Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pacheco Gamboa, Vítor Manuel

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • O impacto da experiência de estágio no processo de exploração vocacional em alunos dos cursos tecnológicos e profissionais do ensino secundário
    Publication . Gamboa, Vitor; Paixão, Maria Paula
    O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Vários autores salientam o valor da experiência directa em contexto de trabalho, apontando-a como a modalidade mais realista de exploração vocacional. Porém, o resultado das experiências de trabalho (nomeadamente os estágios) é extremamente variável e depende de vários aspectos. Os estudos empíricos que procuram relacionar a qualidade das experiências de trabalho, estágios incluídos, com o desenvolvimento global e vocacional / carreira dos estudantes não são suficientemente conclusivos, tendo em consideração a expectativa teórica de que a experiência de trabalho afecta claramente o desenvolvimento vocacional dos adolescentes. No corolário desta observação, surge o principal objectivo deste estudo – esclarecer a relação entre as diferentes qualidades do estágio curricular e o comportamento de exploração vocacional. Recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós – estágio), este estudo (N=309) explora a relação entre as qualidades percebidas do estágio (autonomia, variedade e oportunidades de aprendizagem, feedback dos colegas, suporte social e supervisão) e quatro dimensões do processo de exploração vocacional (exploração do meio, exploração de si próprio, exploração sistemática e quantidade de informação). Os resultados sugerem que entre o pré e o pós - estágio, os alunos assinalam um aumento da actividade exploratória, sobretudo naquela que se orientou para o meio. As análises de variância e de covariância com medições repetidas sugerem interacção entre algumas das qualidades do estágio e o comportamento exploratório. São discutidas as implicações destes resultados para a intervenção vocacional e para as futuras investigações neste domínio.
  • The quality of the training experience: predictor variables of career exploration
    Publication . Gamboa, Vitor; Paixão, Maria Paula; Jesus, Saúl
    Many young people attending secondary education will do an apprenticeship by the end of their training, which will come as a new context of learning. The quality of this new context can have differentiated impacts on student’s lives and on their vocational development. For many students, it can be their first formal and structured contact with the workplace – experiencing a reality that, until then, has always been mediated by other sources and agents of information. Authors like Ducat (1980), Brooks et al. (1995) and Super (1963) evoke the value of work experience as the most realistic way of vocational exploration. However, the efficiency of work experiences is extremely variable (Ainley, P., 1990; Smith & Harris, 2000) and seems to depend significantly on factors like supervision, feedback, autonomy, learning opportunities and peer support. Several studies suggest that the quality of the work experience and the exploratory behavior associated to this have a considerable influence on the vocational development (e.g. Brooks et al.,1995; Carless & Prodan, 2003; Loughlin & Barling, 1998; Mortimer, 2003; Vondracek, 1997). The present study seeks to highlight which qualities of the apprenticeship are predictors of career exploration in a group of students attending the 12th grade.