo na motivação profissional dos médicos estudados, que consideramos pertinente, atendendo à sua estrutura, organização e programa de formação. Os dados apurados na abordagem qualitativa confirmam a existência de múltiplos factores que influenciam a motivação profissional dos médicos internos ao longo do programa no Internato, apontando o papel crucial do Orientador na manutenção (ou variação) da orientação motivacional da referida população. Limitada pela inexistência de estudos anteriores realizados nesta área em Portugal, esta investigação sugere a necessidade de uma reformulação do Programa de Internato Médico de Medicina Geral e Familiar, que deverá ser centrada na melhor preparação dos seus Orientadores e em estratégias direccionadas para a qualidade da formação dos futuros Médicos de Família, neste país.
- Motivação profissional no internato médico de medicina geral e familiar: um estudo nacionalPublication . Gaspar, Dina; de Jesus, Saul Neves; Cruz, Jose PestanaPROFESSIONAL MOTIVATION AND FAMILY MEDICINE RESIDENCY A National Study Background: Family medicine has some constraints, which may be considered critical for physicians' career choice, and motivation may be one of them. Motivation should be seen as a determinant of career success, particularly in educational context. The aim of this study was to develop an understanding about the family medicine residents' professional motivation, based on psychological and cognitive factors. Objectives: The following objectives were set: (1) to characterize the residents, in terms of cognitive-motivational variables; (2) to evaluate their assertive skills during the vocational training. Method: In 2005, we designed a mail survey applied to all graduates entering Family Medicine, in Portugal (N = 228), at the start of their specialty program. As part of a larger observational study, a 57 Likert scale items questionnaire was designed to collect descriptive data. In this cross sectional study we present data from professional project, professional commitment, intrinsic motivation, self-efficacy expectancies, results control expectancies, initial motivation to the specialty and assertiveness skills (cross sectional study). Results: From the target population, 109 completed questionnaires (47.8%) were returned. Most of the participants indicated high levels of professional orientation (77.1%) for family medicine and 92.6% had been globally committed in practice. At the beginning of the residency, the participants had medium (59.6%) or high (33.9%) levels of motivation for choosing this specialty, 89% were intrinsically motivated and 60.5% proved to be quite assertive in their patient approach. Conclusions: These findings suggest that medical graduates, studied in this research, were globally motivated for practicing in a Family Medicine context, contradicting the overall perception of a physicians' declined interest for this specialty. These results may have implications in the design of real-life training programs for postgraduate education in Family Medicine, a time when physicians are forming expectations about their career performance and professional well being. Future researches should continue studying more deeply the professional motivation of that population, throughout the vocational training in Family Medicine residency.