Loading...
Research Project
strategies for promoting academic success in higher education
Funder
Authors
Publications
Sucesso académico e desenvolvimento cognitivo em estudantes universitários: estudo das abordagens e concepções de aprendizagem
Publication . Valadas, Sandra T.; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Vasconcelos, Maria de Lurdes Ferreira Cabral Usera de
Neste trabalho procuramos discutir conceitos relacionados com a aprendizagem, o
desenvolvimento cognitivo e o sucesso académico numa amostra particular de
estudantes do ensino superior – Universidade do Algarve. Quanto ao constructo
desenvolvimento cognitivo consideramos o quadro conceptual proposto por William
Perry (1968, 1970, 1981) denominado de Modelo de Desenvolvimento Intelectual e
Ético. Relativamente aos processos de aprendizagem, baseámo-nos nos trabalhos
originais de Marton e Säljö (1976a, 1976b). Autores como Biggs, Entwistle, Marton,
McCune, Ramsden e Säljö constituem para nós referências. Por último, discutimos e
avaliamos o sucesso académico, considerando-o numa perspectiva multidimensional
que abrange as relações entre sucesso, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo.
No total, foram inquiridos 566 estudantes das cinco faculdades que integram o ensino
universitário na Universidade do Algarve. Para avaliação das variáveis em estudo
utilizámos o IDCP (Ferreira & Bastos, 1995), o ASSIST (Tait, Entwistle & McCune,
1998) e um questionário sócio-demográfico construído para o efeito.
Os resultados obtidos permitiram encontrar relações entre os constructos e identificar,
em particular, variáveis preditoras do sucesso académico na amostra estudada. Estes
resultados, em conjunto com os observados na análise de clusters, permitiram-nos
construir um modelo compreensivo dos fenómenos (que se assumem como complexos e
multifacetados), de natureza bipolar no que diz respeito à aprendizagem e aos factores
que parecem determinar a forma como os estudantes abordam as tarefas académicas.
Approaches to study in higher education portuguese students: a portuguese version of the Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST)
Publication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís
This paper examines the validity of the Approaches and Study Skills Inventory
for Students—short version (ASSIST; Tait et al. in Improving student learning: Improving
students as learners, 1998), to be used with Portuguese undergraduate students. The
ASSIST was administrated to 566 students, in order to analyse a Portuguese version of this
inventory. Exploratory factor analysis (principal axis factor analysis followed by direct oblimin rotation) reproduced the three main factors that correspond to the original dimensions of the inventory (deep, surface apathetic and strategic approaches to learning). The results are consistent with the background theory on approaches to learning. Additionally, the reliability analysis revealed acceptable internal consistency indexes for the main scales and subscales. This inventory might represent a valuable research tool for the assessment of approaches to learning among Portuguese higher education students.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
POCI
Funding Award Number
POCTI/CED/42716/2001