Biblioteca Municipal de Faro: uma riqueza à espera do futuro

Biblioteca Municipal de Faro.pdf792.69 KBAdobe PDF Download

A Biblioteca Municipal de Faro possui um espólio superior a 17000 volumes, percorrendo um trajeto ideográfico que vai da Teologia às Ciências Socais, passando pelas Ciências Puras e Aplicadas. De um modo geral, a sua riqueza bibliográfica situa-se ao nível das designadas ciências sociais e humanas, pelo que constitui um local privilegiado de trabalho para os estudantes da Universidade do Algarve. Entre as raridades bibliográficas contam-se seis incunábulos, acrescido de um microfilme do Pentateuco e da fotocópia do Tratado do Divórcio, obras essas que foram no século XV impressas em Faro, na oficina do mestre Samuel Gacon. Possui ainda 88 volumes do século XVI, 194 obras do séc. XVII, abarcando um vasto leque de assuntos, e ao século XVIII pertencem 276 volumes, autênticas preciosidades, que bem mereciam encontrar-se em melhor estado de conservação.

Trata-se da transcrição em PDF de dois artigos publicados em 20 e 30 de Junho de 1981 no suplemento de «Cultura» do matutino lisboeta «Diário de Notícias», ainda hoje considerado como o melhor e mais conceituado órgão da imprensa portuguesa, referência incontornável no seio da cultura lusíada.

Biblioteca Municipal Incunábulo História do Algarve Faro

Diário de Notícias