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Outras publicações de divulgação científica, técnica, cultural e artística

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  • Relatório de estudo de marketing: movimento pró-animal de Faro
    Publication . Rodrigues, Gonçalo; Vong, Jessica; Valadas, Leonel; Araújo, Silvia; Kuksova, Verónica; Bender, Ana Carolina; Agapito, Dora Lúcia Miguel
    O bem-estar animal é uma das condições que, concretizadas, colocam a humanidade mais perto de um estilo de vida mais sustentável e do usufruto de um planeta mais saudável. A sua importância é inclusive reconhecida por organizações como a ONU, estando patente em 2 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (objetivos 14 e 15). No entanto até que ponto a importância da causa animal é reconhecida pela sociedade em geral, ou seja, que perceções o cidadão comum tem acerca deste assunto? Este estudo, desenvolvido por estudantes na licenciatura em Gestão de Empresas da Faculdade de Economia da UALG com equipa docente e com o apoio do Movimento Pró Animal de Faro, visou estudar e analisar o comportamento e a perceção do cidadão comum em relação à causa animal. Através de uma amostragem não probabilística, assente no método de recolha “bola de neve”, procedeu-se a uma recolha de dados. Posteriormente, os dados foram sujeitos a análise estatística e interpretação. Os principais dados secundários utilizados neste estudo derivam da informação partilhada pela representante do MAF durante uma sessão em que apresentou o caso aos estudantes. Ainda, recorreu-se também a dados disponíveis em plataformas de notícias e outros documentos oficiais online. Foram recolhidos 279 questionários respondidos, tendo sido validados 269. Da amostra recolhida, 73% dos inquiridos residem nos concelhos de Faro, Loulé e Olhão (concelhos próximos do MAF). A maioria dos inquiridos é do sexo feminino (69%) e tem entre 18 a 29 anos (58%). Cerca de 66% dos inquiridos revelaram total desconhecimento acerca do MAF e a maioria dos inquiridos considera que as redes sociais têm um papel relevante na obtenção de informação e na sensibilização acerca da causa animal. Face ao exposto, é recomendado que o MAF aposte na divulgação das suas atividades, nomeadamente nas redes sociais e no seu site, procure criar parcerias com empresas e outras organizações, continue a sensibilizar a população para práticas responsáveis e aposte na criação de campanhas temáticas.
  • Avaliação da qualidade dos destinos turísticos: O caso do Algarve
    Publication . Silva, joão; da Costa Mendes, Júlio; Pinto, Patrícia; Agapito, Dora Lúcia Miguel
    O principal objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de um sistema de avaliação da qualidade de destinos turísticos. Com base em trabalhos de investigação anteriores desenvolvidos pela equipa, pretende-se atualizar e completar o modelo explicativo da qualidade de destinos turísticos e o subjacente quadro de indicadores. Este servirá de base à construção de um índice compósito de avaliação da qualidade dos destinos. Por último, os resultados permitirão desenvolver no futuro um sistema computacional de suporte ao processo de monitorização da qualidade e ao índice compósito de avaliação que possibilite a realização de estudos comparativos sobre o desempenho de destinos turísticos.
  • Estudo de mercado: Trocas em Faro
    Publication . McGill, Angus; Pires, Carolina; Garcia, Érica; Soares, Francisco; Lage, Lara; Santos, Rúben; Agapito, Dora Lúcia Miguel; Bender, Ana Carolina
    O “Trocas em Faro” é uma comunidade autónoma de permutas de itens voluntárias, sem fins lucrativos. As edições da iniciativa realizam-se, mensalmente, no 3º sábado de cada mês, na Delegação de São Pedro da União de Freguesias de Faro, com uma duração média de 3 horas, sendo que o horário varia conforme a estação do ano. Esta é uma ação de carácter social e ambiental, que permite a troca de inúmeros itens, desde peças de roupa de adulto, calçado e acessórios, como também de livros, CD’s/DVD’s e vinis. Este Estudo de Mercado descreve a forma como o projeto “Trocas em Faro” está alinhado com os princípios da Economia Circular, estabelecendo alternativas para como este poderá ser otimizado e melhorado. O trabalho realizado tem como intuito fornecer um suporte às integrantes do projeto, de modo a garantir o desenvolvimento saudável do mesmo. Para tal, procedeu-se à triangulação dos dados recolhidos junto da sua população-alvo. O presente estudo apresenta a metodologia aplicada, seguida pela análise de dados, primários, secundários e por observação, e recomendações relevantes para o desenvolvimento do projeto em causa.
  • Estudo de mercado: Laranja do Algarve
    Publication . Vieira, Bernardo; Silva, Carolina; Santos, Gonçalo; Silva, Selma; Gonçalves, Vitória; Agapito, Dora; Guerreiro, Manuela
    Este relatório sintetiza os resultados de um estudo de mercado, com recurso a um questionário, sobre a Laranja do Algarve.
  • Jogos de simulação no ensino da Gestão
    Publication . Pereira, Renato N.
    O papel dos jogos de simulação no ensino da Gestão: a solução informática adotada e a experiência de ensino-aprendizagem. A adaptação da licenciatura universitária de Gestão de Empresas para 180 ECTS implicou uma redução de quatro para três anos, anteriormente reduzida de cinco para quatro anos. Neste exercício, foi criada a unidade curricular opcional de Jogo de Empresa, disponível no segundo semestre do terceiro ano do curso de primeiro ciclo de Gestão de Empresas da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Esta unidade curricular aproxima a formação de gestão da prática empresarial. Esta unidade curricular tem caráter laboratorial. O jogo de simulação de tomada de decisão ocorre em ambiente competitivo, complexo, incerto e exige a integração dos conhecimentos disciplinares adquiridos ao longo do curso, num conjunto sucessivo de decisões. Foi adotado um simulador amplamente usado no Mundo, em instituições de ensino superior e em empresas, para o treino de competências de gestão. Os resultados mostram-se positivos em termos da satisfação dos estudantes com a frequência da unidade curricular.
  • A História do bikini e a praia de Monte Gordo
    Publication . Mesquita, José Carlos Vilhena
    Artigo sobre os primórdios do turismo algarvio, narrando as origens romanas do Bikini que no período do pós guerra, na década de cinquenta, teve o seu aparecimento público como adereço feminino nas praias de Saint Tropez, Monte Carlos e mais tarde, na d´cada seguinte, no Algarve. Neste artigo conta-se um curioso episódio passado em Agosto de 1963, na paradisíaca praia de Monte Gordo, com a actriz sueca, Ingrid Bergman, que numa viagem de surpresa ao Algarve se instalou-se no conhecido Hotel Vasco da Gama, então com cinco estrelas, e desceu à praia com um provocante biquíni. Quando se soube que a actriz do filme «Casablanca» estava na praia e de biquíni, juntou-se logo um magote de gente em silêncio, mas de boca aberta. Nunca os pescadores de Monte Gordo, nem tão pouco os veraneantes, quase todos alentejanos, tinham visto uma mulher, assim, tão bela e tão provocante...
  • A Pesca da baleia no Algarve
    Publication . Mesquita, José Carlos Vilhena
    A pesca da baleia no litoral algarvio foi uma das primeiras actividades económicas da região, Integrava-se nas chamadas «pescarias históricas». A sua efectividade nos mares do Algarve ascende a tempos muito remotos. Desde as colonizações fenícias, cartaginesas, grega, romana e árabe, que existem provas arqueológicas, e até descrições narrativas, duma intensa actividade na captura de cetáceos para lá das portas de Hercules, ou seja, nas costas do Algarve-Andaluz.
  • A primeira exposição que mudou o rumo das Artes Plásticas em Portugal
    Publication . Mesquita, José Carlos Vilhena
    A primeira exposição de arte, com caráter público, ocorreu em Lisboa em 1888. Trata-se da primeira mostra de artes plásticas de porta aberta, isto é, de livre acesso a todos os cidadãos, e destinada a vender as obras expostas. Teve lugar no salão do «Correio da Noite», um popular órgão da imprensa lisboeta, afeto ao Partido Progressista, representativo da esquerda eleitoral, e herdeiro das ideias setembristas. O seu fundador, o notável jornalista e homem de letras, Emídio Navarro, grande apreciador da beleza e da criação artística, teve a iniciativa de promover a realização da primeira exposição pública de artes plásticas em Portugal. O local escolhido foi o salão nobre do jornal que dirigia, então sediado na rua de S. Francisco, hoje designada por rua Ivens, em Lisboa.
  • Agentes virtuais de conversação: aplicabilidade na prestação de cuidados de saúde
    Publication . Lourenço, Beatriz; Viegas, Erica; Nunes, Fernanda; Monteiro, Maria Inês; Pereira, Renato N.; Marques, Tatiana; Sobreiro, Pedro; Magalhães, Teresa
    Tendo por base uma revisão de literatura sobre a temática, os autores discutem a utilização da Inteligência Artificial, nomeadamente dos agentes virtuais de conversação e a sua aplicabilidade tanto na prestação de cuidados de saúde como no relacionamento com os utentes, considerando ainda as potencialidades e os riscos desta tecnologia na relação profissional/utente.
  • A banha da cobra - uma patranha com história
    Publication . Mesquita, José Carlos Vilhena
    Entende-se por “Banha da Cobra” tudo aquilo que sendo um simples placebo, isto é, inócuo e inútil, se difunde e propaga publicamente como algo comprovadamente eficaz, seguro, poderoso e miraculosamente infalível. Para os lexicólogos significa algo que se publicita ou anuncia para endrominar incautos; um palavreado com o velado propósito de enganar os outros; uma proposta ou promessa de que não existe intenção de cumprir. Em suma, uma mentira, uma trapaça, um ludíbrio, uma vigarice. Hoje a expressão “banha da cobra” é usualmente empregue de modo pejorativo. E o "vendedor de banha da cobra" identifica alguém que é mentiroso, charlatão e de falsa índole. A banha da cobra é sempre a mesma, porque o prazer psicótico da fraude não se refreia perante a ganância de lucros tão arrebatadores. O que muda é a embalagem, isto é, o design e o marketing, porque a finalidade é sempre a mesma, sendo inclusivamente comum à mensagem hipocrática: submeter a dor e o sofrimento, vencer a doença. A diferença é que os charlatães visam apenas o lucro pelo embuste, enquanto os médicos e a medicina validam a ciência no confronto com a doença e o padecimento, na quimérica ilusão de triunfarem sobre a morte.