Publication
Manual RESUPERES proposta de intervenção para o desenvolvimento da resiliência no ensino superior. Superação de adversidades
dc.contributor.editor | Cepero, María Del Mar | |
dc.contributor.editor | Sousa, Carolina | |
dc.contributor.editor | Gonçalves, Carla Dionísio | |
dc.contributor.editor | Borges , Maria Leonor | |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T12:49:27Z | |
dc.date.available | 2025-05-06T12:49:27Z | |
dc.date.issued | 2025-02 | |
dc.description.abstract | A universidade do século XXI é percebida como um espaço aberto à realidade social e aos seus conflitos, assumindo uma responsabilidade social com a qual responde com garantias de sucesso às demandas desencadeadas na sociedade, buscando a equidade, a promoção da justiça e a solidariedade. Os estudantes que acedem hoje à universidade são altamente diversificados, o que suscita a necessidade de tornar realidade uma pedagogia inclusiva, que leve os professores a responder às diferenças individuais, de modo a evitar que certos estudantes possam ser excluídos, emergindo assim uma abordagem que permita lançar as bases de uma universidade sustentável e inclusiva: todos os estudantes podem aprender desde que lhes sejam oferecidas as condições mais adequadas para tal (Moriña, 2020). De facto, muitos estudantes têm apresentado sérias dificuldades em aceder eficazmente à Internet devido a situações económicas complexas, quer por não poderem adquirir equipamento informático, quer por os seus locais de residência terem fraca conetividade. O impacto e a presença de ferramentas tecnológicas nas salas de aula universitárias, as abordagens de ensino centradas no estudante, ou a presença crescente de estudantes tradicionalmente não representados nos espaços universitários, conduzem à necessidade de reformular o papel docente, sublinhando a essencial formação permanente como forma de responder a esta nova realidade educativa. | |
dc.identifier.doi | 10.34623/jsjd-ev10 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-9244-06-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/27090 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | |
dc.title | Manual RESUPERES proposta de intervenção para o desenvolvimento da resiliência no ensino superior. Superação de adversidades | por |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |