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  • Retábulos na Diocese de Vila Real
    Publication . Lameira, Francisco; Carvalho, José Bernardo; João, Martina del Rio
    Durante séculos os retábulos foram utilizados como equipamentos religiosos de grande relevância, transmissores de uma mensagem que se expressava não só nas artes figurativas (pintura e escultura), mas que também recorria à arquitetura, às artes decorativas e, por vezes, à heráldica. Afirmavam-se ainda como um símbolo do poder da entidade ou do cliente responsável pela sua administração, justificando-se deste modo a sua substituição periódica, na fase de maior esplendor, isto é, nos finais do século XVII e no século XVIII, pretendendo-se um mais atualizado, ao moderno. O património retabular remanescente no território correspondente à diocese de Vila Real, criada em 1922, é constituído por um significativo acervo, subsistindo ainda muitos retábulos de grande relevância artística, quer executados por profissionais sediados na região de Vila Real, quer originários das vizinhas dioceses de Braga e do Porto.
  • Retábulos à romana
    Publication . Lameira, Francisco; João, Martina del Rio
    Dando continuidade aos anteriores volumes da coleção Promontoria Monográfica História da Arte, que se dedica exclusivamente ao estudo dos retábulos no Mundo português, o Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve assume a publicação do trigésimo quarto volume, com o título Retábulos à romana ou à maneira de Roma. O património retabular ainda remanescente, que tomou por modelo as normas vigentes na Sede Apostólica, onde se incluem alguns exemplares da maior proeminência a nível nacional, constitui um relevante testemunho da realidade artística portuguesa do reinado de D. João V e dos monarcas seguintes e que se prolongou paulatinamente até ao Concílio Vaticano II. A generalidade destes espécimes, designadamente os que se destinavam a igrejas ou capelas dos principais do Reino, foram concebidos e executados pelos mais reputados artistas, a maior parte ao serviço da coroa portuguesa.
  • Retábulos nas dioceses de Portalegre - Castelo Branco e Santarém
    Publication . Lameira, Francisco; João, Martina del Rio; Grilo, António Marçal
    Dando continuidade aos anteriores volumes da coleção Promontoria Monográfica História da Arte, que se dedica exclusivamente ao estudo dos retábulos no Mundo português, o Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve assume a publicação do trigésimo primeiro volume, com o título Retábulos nas Dioceses de Portalegre – Castelo Branco e Santarém. O vasto e valioso património retabular ainda remanescente, onde se incluem muitos exemplares da maior proeminência a nível nacional, constitui um dos mais relevantes testemunhos da identidade destas regiões. De salientar que vários destes espécimes foram concebidos e executados pelos mais proeminentes artistas sediados na cidade de Lisboa, alguns de origem europeia. Interessantes retábulos foram igualmente executados por profissionais com oficinas abertas nas diversas localidades destes bispados. Deste modo, damos o nosso contributo, promovendo a sua divulgação e esperamos que as diversas entidades locais, em estreita colaboração com as comunidades, se empenhem na sua salvaguarda e preservação. Assim, felicitamos os três estudiosos que prepararam pacientemente a presente publicação: Francisco Lameira, docente na Universidade do Algarve; Martina del Rio João, investigadora e colaboradora desta coleção e António Marçal Grilo, mestrando de História e Patrimónios na Universidade do Algarve.
  • Retábulos nas dioceses da Guarda e de Viseu
    Publication . Lameira, Francisco; João, Martina del Rio
    Dando continuidade aos anteriores volumes da coleção Promontoria Monográfica História da Arte, que se dedica exclusivamente ao estudo dos retábulos no Mundo português, o Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve assume a publicação do trigésimo quinto volume, com o título Retábulos nas Dioceses da Guarda e de Viseu. O vasto património retabular ainda subsistente, onde se incluem diversos exemplares dignos de referência a nível nacional, constitui um dos mais relevantes testemunhos da identidade destas regiões. De salientar que vários destes espécimes foram concebidos e/ou executados por artistas originários do arcebispado de Braga e dos bispados do Porto e de Coimbra. Interessantes retábulos foram igualmente efetuados por profissionais com oficinas abertas nas diversas localidades destas duas dioceses.
  • Retábulos na Diocese do Porto
    Publication . Lameira, Francisco; João, Martina del Rio
    O património retabular remanescente na atual diocese do Porto é constituído por um dos mais significativos acervos subsistentes no nosso país. De salientar, não só o elevado nível técnico dos mestres entalhadores residentes no bispado do Porto, mas também na vizinha arquidiocese de Braga, afirmando-se no seu conjunto como um dos maiores centros produtivos em Portugal, senão o maior, em estreita concorrência com a cidade de Lisboa. Este estudo compõe-se fundamentalmente de duas partes. Na primeira, para além de uma breve caracterização socio-religiosa da diocese do Porto, apresenta-se uma abordagem específica aos espécimes remanescentes na região em estudo.
  • Os nichos dos santos da Ordem Terceira de São Francisco, em Loulé
    Publication . Lameira, Francisco; João, Martina del Rio
    A 13 de janeiro de 1745, o tabelião de Notas de Loulé, António Palermo da Ponte Farinha, desloca-se às casas de morada do sargento-mor Nuno Mascarenhas Pessanha, cavaleiro professo da Ordem de Cristo e reitor da irmandade de São Sebastião, onde se dirigiram também o mestre entalhador João Amado, morador na Fonte dos Canos, nos arredores de Loulé e três testemunhas. Aí é lida e assinada uma escritura de contrato, na qual se refere que o dito João Amado se compromete, pela quantia de 134$400 réis, a executar dez nichos de madeira na igreja de São Sebastião/de São Francisco. Entre as cláusulas desta escritura é referido que fará os ditos nichos na forma da planta e risco delineado para esta obra e no caso de os não concluir até de setembro do mesmo ano, perderá seis moedas de ouro de 4$800 réis cada uma.
  • Os irmãos Martins: Manuel e Gaspar os mais reputados mestres entalhadores e escultores algarvios na primeira metade de Setecentos
    Publication . Lameira, Francisco; João, Martina del Rio
    O presente volume, com o título Os irmãos Martins: Manuel e Gaspar, os mais reputados mestres entalhadores e escultores algarvios na primeira metade de Setecentos, debruça-se sobre o património retabular e escultórico executado na primeira metade do século XVIII por dois irmãos entalhadores e escultores, os mais reputados na diocese algarvia desse período. Ambos com oficinas sediadas na sede do bispado e curiosamente aprendendo o ofício na loja ou tenda de um italiano radicado na cidade na cidade de Faro desde a década de 1680 e que, entretanto, casou com a irmã mais velha dos Martins.
  • Quando a fé transborda. Altares geminados e com arco
    Publication . Lameira, Francisco; João, Martina del Rio
    O Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve assume a publicação, em suporte eletrónico, do volume 29 da coleção Promontoria Monográfica História da Arte, que se dedica exclusivamente ao estudo dos retábulos no Mundo português. O presente volume, com o título Quando a fé transborda: altares geminados e com arco, debruça-se sobre um conjunto de retábulos dos séculos XVII e XVIII que, apesar de diminuto, utiliza soluções castiças ou peculiares com maior acolhimento no Mundo Português. Excetuando alguns altos dignitários que tomavam por modelo as normas vigentes em Roma e preferiam retábulos de pedraria, a larga maioria da clientela preferiu a madeira predominantemente entalhada, dourada e policromada. Houve, no entanto, alguns retábulos que se interligaram entre si ou então ocuparam superfícies próximas, complementadas por diferentes modalidades artísticas, contribuindo deste modo para a criação de uma aparatosa cenografia, propícia a um maior envolvimento dos fiéis na vivência coletiva dos diversos eventos religiosos, incluindo a morte.
  • Retábulos na Diocese de Bragança-Miranda
    Publication . Lameira, Francisco; Cordeiro, José; João, Martina del Rio; Pires, António A. Ferreira
    Dando continuidade aos anteriores volumes da coleção Promontoria Monográfica História da Arte, que se dedica exclusivamente ao estudo dos retábulos no Mundo português, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, de parceria com a Diocese de Bragança – Miranda, assume a publicação do vigésimo sétimo volume, com o título Retábulos na Diocese de Bragança - Miranda. O vasto e valioso património retabular ainda subsistente nesta diocese, onde se incluem vários exemplares da maior proeminência a nível nacional, constitui um dos mais relevantes testemunhos identitários da região. De salientar que alguns destes espécimes foram concebidos e entalhados por reputados artistas forasteiros, nomeadamente da região de Entre Douro e Minho e das cidades espanholas de Zamora e Valladolid. Interessantes retábulos foram igualmente executados por mestres entalhadores da região, sobressaindo pela sua atividade Lourenço Baptista, de Miranda do Douro; João Francisco e João Duarte Pinto, de Veigas, freguesia de Quintela - Bragança
  • Retábulos das almas no purgatório
    Publication . Lameira, Francisco; Lopes, Inês Afonso; João, Martina del Rio
    O presente volume debruça-se sobre o valioso acervo retabular ainda subsistente em Portugal continental, nos Açores, na Madeira, no Brasil e em Goa. Os retábulos abordados neste estudo, através da exibição de imagens do Purgatório e dos santos intercessores a retirar as almas das labaredas purificadoras, serviram de estratégia para envolver os fiéis em práticas coletivas, de aparatosa cenografia, que tinham por objetivo abreviar a estadia das almas dos defuntos no Purgatório e conduzi-las o mais brevemente possível para o Paraíso.