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Outras publicações de divulgação científica, técnica, cultural e artística

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 92
  • Serving a new market through postgraduate education
    Publication . Pereira, Renato N.
    Comunicação apresentada em conferência internacional sobre educação superior, resultado de investigação realizada no âmbito de mestrado em Marketing frequentado.
  • Hospitalizado
    Publication . Pereira, Renato
    Fazendo uma analogia entre o estado de saúde de um doente e o estado das finanças públicas de alguns Estados da União Europeia (Portugal e Grécia, entre outros) e a atitude dos “médicos” (UE (União Europeia), FMI (Fundo Monetário Internacional), BCE (Banco Central Europeu) e outros) que “mandam” neste sistema de saúde, ironiza-se sobre as atitudes de doentes e médicos, a bizarria das terapêuticas e o grau de confiança dos doentes nos seus familiares…
  • Via do Infante
    Publication . Pereira, Renato
    Discussão sobre se devem existir portagens na “Via do Infante” e defesa de um método para decidir legitimamente sobre a matéria, atento o custo de oportunidades inerente.
  • Sonhar em Faro
    Publication . Pereira, Renato
    Proposta para que, com a criação do Estádio do Algarve e do Hospital Central do Algarve, ambos no Parque das Cidades Loulé / Faro, se dê como destino ao Estádio de São Luís e ao Hospital de Faro a implosão de ambos, criando uma zona verde, um parque urbano decente, na cidade de Faro.
  • Relatório de estudo de marketing: movimento pró-animal de Faro
    Publication . Rodrigues, Gonçalo; Vong, Jessica; Valadas, Leonel; Araújo, Silvia; Kuksova, Verónica; Bender, Ana Carolina; Agapito, Dora Lúcia Miguel
    O bem-estar animal é uma das condições que, concretizadas, colocam a humanidade mais perto de um estilo de vida mais sustentável e do usufruto de um planeta mais saudável. A sua importância é inclusive reconhecida por organizações como a ONU, estando patente em 2 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (objetivos 14 e 15). No entanto até que ponto a importância da causa animal é reconhecida pela sociedade em geral, ou seja, que perceções o cidadão comum tem acerca deste assunto? Este estudo, desenvolvido por estudantes na licenciatura em Gestão de Empresas da Faculdade de Economia da UALG com equipa docente e com o apoio do Movimento Pró Animal de Faro, visou estudar e analisar o comportamento e a perceção do cidadão comum em relação à causa animal. Através de uma amostragem não probabilística, assente no método de recolha “bola de neve”, procedeu-se a uma recolha de dados. Posteriormente, os dados foram sujeitos a análise estatística e interpretação. Os principais dados secundários utilizados neste estudo derivam da informação partilhada pela representante do MAF durante uma sessão em que apresentou o caso aos estudantes. Ainda, recorreu-se também a dados disponíveis em plataformas de notícias e outros documentos oficiais online. Foram recolhidos 279 questionários respondidos, tendo sido validados 269. Da amostra recolhida, 73% dos inquiridos residem nos concelhos de Faro, Loulé e Olhão (concelhos próximos do MAF). A maioria dos inquiridos é do sexo feminino (69%) e tem entre 18 a 29 anos (58%). Cerca de 66% dos inquiridos revelaram total desconhecimento acerca do MAF e a maioria dos inquiridos considera que as redes sociais têm um papel relevante na obtenção de informação e na sensibilização acerca da causa animal. Face ao exposto, é recomendado que o MAF aposte na divulgação das suas atividades, nomeadamente nas redes sociais e no seu site, procure criar parcerias com empresas e outras organizações, continue a sensibilizar a população para práticas responsáveis e aposte na criação de campanhas temáticas.
  • Avaliação da qualidade dos destinos turísticos: O caso do Algarve
    Publication . Silva, joão; da Costa Mendes, Júlio; Pinto, Patrícia; Agapito, Dora Lúcia Miguel
    O principal objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de um sistema de avaliação da qualidade de destinos turísticos. Com base em trabalhos de investigação anteriores desenvolvidos pela equipa, pretende-se atualizar e completar o modelo explicativo da qualidade de destinos turísticos e o subjacente quadro de indicadores. Este servirá de base à construção de um índice compósito de avaliação da qualidade dos destinos. Por último, os resultados permitirão desenvolver no futuro um sistema computacional de suporte ao processo de monitorização da qualidade e ao índice compósito de avaliação que possibilite a realização de estudos comparativos sobre o desempenho de destinos turísticos.
  • Estudo de mercado: Trocas em Faro
    Publication . McGill, Angus; Pires, Carolina; Garcia, Érica; Soares, Francisco; Lage, Lara; Santos, Rúben; Agapito, Dora Lúcia Miguel; Bender, Ana Carolina
    O “Trocas em Faro” é uma comunidade autónoma de permutas de itens voluntárias, sem fins lucrativos. As edições da iniciativa realizam-se, mensalmente, no 3º sábado de cada mês, na Delegação de São Pedro da União de Freguesias de Faro, com uma duração média de 3 horas, sendo que o horário varia conforme a estação do ano. Esta é uma ação de carácter social e ambiental, que permite a troca de inúmeros itens, desde peças de roupa de adulto, calçado e acessórios, como também de livros, CD’s/DVD’s e vinis. Este Estudo de Mercado descreve a forma como o projeto “Trocas em Faro” está alinhado com os princípios da Economia Circular, estabelecendo alternativas para como este poderá ser otimizado e melhorado. O trabalho realizado tem como intuito fornecer um suporte às integrantes do projeto, de modo a garantir o desenvolvimento saudável do mesmo. Para tal, procedeu-se à triangulação dos dados recolhidos junto da sua população-alvo. O presente estudo apresenta a metodologia aplicada, seguida pela análise de dados, primários, secundários e por observação, e recomendações relevantes para o desenvolvimento do projeto em causa.
  • Estudo de mercado: Laranja do Algarve
    Publication . Vieira, Bernardo; Silva, Carolina; Santos, Gonçalo; Silva, Selma; Gonçalves, Vitória; Agapito, Dora; Guerreiro, Manuela
    Este relatório sintetiza os resultados de um estudo de mercado, com recurso a um questionário, sobre a Laranja do Algarve.
  • Jogos de simulação no ensino da Gestão
    Publication . Pereira, Renato N.
    O papel dos jogos de simulação no ensino da Gestão: a solução informática adotada e a experiência de ensino-aprendizagem. A adaptação da licenciatura universitária de Gestão de Empresas para 180 ECTS implicou uma redução de quatro para três anos, anteriormente reduzida de cinco para quatro anos. Neste exercício, foi criada a unidade curricular opcional de Jogo de Empresa, disponível no segundo semestre do terceiro ano do curso de primeiro ciclo de Gestão de Empresas da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Esta unidade curricular aproxima a formação de gestão da prática empresarial. Esta unidade curricular tem caráter laboratorial. O jogo de simulação de tomada de decisão ocorre em ambiente competitivo, complexo, incerto e exige a integração dos conhecimentos disciplinares adquiridos ao longo do curso, num conjunto sucessivo de decisões. Foi adotado um simulador amplamente usado no Mundo, em instituições de ensino superior e em empresas, para o treino de competências de gestão. Os resultados mostram-se positivos em termos da satisfação dos estudantes com a frequência da unidade curricular.