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Reia-Baptista, Vítor

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  • Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) –primeira parte
    Publication . Silva, Bruno; Tavares, Mirian; Costa, Susana; Reia-Baptista, Vítor
    Este artigo encontra-se dividido em duas partes: Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –primeira partee Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –segunda parte. Na primeira parte abordaremos discussões relativas à ideia de tempo cronológico: modelos temporais, relação entre tempo e linguagem cinematográfica e, finalmente, a questão do tempo no cinema interativo. Neste sentido, tendocomo ponto de partida as experiências interativas O livro dos Mortos(http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html) e Neblina (http://oscaminhosquesebifurcam.com/neblina.html#neblinaimagem), que integram o projeto Os Caminhos que se Bifurcam, desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Na segunda parte do artigo pretendemos desenvolver ideias relativas às possibilidades de experimentação de interatividade na linguagem cinematográfica, mantendo como pano de fundo a questão do tempo.
  • Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) – segunda parte
    Publication . Silva, Bruno; Tavares, Mirian; Costa, Susana; Reia-Baptista, Vítor
    Este artigo encontra-se dividido em duas partes: Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –primeira partee Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –segunda parte. Na primeira parte abordamosdiscussõesrelativas à ideia de tempo cronológico: modelos temporais, relação entre tempo e linguagem cinematográfica e, finalmente, a questão do tempo nocinema interativo. Neste sentido, tendocomoponto de partida as experiências interativas O livro dos Mortos(http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html) e Neblina (http://oscaminhosquesebifurcam.com/neblina.html#neblinaimagem), que integram o projeto Os Caminhos que se Bifurcam, desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).Na segunda parte do artigo,pretendemos desenvolver ideias relativas às possibilidades de experimentação de interatividade na linguagem cinematográfica, mantendocomo pano de fundo a questãodo tempo.