Repository logo
 
Publication

Perfis de aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior: abordagens ao estudo, conceções de aprendizagem e preferências por diferentes tipos de ensino

dc.contributor.authorValadas, Sandra T.
dc.contributor.authorRibeiro Gonçalves, Fernando
dc.contributor.authorFaísca, Luís
dc.date.accessioned2013-10-14T15:07:54Z
dc.date.available2013-10-14T15:07:54Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractTendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percepcionam e vivem as experiências de aprendizagem, foram objectivos centrais do presente trabalho, por um lado, conhecer e analisar os significados atribuídos por estudantes à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e, neste sentido, perceber de que forma os estudantes conceptualizam o que lhes é exigido em termos de aprendizagem na universidade; e por outro, compreender se serão divergentes as abordagens ao estudo e as concepções de aprendizagem de estudantes de diferentes áreas científicas e anos. Foram consideradas as percepções dos estudantes em relação ao ambiente de ensino-aprendizagem, entendidas como indicadores que influenciam o que os estudantes pensam sobre o ensino, o estudo e a aprendizagem (preferências por tipos de aulas e de ensino). Considerando a proximidade dos constructos, quisemos ainda relacionar as abordagens à aprendizagem com as concepções de aprendizagem (reprodutivas e significativas) e com a preferência por formas de ensino e de instrução diversificadas. Foi também nossa intenção definir perfis em função das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem. O estudo realizado assume uma natureza descritiva, correlacional e não experimental, tendo sido desenvolvido com 568 estudantes de uma instituição universitária do sul do país. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar a existência de algumas diferenças significativas em função do ano e do domínio científico, bem como identificar perfis dissonantes em termos das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem.por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.otherAUT: SVA01353; FGO00556; LFA00717
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3064
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPApor
dc.subjectAbordagens ao estudopor
dc.subjectASSISTpor
dc.subjectConcepções de aprendizagempor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.titlePerfis de aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior: abordagens ao estudo, conceções de aprendizagem e preferências por diferentes tipos de ensinopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage389por
oaire.citation.issueXXIXpor
oaire.citation.startPage369por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume3por
person.familyNameValadas
person.familyNameRibeiro Gonçalves
person.familyNameFaísca
person.givenNameSandra
person.givenNameFernando
person.givenNameLuís
person.identifierA-4633-2013
person.identifier.ciencia-idB110-DAAC-D3B9
person.identifier.ciencia-id5719-6727-C596
person.identifier.orcid0000-0002-0531-8064
person.identifier.orcid0000-0001-8863-0020
person.identifier.orcid0000-0003-4859-8817
person.identifier.scopus-author-id6503944802
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication7895332c-c734-4e48-9808-2b9a811335a0
relation.isAuthorOfPublication98f4076b-42de-4a05-a1c2-a865bd52e823
relation.isAuthorOfPublicatione21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
58-176-1-PB-cópia.pdf
Size:
217.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: