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As estatísticas do turismo e a uniformização de conceitos

dc.contributor.authorArraes Viegas, Margarida
dc.date.accessioned2019-08-26T12:22:07Z
dc.date.available2019-08-26T12:22:07Z
dc.date.issued1997
dc.description.abstractO Turismo é considerado como um dos setores de maior importância estratégica da atualidade, uma vez que se espera que a economia do séc. XXI assente nos chamados três Super Serviços: as Telecomunicações, as Tecnologias de Informação e as Viagens e Turismo. Os aspetos referidos apresentam por si só, uma dimensão da necessidade do conhecimento detalhado da estrutura do sector do turismo, bem como do acompanhamento da sua evolução. A informação estatística surge assim como um instrumento importante, quer na definição de medidas de política e avaliação do seu impacto, como igualmente na gestão corrente dos negócios de Estado e das empresas. Por outro lado, a existência de uma adequada informação estatística viabiliza a elaboração de diagnósticos sectoriais e sub-setoriais, além de facilitar a atividade dos agentes económicos e a própria transparência do mercado. Mas a informação estatística só é verdadeiramente útil se for comparável no tempo e no espaço, o que implica a adoção de definições e nomenclaturas comuns. Como nota Meis (1992), a indústria turística envolve conceitos que têm permanecido obscuros, o que tem dificultado o desenvolvimento de informação estatística fiável ou credível. Segundo Gee, Makens e Choy (1989), a investigação em turismo necessita de definições padronizadas para que se possam uniformizar parâmetros, pois sem essas definições não pode haver concordância no estudo do turismo como atividade económica e do seu impacto a nível local, nacional ou mundial: são necessários dados comparáveis, o que implica que sejam utilizados critérios idênticos na obtenção desses dados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12736
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Nacional de Estatísticapt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectEstatísticaspt_PT
dc.subjectConceitospt_PT
dc.titleAs estatísticas do turismo e a uniformização de conceitospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage103pt_PT
oaire.citation.startPage89pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estatísticapt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameArraes Viegas
person.givenNameMargarida
person.identifier.ciencia-idBB1A-87E0-11F1
person.identifier.orcid0000-0002-0368-7157
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3b1310a4-2e68-4684-81a7-968ce0934fff
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