Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-29"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: a perceção dos professores de 1.º ciclo da região do AlgarvePublication . Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana; Hilário, Ana; Silva, Andreia; Leal, VerónicaA leitura e a escrita são consideradas ferramentas básicas e cruciais para a aprendizagem escolar. Os professores devem ter conhecimento das componentes da leitura, da estrutura da linguagem, das dificuldades de aprendizagem e de práticas efetivas de avaliação e de intervenção pedagógicas de crianças em risco de insucesso escolar. Com este estudo pretende-se conhecer a perceção dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da região do Algarve sobre as crianças com dificuldades de leitura e escrita. Foi construído um questionário difundido via correio eletrónico aos professores do 1º CEB da região do Algarve, tendo-se obtido 46 respostas. Apenas 13% dos professores que responderam a este estudo, refere que tem formação específica na área das dificuldades de leitura e escrita. É também referido o 2º ano de escolaridade como aquele que se verifica mais insucesso escolar, o qual os professores associam às dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita.
- Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativoPublication . Veia, LucianoSão vários os estudos que incidem sobre as práticas do professor em contexto de trabalho colaborativo, salientando a importância da colaboração entre pares, podendo contribuir para dar resposta a problemas da prática e aumentando a capacidade de reflexão dos professores. Neste artigo discutem-se os contributos do trabalho colaborativo na seleção e preparação de tarefas de organização e tratamento de dados de características investigativas e reflexão sobre a sua implementação. Presta-se particular atenção aos aspetos valorizados pelos professores e aos benefícios que retiram quando se envolvem neste tipo de trabalho. O estudo segue uma metodologia de investigação interpretativa e qualitativa. A recolha de dados tem por base a participação nas sessões de trabalho, com gravação em áudio, complementada com a realização de entrevistas. Os resultados mostram que os professores valorizam a sua participação pelos benefícios recebidos, nomeadamente um melhor conhecimento do tema, organização e tratamento de dados e tarefas de características investigativas, aprendizagens realizadas e reflexão sobre as suas práticas. Salientam igualmente a abertura e respeito mútuo com que decorreu o trabalho, fatores que consideram fundamentais para o estabelecimento de um clima de confiança que os desafiou a experimentar novas situações e correr riscos.
- A promoção da autoestima no jardim de infância: contribuição para o desenvolvimento pessoal e social da criançaPublication . Baltazar, Soraia Margarida do Brito; Luísa, Cláudia; Farinha, JoséEste relatório pretende investigar a importância do jardim de infância para a promoção da autoestima da criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento pessoal e social. O estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Participaram no estudo 25 crianças com idades entre os quatro e seis anos. Foram aplicadas várias estratégias de intervenção, com vista a trabalhar a Área da Formação Pessoal e Social, mais especificamente, a autoestima das crianças em contexto pré-escolar. Metodologicamente, recorreu-se a observações diretas, sobretudo nos momentos de brincadeira livre. O principal objetivo do estudo passa por compreender como o ambiente e as experiências vividas no jardim de infância são capazes de influenciar positivamente o desenvolvimento da autoestima da criança. As estratégias de intervenção, ajudaram a entender cada uma das crianças, permitindo, ainda, uma maior compreensão sobre o que pensavam e sentiam. Houve, também, momentos de reflexão sobre as suas emoções, levando o grupo a participar ativamente na verbalização das suas emoções e sentimentos. Como conclusão, constatou-se que trabalhar a autoestima em crianças de idade pré-escolar, requer esforço e muita dedicação por parte do educador/a, mas os resultados alcançados são positivos.
- Análise do desempenho energético do recuperador de calor em unidades de tratamento do ar novoPublication . Fernandes, Kateline Dias; Ruivo, Celestino RodriguesEste projeto foi concebido para estudar o desempenho do recuperador de calor em sistemas de unidades de tratamento de ar novo (UTAN), permitindo apresentar no final o modelo do comportamento térmico do mesmo face as necessidades do caso em estudo. O sistema UTAN é constituído por vários componentes, nomeadamente, filtros, ventiladores, recuperadores de calor e baterias de aquecimento e arrefecimento. Aplicou-se o modelo desenvolvido para realizar a simulação dinâmica do recuperador de calor em sistema UTAN ao longo do ano na base horaria com várias estratégias de controlo nomeadamente, velocidade dos escoamentos, temperatura do ar, número de ocupantes, comprimento do recuperador, espessura da placa do recuperador e espaçamento entre placas. Posteriormente, determinou-se a capacidade que as baterias de aquecimento e arrefecimento deverão ter de modo a conseguir suprir as necessidades da instalação Para efeito de estudo do comportamento térmico e do desempenho do recuperador de calor recorreu-se a ensaios laboratoriais realizados num recuperador de pequena dimensão facultado pela empresa EVAC e aos dados do mesmo recuperador apresentado pela mesma empresa. De modo a validar o programa desenvolvido, efetuou-se um estudo comparativo entre os valores obtidos através ensaios laboratoriais, valores apresentados pela empresa EVAC e valores obtidos através do método ε-NTU (efetividade -Número de Unidade de Transferência). Todos cálculos foram efetuados numa folha de cálculo do software Excel desenvolvido para o efeito. A simulação foi efetuada para o bloco de Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (Campus Penha). Decidiu-se manter o sistema de ar condicionado tipo split existente no espaço. Segundo o programa desenvolvido face as condições de projeto do local em estudo, o recuperador dimensionado possuí 402 canais operando 401 placas com 0,1 cm de espessura e 0,39cm de espaçamento entre elas. A altura e largura da placa é de 1,58 m. O comprimento do recuperador é de 2 m. A velocidade do escoamento do fluido quente e frio é de 1,4 m/s. A efetividade e a diferença de pressão são aproximadamente 64% e 84 Pa respetivamente. Em relação as baterias, através das correlações empíricas obteve-se a taxa de transferência de calor máxima necessária de 24, 707 kW verificada no mês de dezembro.