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Reia-Baptista, Vítor

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  • Conceitos e processos formativos de pedagogia e literacia dos Media
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Os níveis de Literacia dos Media, assim como a sua natureza ou tão só a sua falta, assumem diferenças ou semelhanças consoante os contextos locais e globais em que se desenvolvem e se exercem. Assim sendo, são aqui apontados alguns exemplos, ainda que fragmentários, como eventuais contributos para um melhor conhecimento da realidade existente neste domínio em Portugal, assim como nalguns outros contextos de comunicação local e global.
  • Who sees what? Contributions for an open debate about television in the context of media literacy
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Nos últimos anos, em Portugal, tem-se desenvolvido algum debate público em torno dos diferentes papéis da televisão junto de alguns dos sectores mais jovens da população, seja enquanto meio prioritário de entretenimento, seja enquanto meio privilegiado de informação, seja enquanto possível meio de aprendizagens, ou mesmo enquanto sim- ples (ou bastante complexa) «baby sitter». Este debate, que a seu tempo foi de certo modo promissor pelo facto de se ir estabelecer no panorama televisivo português uma nova entidade reguladora (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) acabou por se esvair e não contribuir grandemente para qualquer conhecimento mais aprofun- dado do problema. Vejamos porquê.
  • Memória cultural e colectiva de imagens e sons: processos de recuperação cívica e educacional do património mediático como património cultural
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    Por muito estranho que possa parecer, as sociedades, as ciências e as tecnologias que nelas se desenvolvem também podem perder a memória, exactamente como acontece com alguns de nós, ou porque envelhecemos e não conseguimos regenerar mecanismos de hetero-reconhecimento e por vezes nem mesmo de auto-reconhecimento, ou porque não nos conseguimos distanciar suficientemente dos nossos conhecimentos para os podermos contextualizar numa perspectiva mais holística e universal. Não será tanto pelo facto de os cientistas, tal como os restantes mortais, também poderem ter «memória curta», mas bem mais provavelmente porque as ciências e as tecnologias delas oriundas facilmente se espartilham nos seus nichos específicos e, por vezes, estanques de saber e de aplicação.
  • A literacia dos media e a literacia fílmica na construção das memórias culturais colectivas
    Publication . Reia-Baptista, Vítor
    A preservação da memória colectiva das imagens e dos sons como património cultural europeu implica, sobretudo, reconhecer os diferentes contextos evolutivos da comunicação audiovisual na Europa, mas também na suas ligações com o resto do mundo e as suas culturas, dado que estes processos nunca são estanques, seja do ponto de vista geográfico ou cultural. Nestes processos, as linguagens fílmicas assumem um papel importantíssimo como veículos de comunicabilidade e de literacia, ou seja, como factores de real aprendizagem nos mais diversos domínios, pelo que importa olhar também atentamente para a evolução das dimensões pedagógicas da comunicação audiovisual em geral e fílmica, ou até mesmo cinematográfica, em particular, como verdadeiras alavancas de todo um repositório cultural que não podemos descurar nem, muito menos, esquecer. No entanto, por muito estranho que possa parecer, as sociedades, as ciências e as tecnologias que nelas se desenvolvem também podem perder a memória, exactamente como acontece com alguns de nós, ou porque envelhecemos e não conseguimos regenerar mecanismos de hetero-reconhecimento e por vezes nem mesmo de autor-econhecimento, ou porque não nos conseguimos distanciar suficientemente dos nossos conhecimentos para os podermos contextualizar numa perspectiva mais holística e universal. As artes e algumas tecnologias de suporte, por seu lado, têm a capacidade de nos ajudar a preservar simultaneamente um registo factual dos acontecimentos e uma abordagem global compreensiva e holística desses mesmos acontecimentos e dos fenómenos que os enformam. As linguagens, as técnicas e as tecnologias fílmicas, na sua diversidade e riqueza, mostraram ser instrumentos de extraordinária importância nesse sentido, desde os primitivos filmes de Lumiére aos mais sofisticados «inserts» no «Youtube. Foi com o objectivo de salientar tal importância que se concebeu, planificou e concretizou o dossier temático sobre Literacia Fílmica e a construção da memória colectiva europeia inserido no número 35 da Revista Comunicar. Na convicção de que uma mais aprofundada Literacia Fílmica, sobretudo no contexto europeu, constitui um contributo fundamental para uma mais eficaz apropriação do conceito de Literacia dos Media, expõe-se aqui o trabalho de construção deste caderno temático.