Repository logo
 
Publication

Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: a perceção dos professores de 1.º ciclo da região do Algarve

dc.contributor.authorBaptista, Ana Catarina
dc.contributor.authorRodrigues, Susana
dc.contributor.authorHilário, Ana
dc.contributor.authorSilva, Andreia
dc.contributor.authorLeal, Verónica
dc.date.accessioned2020-10-23T10:39:17Z
dc.date.available2020-10-23T10:39:17Z
dc.date.issued2019-11-29
dc.date.updated2020-10-22T13:36:17Z
dc.description.abstractA leitura e a escrita são consideradas ferramentas básicas e cruciais para a aprendizagem escolar. Os professores devem ter conhecimento das componentes da leitura, da estrutura da linguagem, das dificuldades de aprendizagem e de práticas efetivas de avaliação e de intervenção pedagógicas de crianças em risco de insucesso escolar. Com este estudo pretende-se conhecer a perceção dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da região do Algarve sobre as crianças com dificuldades de leitura e escrita. Foi construído um questionário difundido via correio eletrónico aos professores do 1º CEB da região do Algarve, tendo-se obtido 46 respostas. Apenas 13% dos professores que responderam a este estudo, refere que tem formação específica na área das dificuldades de leitura e escrita. É também referido o 2º ano de escolaridade como aquele que se verifica mais insucesso escolar, o qual os professores associam às dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.23882/MJ1918pt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-2064897
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/14803
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInsucesso escolarpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.titleDificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: a perceção dos professores de 1.º ciclo da região do Algarvept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage51pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage41pt_PT
oaire.citation.titlerevistamultidisciplinar.compt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameBaptista
person.familyNameViegas Rodrigues
person.givenNameAna Catarina
person.givenNameSusana Filipa
person.identifier.ciencia-idD514-D6F1-88F5
person.identifier.ciencia-id961E-56F0-7FF8
person.identifier.orcid0000-0002-0543-0697
person.identifier.orcid0000-0002-2069-4252
rcaap.cv.cienciaidD514-D6F1-88F5 | Ana Catarina Baptista
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication77b69f2e-1cf6-4452-b13a-0779dd972b85
relation.isAuthorOfPublication65ee858a-99d5-4800-90b2-4a71c4c3f2d7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery65ee858a-99d5-4800-90b2-4a71c4c3f2d7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Baptista_et_al.2019.pdf
Size:
7.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.49 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: