Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Research Centre for Arts and Communication

Authors

Publications

Poetics of instability at the get [in] gravity interactive video-installation
Publication . Trigo, Clara
This paper presents Get[IN]Gravity, a digital media-art project implemented as an interactive video installation and, evolving from the analysis of this work, it intends to discuss the notion of Poetics of Instability, a concept under development that deals with the potentials of body instability in digital dance. The video materials were captured using the purposefully constructed 4GetGravity equipment. This solid metal structure allows the participant to move inside an open rectangular box supported by two parallel metal circles that allow it to rotate. The structure also has a special mount for a smartphone so that the rectangular box occupies the whole screen when recording video. As the structure is physically rotated, the gravity center changes, but the captured images keep the box as their only reference, challenging viewers' perception. The interactive installation invites the audience to decide on the character's displacement inside that, apparently stable, rectangular box, moving inside the five walls, apparently free(d) from the unidirectional expectation of gravity.
Eustáquio Neves: sujeito fotográfico
Publication . Martinelli, Paula; Tavares, Mirian; Salles, Cecilia; Soares, Ana; Dourado, Patrícia; Martinelli, Paula; Dias, Wagner
O artista brasileiro Eustáquio Neves faz da fotografia uma ferramenta de provocação político-social, transformando a imagem em espaço e tempo propícios à interlocução sobre as relações da atualidade —e sobre o que elas têm em comum com aspectos fundantes da sociedade brasileira. O clamor político e a complexidade visual são construídos por processos híbridos, que misturam técnicas de diversas linguagens em camadas sobrepostas. É inevitável o reconhecimento da natureza complexa dessas imagens, resultante de processos que se entrelaçam entre si e com a conjuntura em que são desenvolvidos e utilizados; de um hibridismo de técnicas e procedimentos que se desdobra em outra complexidade —espaço-temporal; material, sensível e intelectual— estabelecida nos vínculos entre autor, obra e observador. Neste livro, as imagens de autoria de Neves são pontos de partida para uma ampla discussão sobre a fotografia e, ainda, sobre a imagem de arte. Resultado de encontros entre a autora e o artista, além de visitas ao atelier e entrevistas realizadas com ele, o livro toma forma ao transpor a complexidade dos processos à própria escrita acadêmica, no estabelecimento de vínculos teóricos e na renúncia a purismos. Inicia-se, assim, a reflexão sobre a produção de sentido por meio dos processos de criação.
Hotéis Literários de Portugal
Publication . Silva, Ana Cláudia Salgueiro da; Santos, Isabel Dâmaso; Aurindo, Maria José; Almeida, Maria Mota; Constâncio, Natália; Quinteiro, Sílvia
Em Hotéis Literários de Portugal, abrimos ao leitor as portas de nove hotéis literários portugueses. Hotéis nos quais pernoitaram ou que foram a casa temporária de escritores; hotéis que encontramos referidos em obras literárias, que as inspiraram; hotéis reais nos quais se alojaram personagens da ficção; mas também hotéis que foram importantes pontos de encontro e de tertúlia de escritores. Hotéis literários que contrariam a noção do hotel como ponto de passagem não identitário, que revelam o seu potencial enquanto ponto de encontro, de inspiração e de criação. Inde- pendentemente da forma como se estabelece a associação entre os hotéis e a literatura, este livro constitui uma releitura dos espaços, das obras e dos seus autores e pretende, com a apresentação dos excertos das obras e das imagens dos hotéis, inspirar o leitor, levando-o, quiçá, a (re)ler cada obra e a (re)visitar cada hotel.
Roberto Alencar: o corpo em trânsito
Publication . Miranda, Wagner; Tavares, Mirian; Salles, Cecilia; Soares, Ana; Dourado, Patrícia; Martinelli, Paula; Miranda, Wagner
Este escrito investiga alguns percursos de criação do artista do corpo – teatro, dança e performance – Roberto Alencar. O artista nasceu e vive na cidade de São Paulo e tem como característica, em sua reflexão e prática, o trânsito entre procedimentos de criação e linguagens artísticas. Meu interesse em seu trabalho, num primeiro momento, se dá por aproximação: eu mesmo, além de pesquisador dos processos de criação, sou um artista que transita por diversas linguagens. Conheço Alencar há cerca de vinte anos e, durante todo esse tempo, tenho me interessado em observar seus processos de criação. Assim, este livro tem, antes de tudo, essa peculiaridade: um artista observando o processo criativo de outro artista.
Methodological definitions for the art-practicebased research handmade immersive art
Publication . Olivero, Lucas Fabian
A previous investigation defined the so-called Hybrid Immersive Models (HIMs) within the field of architecture, design, and engineering drawing. A new and more recent investigation seeks to position HIMs within the field of digital arts as Handmade Immersive Art (HIA). Consequently, the article discusses new methodological definitions for approaching HIA within the right framework of work. A HIM relates analogical and digital media, so the framework of reference should be a flexible outline between three axes: first, hard mathematical definitions for drawing methods, and software developments for interactive visualization methods; second, a valid way of exploring, curating, and exposing the artistic value of the produced artworks; and third, an art-practice-based approach, as a theoretical/practical/creative ensemble that investigates both positivist and interpretive approaches simultaneously through the artistic practice.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

6817 - DCRRNI ID

Funding Award Number

UIDP/04019/2020

ID