Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
95.95 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o
mundo do trabalho. Vários autores salientam o valor da experiência directa em contexto de trabalho,
apontando-a como a modalidade mais realista de exploração vocacional. Porém, o resultado das
experiências de trabalho (nomeadamente os estágios) é extremamente variável e depende de vários
aspectos. Os estudos empíricos que procuram relacionar a qualidade das experiências de trabalho,
estágios incluídos, com o desenvolvimento global e vocacional / carreira dos estudantes não são
suficientemente conclusivos, tendo em consideração a expectativa teórica de que a experiência de
trabalho afecta claramente o desenvolvimento vocacional dos adolescentes. No corolário desta
observação, surge o principal objectivo deste estudo – esclarecer a relação entre as diferentes
qualidades do estágio curricular e o comportamento de exploração vocacional.
Recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós – estágio), este estudo (N=309) explora a
relação entre as qualidades percebidas do estágio (autonomia, variedade e oportunidades de
aprendizagem, feedback dos colegas, suporte social e supervisão) e quatro dimensões do processo de
exploração vocacional (exploração do meio, exploração de si próprio, exploração sistemática e
quantidade de informação). Os resultados sugerem que entre o pré e o pós - estágio, os alunos
assinalam um aumento da actividade exploratória, sobretudo naquela que se orientou para o meio. As
análises de variância e de covariância com medições repetidas sugerem interacção entre algumas das
qualidades do estágio e o comportamento exploratório. São discutidas as implicações destes resultados
para a intervenção vocacional e para as futuras investigações neste domínio.
Description
Keywords
Exploração vocacional Estágio Qualidades do estágio Ensino secundário profissionalizante
Citation
Publisher
Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores