Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Untitled

Authors

Publications

Perfil e mobilidade dos turistas seniores durante a sua estadia no Algarve
Publication . Almeida, Claudia; Pires Rosa, Manuela
A mobilidade dos turistas durante a sua estadia num destino turístico apresenta-se como um tópico de investigação cada vez mais importante, por todas as dinâmicas e atores que envolve. Neste sentido surge o presente artigo, que está inserido no Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) “Acessibilidade para Todos no Turismo” (Acess4all) e que visa apresentar os resultados dos questionários aplicados no Aeroporto Internacional de Faro, a turistas seniores no seu dia de partida entre os meses de abril e setembro de 2018, com o objetivo de avaliar o seu perfil e caracterizar a sua mobilidade no seu país de origem e durante a sua estadia no Algarve. Os dados recolhidos permitiram validar 851 questionários. O perfil dos inquiridos aponta principalmente para pessoas com problemas de mobilidade a nível motor (61,6%), com necessidade de apoios técnicos para se deslocarem, nomeadamente bengala (31,3%), canadianas (16,2%), cadeira de rodas (12,3%) ou uma bengala tripé (12,3%). A pouca ou nenhuma utilização de transportes públicos no seu dia-a-dia está associada essencialmente à dificuldade em andar a pé (34,3%) ou a subir escadas (32,6%). Durante a sua estadia no Algarve os inquiridos demonstram utilizar quase em exclusivo os transportes de índole privada, como os serviços de táxi ou Uber (43,8%), transferes organizados entre o aeroporto e o alojamento (36,2%), entre o alojamento e o aeroporto (33,5%), assim como carros de aluguer (31,7%). Verifica-se uma procura diminuta ou quase nula de transportes públicos. As razões para a escolha de transportes organizados no dia de chegada e partida referem-se essencialmente a maior facilidade e rapidez do serviço (49,9%) e pelo facto de desconhecerem os transportes públicos no destino (38,3%).
Recomendações internacionais de acessibilidade universal em passagens de nível
Publication . Pires Rosa, Manuela; Mello, Germana
O Projeto de IC&DT “Acessibilidade para Todos no Turismo” focaliza-se em interfaces modais e em rotas pedonais projetadas de acordo com os conceitos de “Design Universal” e de “Age Sensitive Design”. Um dos objetivos é apresentar soluções de acessibilidade universal de uma infraestrutura pedonal localizada em Parchal (Lagoa). Pretende-se estabelecer conetividade e acessibilidade entre as paragens de autocarro e o Hotel Riverside, localizado na zona ribeirinha. Esta infraestrutura atravessa a passagem de nível do Parchal. Com esta comunicação pretendem-se apresentar recomendações internacionais de acessibilidade universal em atravessamentos de nível pedonais, dando-se destaque a sistemas de encaminhamento através de pavimentos táteis. Recorreu-se a pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que existe alguma homogeneidade de soluções técnicas de encaminhamento que poderão enriquecer o normativo português.
Smart travel planning to the Algarve by older tourists before the Covid-19 pandemic crisis
Publication . Ribeiro, Conceição; Rocha Silva, Carolina; Serdeira Azevedo, Paula; Pires Rosa, Manuela
Information and communication technologies, or ICT, have revolutionized societies' daily lives and the economy's development on a global scale. Senior tourism is considered a sector in solid expansion, and, as such, it matters to understand the importance that these tourists attribute to these technologies. The association between tourism and digitalization gave rise to the concept of "smart tourism". So, it is essential to have the necessary skills to be active in a world mediated by the internet. It is not just tourist destinations that have evolved in the present digital age; tourists, themselves, have also changed. However, this digitalization has not equitably reached the entire senior population. The main goal of this article is to analyze the internet use by older tourists to plan their trip to the Algarve before the COVID-19 pandemic crisis. It has the specific objective of identifying and exploring what type of service they sought the information. The results indicate that there are statistically significant differences between different groups of respondents regarding the use of the internet to plan a trip to the Algarve.
Infraestruturas pedonais acessíveis para todos em passagens de nível
Publication . Pires Rosa, Manuela; Mello, Germana
O Projeto ACCES4ALL - Acessibilidade para Todos no Turismo focaliza-se em interfaces modais e em infraestruturas pedonais projetadas de acordo com os conceitos de “Design Universal” e de “Age Sensitive Design” seguindo princípios de equidade social na usabilidade dos espaços. Um dos objetivos é apresentar soluções de acessibilidade universal de uma infraestrutura pedonal localizada na povoação de Parchal (Concelho de Lagoa). O troço rodoviário atravessa a linha férrea através da passagem de nível do Parchal. As passagens de nível constituem um dos elementos da rede rodoviária e devem garantir acessibilidade universal, segurança e comodidade a todos os cidadãos, sendo então necessário integrá-las na rede pedonal. Em Portugal existem centenas de passagens de nível que foram dimensionadas para o automóvel. Atualmente na requalificação de infraestrutura viárias urbanas devem-se considerar as especificidades do peão, segundo pressupostos associados à mobilidade sustentável e inclusiva. Com esta comunicação pretendem-se apresentar parâmetros urbanísticos associados à acessibilidade universal em atravessamentos de nível pedonais, tendo-se recorrido a pesquisa bibliográfica internacional. Os resultados indicam que existe alguma homogeneidade de soluções técnicas que poderão enriquecer o normativo português.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

9876 - Politécnicos

Funding Award Number

SAICT-POL/23700/2016

ID