Project Logo

Funder

Organizational Unit

Authors

A competência multilingue no ensino superior
Publication . Caruso, Elisa; Conceição, Manuel Célio
Esta tese estuda a competência multilingue no ensino superior, entendida como a competência integrada de gestão do repertório linguístico. Foram realizados quatro estudos de caso, sendo os três primeiros representativos de três áreas do ensino superior – ensino/aprendizagem, investigação, internacionalização – e o quarto um exemplo de promoção da competência multilingue. O primeiro estudo envolve uma turma composta por estudantes locais e internacionais em que foram promovidas práticas multilingues durante as aulas; o segundo estudo de caso analisa se e como a competência multilingue é utilizada pelos investigadores num centro de investigação; o terceiro estudo de caso diz respeito ao acolhimento de estudantes internacionais numa universidade em contexto bilingue; o quarto estudo de caso realiza-se num curso livre de comunicação multilingue e intercultural. Após a recolha de dados por métodos diversificados (observação, questionário, entrevista, análise dos documentos), a discussão foi guiada pelas dimensões social, institucional, individual e discursiva do multilinguismo. Emergiu a existência de repertórios linguísticos muito amplos. Em alguns casos, estes repertórios são estimulados, utilizados e desenvolvidos através da promoção de cursos de línguas e da utilização de práticas multilingues. Em outros casos, as línguas são mantidas separadas e é deixada aos indivíduos a capacidade para saber gerir os seus repertórios linguísticos. Observou-se também um grande uso da língua inglesa em todos os âmbitos do ensino superior, o que cria uma forma de bi ou trilinguismo com as língua(s) local(is) e que foi particularmente evidente na área da investigação. Evidenciou-se o impacto da competência multilingue na gestão do compromisso entre a mobilidade e a inclusão (nos termos definidos no projeto MIME). Concluiu-se que a utilização e o desenvolvimento da competência multilingue podem ser promovidos de formas diferentes no ensino superior: através de cursos multilingues específicos ou da promoção dos cursos de línguas; através da promoção da mobilidade e da inclusão. Pode ainda ser utilizada como uma forma possível de comunicação, de avaliação, de construção, aquisição e difusão de conhecimentos.

Contributors

Funders