Publication
Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: a perceção dos professores de 1.º ciclo da região do Algarve
dc.contributor.author | Baptista, Ana Catarina | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Susana | |
dc.contributor.author | Hilário, Ana | |
dc.contributor.author | Silva, Andreia | |
dc.contributor.author | Leal, Verónica | |
dc.date.accessioned | 2020-10-23T10:39:17Z | |
dc.date.available | 2020-10-23T10:39:17Z | |
dc.date.issued | 2019-11-29 | |
dc.date.updated | 2020-10-22T13:36:17Z | |
dc.description.abstract | A leitura e a escrita são consideradas ferramentas básicas e cruciais para a aprendizagem escolar. Os professores devem ter conhecimento das componentes da leitura, da estrutura da linguagem, das dificuldades de aprendizagem e de práticas efetivas de avaliação e de intervenção pedagógicas de crianças em risco de insucesso escolar. Com este estudo pretende-se conhecer a perceção dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da região do Algarve sobre as crianças com dificuldades de leitura e escrita. Foi construído um questionário difundido via correio eletrónico aos professores do 1º CEB da região do Algarve, tendo-se obtido 46 respostas. Apenas 13% dos professores que responderam a este estudo, refere que tem formação específica na área das dificuldades de leitura e escrita. É também referido o 2º ano de escolaridade como aquele que se verifica mais insucesso escolar, o qual os professores associam às dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.23882/MJ1918 | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-2064897 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/14803 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Insucesso escolar | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: a perceção dos professores de 1.º ciclo da região do Algarve | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 51 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 41 | pt_PT |
oaire.citation.title | revistamultidisciplinar.com | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.familyName | Viegas Rodrigues | |
person.givenName | Ana Catarina | |
person.givenName | Susana Filipa | |
person.identifier.ciencia-id | D514-D6F1-88F5 | |
person.identifier.ciencia-id | 961E-56F0-7FF8 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0543-0697 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2069-4252 | |
rcaap.cv.cienciaid | D514-D6F1-88F5 | Ana Catarina Baptista | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 77b69f2e-1cf6-4452-b13a-0779dd972b85 | |
relation.isAuthorOfPublication | 65ee858a-99d5-4800-90b2-4a71c4c3f2d7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 65ee858a-99d5-4800-90b2-4a71c4c3f2d7 |