Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Research Centre for Arts and Communication

Authors

Publications

Poetics of instability at the get [in] gravity interactive video-installation
Publication . Trigo, Clara
This paper presents Get[IN]Gravity, a digital media-art project implemented as an interactive video installation and, evolving from the analysis of this work, it intends to discuss the notion of Poetics of Instability, a concept under development that deals with the potentials of body instability in digital dance. The video materials were captured using the purposefully constructed 4GetGravity equipment. This solid metal structure allows the participant to move inside an open rectangular box supported by two parallel metal circles that allow it to rotate. The structure also has a special mount for a smartphone so that the rectangular box occupies the whole screen when recording video. As the structure is physically rotated, the gravity center changes, but the captured images keep the box as their only reference, challenging viewers' perception. The interactive installation invites the audience to decide on the character's displacement inside that, apparently stable, rectangular box, moving inside the five walls, apparently free(d) from the unidirectional expectation of gravity.
Eustáquio Neves: sujeito fotográfico
Publication . Martinelli, Paula; Tavares, Mirian; Salles, Cecilia; Soares, Ana; Dourado, Patrícia; Martinelli, Paula; Dias, Wagner
O artista brasileiro Eustáquio Neves faz da fotografia uma ferramenta de provocação político-social, transformando a imagem em espaço e tempo propícios à interlocução sobre as relações da atualidade —e sobre o que elas têm em comum com aspectos fundantes da sociedade brasileira. O clamor político e a complexidade visual são construídos por processos híbridos, que misturam técnicas de diversas linguagens em camadas sobrepostas. É inevitável o reconhecimento da natureza complexa dessas imagens, resultante de processos que se entrelaçam entre si e com a conjuntura em que são desenvolvidos e utilizados; de um hibridismo de técnicas e procedimentos que se desdobra em outra complexidade —espaço-temporal; material, sensível e intelectual— estabelecida nos vínculos entre autor, obra e observador. Neste livro, as imagens de autoria de Neves são pontos de partida para uma ampla discussão sobre a fotografia e, ainda, sobre a imagem de arte. Resultado de encontros entre a autora e o artista, além de visitas ao atelier e entrevistas realizadas com ele, o livro toma forma ao transpor a complexidade dos processos à própria escrita acadêmica, no estabelecimento de vínculos teóricos e na renúncia a purismos. Inicia-se, assim, a reflexão sobre a produção de sentido por meio dos processos de criação.
Hotéis Literários de Portugal
Publication . Silva, Ana Cláudia Salgueiro da; Santos, Isabel Dâmaso; Aurindo, Maria José; Almeida, Maria Mota; Constâncio, Natália; Quinteiro, Sílvia
Em Hotéis Literários de Portugal, abrimos ao leitor as portas de nove hotéis literários portugueses. Hotéis nos quais pernoitaram ou que foram a casa temporária de escritores; hotéis que encontramos referidos em obras literárias, que as inspiraram; hotéis reais nos quais se alojaram personagens da ficção; mas também hotéis que foram importantes pontos de encontro e de tertúlia de escritores. Hotéis literários que contrariam a noção do hotel como ponto de passagem não identitário, que revelam o seu potencial enquanto ponto de encontro, de inspiração e de criação. Inde- pendentemente da forma como se estabelece a associação entre os hotéis e a literatura, este livro constitui uma releitura dos espaços, das obras e dos seus autores e pretende, com a apresentação dos excertos das obras e das imagens dos hotéis, inspirar o leitor, levando-o, quiçá, a (re)ler cada obra e a (re)visitar cada hotel.
Roberto Alencar: o corpo em trânsito
Publication . Miranda, Wagner; Tavares, Mirian; Salles, Cecilia; Soares, Ana; Dourado, Patrícia; Martinelli, Paula; Miranda, Wagner
Roberto Alencar: o corpo em trânsito Este escrito investiga os percursos da composição artística do artista do corpo – teatro, dança e performance – Roberto Alencar, brasileiro que nasceu e vive na cidade de São Paulo, que tem como característica essencial de seu trabalho, o trânsito entre procedimentos de criação e linguagens artísticas. Alencar é integrante do coletivo de intervenções urbanas GRUA – Gentleman de Rua, dirigido por Jorge Garcia, Osmar Zampieri e Willy Helm. Concebeu e dirigiu os espetáculos: Um Porco Sentado (14º Cultura Inglesa Festival), Zoopraxiscópio (18º Cultura Inglesa Festival) e Alfaiataria de Gestos. Entre os profissionais com quem trabalhou na área de dança/teatro destacam-se: Sandro Borelli, José Possi Neto, Ana Teixeira, Renata Melo, Luciana Brites, Vanessa Macedo, Angela Nolf, Denise Namura, Elisa Ohtake e Lúcia Romano. Como ator, trabalhou com importantes diretores na área de cinema e teatro brasileiros: José Celso Martinez Corrêa, Débora Dubois, Marco Antônio Rodrigues, Zeca Bittencourt, Mauricio Paroni de Castro, Hector Babenco, Sergio Rezende e Helena Ignez, entre outros. A investigação do trânsito entre linguagens inserido nos processos criativos é essencial para pensarmos criticamente sobre sistemas e redes comunicacionais contemporâneas, refletindo sobre a construção dos diversos objetos comunicativos que atuam em hibridização, revelando diferentes modos de ação e tessituras criativas. Considerar os caminhos que apontam a tendência, em algumas propostas, a porosidade entre práticas e linguagens artísticas, é uma possibilidade de revelar aspectos comunicativos e criativos do corpo na contemporaneidade. A profusão de propostas e pensamentos elaborados sobre o lugar e os significados do corpo e da construção da imagem, atualmente, levantam questões que ocupam um ponto central em nossa sociedade. Assim, as ligações entre corpo e comunicação, corpo e mídia, corpo e criação, corpo e arte, entre outras, são as que movem essa investigação sobre os processos criativos de artistas do corpo. Neste livro, analisamos os cadernos de desenho e documentos de processo de Alencar, arquivos repletos de informações/memórias/experiências que registram e pensam as questões poéticas e práticas do trabalho do artista interagindo com os outros e com o mundo. Esse vasto material se apresentou, para essa pesquisa, como uma profusão de anotações, textos, desenhos, esboços e imagens que aos poucos, com a interferência e ajuda do artista, foram se organizando e revelando vestígios de um processo artístico potente e vertiginoso.
Methodological definitions for the art-practicebased research handmade immersive art
Publication . Olivero, Lucas Fabian
A previous investigation defined the so-called Hybrid Immersive Models (HIMs) within the field of architecture, design, and engineering drawing. A new and more recent investigation seeks to position HIMs within the field of digital arts as Handmade Immersive Art (HIA). Consequently, the article discusses new methodological definitions for approaching HIA within the right framework of work. A HIM relates analogical and digital media, so the framework of reference should be a flexible outline between three axes: first, hard mathematical definitions for drawing methods, and software developments for interactive visualization methods; second, a valid way of exploring, curating, and exposing the artistic value of the produced artworks; and third, an art-practice-based approach, as a theoretical/practical/creative ensemble that investigates both positivist and interpretive approaches simultaneously through the artistic practice.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

6817 - DCRRNI ID

Funding Award Number

UIDP/04019/2020

ID