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  • Projecto "A minha praia": cidadania ambiental para sensibilização, monitorização e limpeza do lixo marinho na região do Algarve
    Publication . Ramos, Ana; Lourenço, Carla; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Leote, Catarina; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Borges, Rita
    O projecto “A minha praia”, um dos vencedores do Orçamento Participativo OPP – Ciência 2017 pretende contribuir para a conservação do meio marinho e desenvolvimento sustentável com a criação de uma rede alargada de monitorização de lixo marinho ao longo da costa Algarvia. Através da cooperação de diferentes intervenientes (Centros Ciência Viva, comunidade escolar, Investigadores, municípios e entidades regionais) serão promovidas acções de ciência cidadã de: 1) limpeza e monitorização do lixo marinho de seis praias referenciadas da região; 2) actividades educativas de reutilização e reciclagem de materiais de plástico recolhidos em estações de reciclagem implementadas nos Centros Ciência Viva. Para além da obtenção de informação relevante para avaliação do lixo marinho encontrado nas praias (e.g. origem, quantidade, variação anual) este projecto irá contribuir para a sensibilização da sociedade e em particular da comunidade escolar para a problemática e impacto da poluição do meio marinho, nomeadamente por plásticos, nos ecossistemas e nos serviços por eles fornecidos e para a necessidade de um consumo sustentável e preservação dos Oceanos. Adicionalmente, contribuirá para a aproximação entre os cidadãos e a comunidade científica.
  • Ciência Viva num Centro Comercial: Uma experiência e um desafio
    Publication . Veiga-Pires, C.; Miguel, Carlos; Ferreira, Clara; Carvalho, Cristina; Reis, Emanuel; Dias, Filipe; Oliveira, Jorge; Gonçalves, Luís; Quinteiro, Marco; Romão, Mónica; Gomes, Tiago
    O Centro de Ciência Viva do Algarve respondeu ao desafio lançado pelo Centro Comercial do Fórum Algarve para dinamizar um espaço no Centro comercial durante dois meses e meio. O desafio lançado “Gui à Descoberta do Espaço” e “Gui à Descoberta da Ria Formosa” transformou-se numa nova experiência para a equipa do Centro de Ciência Viva do Algarve que teve, numa primeira fase, que preparar uma exposição com módulos interativos, paneis informativos, atividades livres e enquadradas em pouco mais de duas semanas. Numa segunda fase, a equipa deparou-se com a realidade de um centro comercial : número de pessoas visitantes, horários, espaço aberto, e sobretudo a falta de respeito pelo espaço. O número de visitantes no primeiro dia da exposição ultrapassou a centena, ou seja pouco menos de um sexto dos visitantes que o centro teve durante todo o último mês de janeiro. Os horários de presença da equipa de monitores no centro comercial representam doze horas de trabalho contínuo a vigiar, explicar, ajudar e animar o espaço. O próprio espaço disponibilizado pelo centro comercial consiste num espaço sem limites físicos incentivando as pessoas a penetrar no espaço sem haver uma orientação da visita ao espaço. Finalmente, no desenvolvimento dos módulos interativos, a equipa esqueceu-se de ter em consideração a conjugação da falta de respeito ou de educação dos visitantes com o seu elevado número, tendo desenvolvido módulo demasiado sensíveis/delicados que necessitaram reparações e adaptações logo após alguns dias de exposição. De acordo com estas constatações a segunda exposição sobre a Ria Formosa foi pensada de forma diferente. Finalmente, até à data da entrega do presente resumo, e após uma semana de exposição no Fórum Algarve, esta experiência já permitiu que o Centro de Ciência Viva do Algarve desenvolve-se atividades enquadradas com mais de 260 crianças e adultos, tendo já várias marcações de escolas e ATL para visitar o espaço. Resta a saber e contabilizar o retorno a médio e longo prazo que esta experiência e este desafio poderão ter sobre as entradas no espaço do Centro Ciência Viva do Algarve.
  • Projecto "A minha praia": cidadania ambiental para sensibilização, monitorização e limpeza do lixo marinho na região do Algarve
    Publication . Ramos, Ana A; Lourenço, Carla; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Leote, Catarina; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Borges, Rita
    O projecto “A minha praia”, um dos vencedores do Orçamento Participativo OPP – Ciência 2017 pretende contribuir para a conservação do meio marinho e desenvolvimento sustentável com a criação de uma rede alargada de monitorização de lixo marinho ao longo da costa Algarvia. Através da cooperação de diferentes intervenientes (Centros Ciência Viva, comunidade escolar, Investigadores, municípios e entidades regionais) serão promovidas acções de ciência cidadã de: 1) limpeza e monitorização do lixo marinho de seis praias referenciadas da região; 2) actividades educativas de reutilização e reciclagem de materiais de plástico recolhidos em estações de reciclagem implementadas nos Centros Ciência Viva. Para além da obtenção de informação relevante para avaliação do lixo marinho encontrado nas praias (e.g. origem, quantidade, variação anual) este projecto irá contribuir para a sensibilização da sociedade e em particular da comunidade escolar para a problemática e impacto da poluição do meio marinho, nomeadamente por plásticos, nos ecossistemas e nos serviços por eles fornecidos e para a necessidade de um consumo sustentável e preservação dos Oceanos. Adicionalmente, contribuirá para a aproximação entre os cidadãos e a comunidade científica.
  • Projeto A Minha Praia: A Ciência Cidadã enquanto promotora do civismo ambiental e conservação da Natureza
    Publication . Gouveia, Licínia; Lourenço, Carla; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Cavaquinho, Vanessa; Fernandes, Aurélie; Domingues, Pedro; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Soares, Isabel; Ramos, Ana
    À escala global, a conjugação das atividades humanas com o rápido incremento da população e os sucessivos avanços tecnológicos exercem uma crescente pressão sobre os ambientes marinhos. Atualmente, o lixo marinho é uma das maiores ameaças à vitalidade do Oceano Global: leva à destruição de habitats, à mortalidade de várias espécies, a efeitos adversos na nossa saúde e à quebra geral da produtividade económica providenciada pelo mar. Foi tendo em conta a magnitude e as consequências da disseminação do lixo marinho e a exposição que a região do Algarve tem ao problema, que o Centro Ciência Viva de Tavira assumiu a coordenação do Projeto A Minha Praia, entre Agosto de 2018 e Julho de 2019: um projeto de monitorização ambiental e de sensibilização para a conservação do meio marinho e promoção de hábitos de consumo sustentáveis, através de ações de civismo ambiental e de ciência cidadã. O Projeto A Minha Praia foi um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) em 2017, e a sua execução foi garantida pela colaboração entre os três Centros Ciência Viva (CCVs) da região, com o envolvimento de várias entidades regionais e nacionais. Com este projeto, criou-se uma rede de monitorização do lixo marinho em seis praias do Algarve, na qual o público escolar e as camadas mais jovens da região realizaram ações periódicas de sensibilização para a problemática do lixo marinho, sua origem e alcance, bem como a sua catalogação e recolha. O lixo recolhido foi triado e classificado de acordo com a metodologia OSPAR, produzindo informação que foi entregue à Agência Portuguesa do Ambiente, a entidade responsável pela monitorização do lixo marinho em Portugal. O Projeto A Minha Praia também apresenta uma vertente técnica, já que nos CCVs aproveitamos para demonstrar que o plástico, que é o maior componente do lixo encontrado no mar e zonas costeiras, deve ser encarado como um matéria-prima a ser aproveitada, reciclada e transformada em novos objetos de carácter prático ou artístico que prolongam a vida útil deste material.
  • A ciência-cidadã ao serviço da mudança: o exemplo do projeto A Minha Praia
    Publication . Gouveia, Licínia; Lourenço, Carla R.; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Soares, Isabel; Ramos, Ana
    Vencedor da 1ª edição do Orçamento Participativo Portugal (2017), A Minha Praia é um projeto de monitorização ambiental que pretende sensibilizar para a conservação do meio marinho e estimular hábitos de consumo responsáveis, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.
  • Um ano de escola n'A Minha Praia – sensibilização para a problemática do lixo marinho utilizando a ciência-cidadã como ferramenta
    Publication . Gouveia, Licínia; Lourenço, Carla; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Cavaquinho, Vanessa; Fernandes, Aurélie; Domingues, Pedro; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Soares, Isabel; Ramos, Ana A.
    Um ano de escola n’A Minha Praia – sensibilização para a problemática do lixo marinho utilizando a ciência-cidadã como ferramenta O Algarve reúne um conjunto de características que o tornam particularmente vulnerável à presença de lixo marinho e aos seus efeitos nefastos: uma orla costeira longa (aprox. 200km), um destino turístico muito popular, uma população residente concentrada no litoral e uma fração significativa da sociedade cuja subsistência depende de atividades económicas ligadas ao mar (pesca, marisqueio, extração de sal, passeios turísticos, etc.). Foi tendo em conta a magnitude e as consequências da propagação do lixo marinho na região que o Centro Ciência Viva de Tavira coordenou o projeto A Minha Praia, um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) em 2017, e cuja execução foi garantida pela colaboração entre os três Centros Ciência Viva (CCVs) no Algarve, com o envolvimento de várias entidades regionais e nacionais. Este projeto permitiu que cerca de 933 alunos provenientes de 17 escolas fossem sensibilizados para a conservação do meio marinho, para hábitos de consumo sustentáveis e para o civismo ambiental, em simultâneo com ações de ciência-cidadã, nas quais periodicamente monitorizavam a presença de lixo marinho em seis praias da costa sul do Algarve. Ainda dentro da função didática do projeto, demonstramos a valorização do plástico (que é o maior componente do lixo marinho), aproveitando-o, reciclando-o e transformando-o em novos objetos que prolongam a sua utilidade.
  • Evento corporate num Centro Ciência Viva: O caso da festa de Natal da ANA
    Publication . Reis, Emanuel; Miguel, Carlos; Ferreira, Clara; Carvalho, Cristina; Veiga-Pires, C.; Dias, Filipe; Oliveira, Jorge; Mariano, José; Gonçalves, Luis; Quinteiro, Marco; Romão, Mónica; Gomes, Tiago
    Perante uma conjuntura de forte contenção financeira, a diversificação de fontes de financiamento torna-se essencial para dar sustentabilidade a um Centro de Ciência. Porém, esta necessidade não deve colocar em segundo plano o papel pedagógico da instituição e as finalidades para que foi criada e existe. A presente comunicação pretende dar a conhecer a abordagem utilizada pelo Centro de Ciência Viva do Algarve em resposta a um pedido de cedência de instalações para a realização de uma festa de Natal para os filhos dos empregados de uma empresa.
  • Introducing portable digital devices into science museum outreach activities: How diverse can it be?
    Publication . Reis, Emanuel; Colaço, Ana; Miguel, Carlos; Dias, Filipe; Oliveira, Jorge; Gonçalves, Luis; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Veiga-Pires, C.
    Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) is an Interactive Science Museum located in southern Portugal, which mission is to promote scientific and technological culture among the population and especially the youth community. Besides the interactive modules in the permanent exhibition, we design and deploy a wide range of science activities inside and outside our facilities. However, as we are nowadays facing a society (and a science environment) more and more “digital”, the use of technological tools and channels to carry out this mission cannot be ignored, otherwise it will give a biased and obsolete view of today´s reality regarding the techniques and methodologies that the XXI century scientific community uses. On this basis, CCVAlg´s strategy for the last couple of years has been to try to overcome such technological gap introducing and developing new methodologies for our activities. Having this in mind, we approached a Portuguese hardware manufacturer and achieved to forge a partnership that granted 10 detachable tablets with several specific sensors and add-ons that allowed us to design new and innovative outreach activities. The integration of the received devices into the Center´s educational offer allowed us to diversify the pedagogical offer and involve cerca 3300 participants in the new activities. This type of collaboration reinforce the fact that Science museums should play a key role as strategic partners in the implementation of Information and Communication Technologies (ITC) pilot projects.
  • Introducing portable digital devices into science museum outreach activities: how diverse can it be?
    Publication . Veiga-Pires, C.; Colaço, Ana; Gonçalves, Luis; Miguel, Carlos; Dias, Filipe; Oliveira, Jorge; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Reis, Emanuel
    Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) is an Interactive Science Museum located in southern Portugal, which mission is to promote scientific and technological culture among the population and especially the youth community. Besides the interactive modules in the permanent exhibition, we design and deploy a wide range of science activities inside and outside our facilities. However, as we are nowadays facing a society (and a science environment) more and more “digital”, the use of technological tools and channels to carry out this mission cannot be ignored, otherwise it will give a biased and obsolete view of today´s reality regarding the techniques and methodologies that the XXI century scientific community uses. On this basis, CCVAlg´s strategy for the last couple of years has been to try to overcome such technological gap introducing and developing new methodologies for our activities. Having this in mind, we approached a Portuguese hardware manufacturer and achieved to forge a partnership that granted 10 detachable tablets with several specific sensors and add-ons that allowed us to design new and innovative outreach activities. The integration of the received devices into the Center´s educational offer allowed us to diversify the pedagogical offer and to involve cerca 3300 participants in the new activities. This type of collaboration reinforces the fact that Science museums should play a key role as strategic partners in the implementation of Information and Communication Technologies (ITC) pilot projects.
  • Infusão tecnológica na oferta educativa do Centro Ciência Viva do Algarve
    Publication . Reis, Emanuel; Colaço, Ana; Miguel, Carlos; Veiga-Pires, C.; Ferreira, Clara; Dias, Filipe; Oliveira, Jorge; Gonçalves, Luís; Rodrigues, Miguel; Romão, Mónica; Gomes, Tiago; kisarauské, Vaiva
    Estatutariamente ”o Centro de Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) tem por objeto o exercício da divulgação científica e tecnológica mediante a promoção da cultura científica e tecnológica junto da população e, em especial, junto da comunidade juvenil.” Numa sociedade (e ciência) cada vez mais digital, a utilização de ferramentas e canais tecnológicos para levar a cabo essa missão não pode ser desprezada, sob pena de dar uma visão amputada e obsoleta da realidade face às técnicas e metodologias a que comunidade científica do século XXI recorre. Fruto de uma parceria recentemente estabelecida com a empresa JP.Group, o Centro Ciência Viva do Algarve, tem vindo a incluir em diversas atividades que compõem a sua oferta educativa a utilização de 10 equipamentos portáteis do tipo tablet detachable que lhe foram oferecidos. Apenas quatro meses após o início da utilização destes equipamentos com público, cerca de quatro centenas de jovens já participaram em atividades lúdico cientificas dinamizadas pelos vários elementos da equipa e realizadas em contextos de ensino não formal e informal. A presente comunicação pretende dar a conhecer a metodologia desenhada para a integração dos equipamentos recebidos na oferta educativa do Centro, as atividades com o público já realizadas durante os primeiros 4 meses do projeto, os impactos já visíveis resultantes dessa introdução, bem como antecipar novas atividades e metodologias inovadoras de utilização dos equipamentos em Centros de Ciência cuja introdução está a ser preparada pela equipa do CCVAlg.