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Research Project
REFORÇO DA INTERAÇÃO COM ENTIDADES EXTERNAS E RENOVAÇÃO DE ACTIVIDADES E DE CONTEÚDOS
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Um Laboratório Comum - Dois Centros em Rede
Publication . Borges, Rita; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Moura, Ana
Integrados numa rede nacional de Centros para a promoção da cultura Ciêntifica, os Centros Ciência Viva de Tavira e do Algarve têm uma localização única dada a sua proximidade com a Ria Formosa. Sendo Centros de reduzidas dimensões, âmbos têm enorme potencial para a diversificação das actividades fora dos Centros. tirando partido do Laboratório Natural que é este ecossistema Único. As estratégias destes centros têm passado por não se limitarem a uma exploração das respectivas exposições interactivas, mas por uma crescente dinamização de iniciativas fora de portas, em que o trabalho de campo na Ria Formosa é considerado como uma ferramenta essencial para incentivar diferentes tipologias de público-alvo para a importância deste ecossistema.Assim, os dois centros têm concertado estratégias e abordagens de modo a melhor integrarem as iniciativas desenvolvidas no âmbito de alguns programas comuns. A recém criada "semana da Ria Formosa" é um excelente exemplo de colaboração entre os centros e também outras instituições; são apresentadas algumas das iniciativas que foram desenhadas numa base comum e colaborativa entre estas entidades. Esta estratégia comum permite realçar a missão geral dos centros Ciência Viva e ao mesmo revelar a complementaridade das duas instituições numa ótica de partilha de conhecimentos e de parceria.
Infusão tecnológica na oferta educativa do Centro Ciência Viva do Algarve
Publication . Reis, Emanuel; Colaço, Ana; Miguel, Carlos; Veiga-Pires, C.; Ferreira, Clara; Dias, Filipe; Oliveira, Jorge; Gonçalves, Luís; Rodrigues, Miguel; Romão, Mónica; Gomes, Tiago; kisarauské, Vaiva
Estatutariamente ”o Centro de Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) tem por objeto o exercício da divulgação científica e tecnológica mediante a promoção da cultura científica e tecnológica junto da população e, em especial, junto da comunidade juvenil.” Numa sociedade (e ciência) cada vez mais digital, a utilização de ferramentas e canais tecnológicos para levar a cabo essa missão não pode ser desprezada, sob pena de dar uma visão amputada e obsoleta da realidade face às técnicas e metodologias a que comunidade científica do século XXI recorre. Fruto de uma parceria recentemente estabelecida com a empresa JP.Group, o Centro Ciência Viva do Algarve, tem vindo a incluir em diversas atividades que compõem a sua oferta educativa a utilização de 10 equipamentos portáteis do tipo tablet detachable que lhe foram oferecidos. Apenas quatro meses após o início da utilização destes equipamentos com público, cerca de quatro centenas de jovens já participaram em atividades lúdico cientificas dinamizadas pelos vários elementos da equipa e realizadas em contextos de ensino não formal e informal. A presente comunicação pretende dar a conhecer a metodologia desenhada para a integração dos equipamentos recebidos na oferta educativa do Centro, as atividades com o público já realizadas durante os primeiros 4 meses do projeto, os impactos já visíveis resultantes dessa introdução, bem como antecipar novas atividades e metodologias inovadoras de utilização dos equipamentos em Centros de Ciência cuja introdução está a ser preparada pela equipa do CCVAlg.
Projecto "A minha praia": cidadania ambiental para sensibilização, monitorização e limpeza do lixo marinho na região do Algarve
Publication . Ramos, Ana; Lourenço, Carla; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Leote, Catarina; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Borges, Rita
O projecto “A minha praia”, um dos vencedores do Orçamento Participativo OPP – Ciência 2017 pretende contribuir para a conservação do meio marinho e desenvolvimento sustentável com a criação de uma rede alargada de monitorização de lixo marinho ao longo da costa Algarvia. Através da cooperação de diferentes intervenientes (Centros Ciência Viva, comunidade escolar, Investigadores, municípios e entidades regionais) serão promovidas acções de ciência cidadã de: 1) limpeza e monitorização do lixo marinho de seis praias referenciadas da região; 2) actividades educativas de reutilização e reciclagem de materiais de plástico recolhidos em estações de reciclagem implementadas nos Centros Ciência Viva. Para além da obtenção de informação relevante para avaliação do lixo marinho encontrado nas praias (e.g. origem, quantidade, variação anual) este projecto irá contribuir para a sensibilização da sociedade e em particular da comunidade escolar para a problemática e impacto da poluição do meio marinho, nomeadamente por plásticos, nos ecossistemas e nos serviços por eles fornecidos e para a necessidade de um consumo sustentável e preservação dos Oceanos. Adicionalmente, contribuirá para a aproximação entre os cidadãos e a comunidade científica.
Evento corporate num Centro Ciência Viva: O caso da festa de Natal da ANA
Publication . Reis, Emanuel; Miguel, Carlos; Ferreira, Clara; Carvalho, Cristina; Veiga-Pires, C.; Dias, Filipe; Oliveira, Jorge; Mariano, José; Gonçalves, Luis; Quinteiro, Marco; Romão, Mónica; Gomes, Tiago
Perante uma conjuntura de forte contenção financeira, a diversificação de fontes de financiamento torna-se essencial para dar sustentabilidade a um Centro de Ciência. Porém, esta necessidade não deve colocar em segundo plano o papel pedagógico da instituição e as finalidades para que foi criada e existe.
A presente comunicação pretende dar a conhecer a abordagem utilizada pelo Centro de Ciência Viva do Algarve em resposta a um pedido de cedência de instalações para a realização de uma festa de Natal para os filhos dos empregados de uma empresa.
Ciência + meios e recursos educativos digitais: metamorfoses numa educação que busca ajustar-se às necessidades de uma sociedade que se transforma
Publication . Reis, Emanuel
O mundo em que vivemos encontra-se em permanente e cada vez mais rápida mutação.
A onda tecnológica, de que o computador é ícone, trouxe consigo profundas consequências: modificou valores, estilos de vida, processos de trabalho, modos de pensar e de relacionar.
Na sociedade atual, as nossas vidas centram-se cada vez mais na criação, comunicação e aplicação do conhecimento.
A implementação de um ensino da ciência que proporcione aprendizagens efetivas e úteis aos indivíduos, independente da sua idade, é assim crucial para o futuro das sociedades e dos próprios indivíduos que dela fazem parte.
Neste contexto, impõe-se que o modo como se ensina e aprende ciência evolua e que, fazendo uso dos meios que a Sociedade do Conhecimento oferece, extravase os domínios da educação formal e amplie o ambiente pessoal de aprendizagem de cada individuo para outros domínios.
Tendo como ponto de partida a evolução da utilização dos meios e recursos educativos digitais, a presente comunicação pretende apontar alguns caminhos para a sua integração em contextos e espaços de educação não formal na área das Ciências, que se consideram ser oportunos face às exigências da sociedade atual.
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
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SFRH/BGCT/52704/2014