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Perfis de aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior: abordagens ao estudo, conceções de aprendizagem e preferências por diferentes tipos de ensino
dc.contributor.author | Valadas, Sandra T. | |
dc.contributor.author | Ribeiro Gonçalves, Fernando | |
dc.contributor.author | Faísca, Luís | |
dc.date.accessioned | 2013-10-14T15:07:54Z | |
dc.date.available | 2013-10-14T15:07:54Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Tendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percepcionam e vivem as experiências de aprendizagem, foram objectivos centrais do presente trabalho, por um lado, conhecer e analisar os significados atribuídos por estudantes à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e, neste sentido, perceber de que forma os estudantes conceptualizam o que lhes é exigido em termos de aprendizagem na universidade; e por outro, compreender se serão divergentes as abordagens ao estudo e as concepções de aprendizagem de estudantes de diferentes áreas científicas e anos. Foram consideradas as percepções dos estudantes em relação ao ambiente de ensino-aprendizagem, entendidas como indicadores que influenciam o que os estudantes pensam sobre o ensino, o estudo e a aprendizagem (preferências por tipos de aulas e de ensino). Considerando a proximidade dos constructos, quisemos ainda relacionar as abordagens à aprendizagem com as concepções de aprendizagem (reprodutivas e significativas) e com a preferência por formas de ensino e de instrução diversificadas. Foi também nossa intenção definir perfis em função das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem. O estudo realizado assume uma natureza descritiva, correlacional e não experimental, tendo sido desenvolvido com 568 estudantes de uma instituição universitária do sul do país. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar a existência de algumas diferenças significativas em função do ano e do domínio científico, bem como identificar perfis dissonantes em termos das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem. | por |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.other | AUT: SVA01353; FGO00556; LFA00717 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3064 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | ISPA | por |
dc.subject | Abordagens ao estudo | por |
dc.subject | ASSIST | por |
dc.subject | Concepções de aprendizagem | por |
dc.subject | Estudantes universitários | por |
dc.title | Perfis de aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior: abordagens ao estudo, conceções de aprendizagem e preferências por diferentes tipos de ensino | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 389 | por |
oaire.citation.issue | XXIX | por |
oaire.citation.startPage | 369 | por |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | por |
oaire.citation.volume | 3 | por |
person.familyName | Valadas | |
person.familyName | Ribeiro Gonçalves | |
person.familyName | Faísca | |
person.givenName | Sandra | |
person.givenName | Fernando | |
person.givenName | Luís | |
person.identifier | A-4633-2013 | |
person.identifier.ciencia-id | B110-DAAC-D3B9 | |
person.identifier.ciencia-id | 5719-6727-C596 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0531-8064 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8863-0020 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4859-8817 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6503944802 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
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